Coluna ADI Paraná
Alerta e zelo
Orlando Kissner/Alep/Divulgação
Renê Garcia (Foto: Orlando Kissner/Alep/Divulgação)

Paraná vive momento mais tranquilo nas finanças, mas segue em alerta e o momento é de extremo zelo, disse o secretário Rêne Garcia (Fazenda) sobre o encontro dos sete governadores dos estados do Sul e Sudeste em Florianópolis. As  condições das contas públicas ainda é fonte de preocupação e a situação segue crítica no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que ainda apresentam dificuldades para pagar a folha salarial e fornecedores.

Destaque 

Renê Garcia diz que o Paraná se destaca pela condição de equilíbrio financeiro com todas as contas em dia e recursos para investimentos. Isso acontece, disse o secretário, porque o Estado cortou despesas num 'programa de responsabilidade administrativa”. Garcia  alerta que o ambiente econômico nacional é de crise e as dificuldades do Estado podem crescer. “As linhas de comércio e as trocas são afetadas, com reflexos na arrecadação estadual”.

Articulação

O secretário reforçou a necessidade da atuação conjunta dos Estados na articulação política para destravar as pautas econômicas no Congresso Nacional. “As reformas são mais que urgentes, tanto a da Previdência como a Tributária. O próximo ano, no entanto, pode exigir do Paraná o que já vem acontecendo em outros Estados. “Talvez tenhamos que assumir um programa agressivo de ajustes de despesas e de aumento da arrecadação”, afirma.

Interiorização

Nesta quarta-feira, o governador Ratinho Junior instala as secretarias estaduais em Ponta Grossa. E na próxima semana, reúne a partir do dia 30, os prefeitos das 399 cidades do Paraná em Foz do Iguaçu. Os deputados estão antecipando as sessões para segunda-feira e terça-feira para acompanhar a interiorização do governo. Em Foz, Ratinho Junior vai anunciar recursos para as novas obras.

"Nosso xódo"

“O Programa Agrinho é o nosso xodó porque envolve a educação de crianças e jovens e aborda temas como saúde, cidadania, meio ambiente. Tenho orgulho do que o Senar vem fazendo em favor de economia e da sociedade e tenho mais orgulho ainda do fazemos pelos jovens" - do presidente do sistema Faep/|Senar, Agide Meneguete sobre a premiação do Programa Agrinho. 

Consecutiva

A professora Sheila Rodrigues Berti Rosa - da escola Professora Leonilda Prado de Moreira Sales - foi a vencedora do concurso e ganhou um carro zero km como prêmio. É a quinta vez consecutiva que a cidade conquista o prêmio. "Já somos o município Agrinho do Paraná", disse o prefeito Rafael Bolacha (MDB).

Capital da Seda

O projeto de lei que Nova Esperança como Capital Nacional da Seda foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado. A cidade é a maior produtora da fibra na América Latina. O senador Flavio Arns (Rede-PR) explicou que o reconhecimento é importante pois a produção de casulos do bicho-da-seda está ligada a tradições de longa data na cidade. "O desafio agora é não permitir que a sericicultura perca espaço com o passar do tempo, sensibilizando especialmente os mais jovens para a sucessão familiar".

PSDB em Guarapuava

O presidente do PSDB do Paraná, Paulo Litro, coordena hoje o encontro do partido em Guarapuava com lideranças políticas da região centro-sul. O advogado Samuel Ribas vai presidir a executiva municipal tucana. O ex-prefeito Fernando Ribas Carli confirmou presença na reunião.

Queremos ferrovia

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, reafirmou no encontro de cooperativas em Cascavel que entre as principais demandas do Oeste está a de uma ferrovia para escoamento da produção, especialmente de carnes. Grolli defende que o Paraná carece de "uma nova versão de concessão, um programa de investimentos em melhorias nas ferrovias e em novos trechos como o de Cascavel a Paranaguá, aproveitamento de parte da malha existente e a ampliação da linha da Ferroeste para Mato Grosso do Sul e para o Paraguai via em Foz do Iguaçu". 

Força Jovem

Deputadas e deputados jovens, 52% dos parlamentares, trouxeram novas práticas ao legislativo federal: gabinetes compartilhados, projetos em conjunto, lideranças de comissões e relatorias de projetos importantes. Os jovens se se auxiliam, relatam projetos uns dos outros e participam de reuniões conjuntas. Todos têm forte presença nas redes sociais, participação em movimentos de renovação política e o fato de terem nascido em uma “geração conectada”. A deputada Luisa Canziani (PTB-PR), por exemplo, propôs um projeto de lei que prevê a prestação digital de serviços na administração pública.

Era para ser

O presidente Jair Bolsonaro disse à imprensa que defendeu o nome do deputado paranaense Filipe Barros para liderança do PSL na Câmara dos Deputados, mas que sua proposta foi vencida pela resistência da deputada Carolina Toni (SC) e Bibo Nunes (RS).

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Petraglia
Divulgação/CAP
Mario Celso Petraglia (Foto: Divulgação/CAP)

A homenagem ao título da Copa Brasil pelo Athletico Paranaense, proposto pelo deputado Romanelli (PSB), na Assembleia Legislativa será realizada assim do restabelecimento da saúde do presidente do conselho deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia. A saúde de Petragilia está em franca recuperação. O Athletico espera faturar neste ano mais de R$ 110 milhões entre prêmios da Libertadores, Copa Brasil e Campeonato Brasileiro.

Afastado

O deputado Filipe Barros está entre os cinco parlamentares afastados e suspensos das atividades do PSL na Câmara dos Deputados. Barros é bolsonarista de carteirinha e já foi retirado da vice-liderança do partido e da comissão de legislação participativa. Está cotado agora para ser um dos vice-líderes do governo no Congresso Nacional. Pré-candidato a prefeito de Londrina, Filipe Barros conta desde já com apoio do clã Bolsonaro.

Dobradinha

O Pros e o SD devem dobrar a disputar as eleições municipais na maioria das cidades paranaenses. O presidente estadual do Pros, Alisson Wandscheer, adiantou que o partido já está formalizado, com diretórios e executivos, em 150 das 399 cidades do Paraná. Até final de ano, Wandscheer espera completar 250 cidades com o Pros organizado.

Alta no Paraná

O Paraná tem o terceiro maior número de empresas em funcionamento no país, segundo dados da Rais 2018. São 306.074 estabelecimentos registrados. Ainda assim, houve uma pequena queda, de 0,56%, em relação a 2017. O percentual é semelhante ao registrado nacionalmente, 0,55%. O estado que apresentou maior alta no número de empresas foi o Mato Grosso, 1,35%.

Advocacia

Pela natureza jurídica do estabelecimento, o tipo de empresa que mais apresentou crescimento entre 2017 e 2018 foi a sociedade unipessoal de advocacia. Eram 3.039 em 2018, ante 1.248 em 2017, um aumento de 143%. Essa natureza jurídica foi criada pela lei 13.247/16, que atendeu aos anseios de muitos profissionais que, como autônomos, viam seus rendimentos esmagados pelos altos encargos tributários, cuja alíquota de Imposto de Renda, por exemplo, pode variar entre 7,5% e 27,5%, além do ISS, entre outros .

Aumento

As cooperativas também foram na contramão nacional de fechamento de empresas. No Paraná, elas passaram de 14.297 para 14. 727, um aumento de 3%.

Eleições

"Estamos em busca de novas lideranças para construir candidaturas próprias nas principais cidades. Em Ponta Grossa, o pré-candidato é o deputado Aliel Machado. O Aliel está maduro e preparado para ser um bom prefeito, um bom administrador para a cidade. Também trabalhamos com candidatura própria para Curitiba, através do deputado Luciano Ducci, e ainda em Londrina e Cascavel" - do deputado Romanelli, vice-presidente estadual do PSB no Paraná.  

Emprego em alta

Paraná está entre os quatro estados que mais geraram oportunidades de trabalho no País neste ano, junto com São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. O principal impulsionador do emprego foi o setor de serviços, com saldo de 36.343 novos postos. A construção civil também indica sinais de retomada com crescimento de 8,21% no ano, o que representa 9.883 novas vagas. O terceiro setor que mais contratou foi a indústria de transformação.

Hospital do Câncer

O deputado Artagão Júnior (PSB) acompanhou o governador Ratinho Júnior na inauguração das obras de ampliação do pronto socorro do Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava. Artagão agradeceu a atenção do governador à saúde de Guarapuava em especial a liberação de emendas para a construção do centro oncológico. "Foi confirmado o pagamento das emendas, entre elas a minha de R$ 5 milhões, para a obra do centro oncológico. Foi garantido ainda o repasse dos recursos necessários para conclusão da obra e compra dos equipamentos".

No impresso

O ministro Gilmar Mendes (STF) suspendeu a MP que liberava as  prefeituras de publicar editais de licitações, leilões, concursos e atos oficiais em jornais. A decisão ministro foi tomada em ação protocolada pela Associação Nacional de Jornais e suspendeu os efeitos da medida provisória até o julgamento definitivo pelo plenário do tribunal.

Antes eles...

O deputado Sargento Fahur (PSD) disse que torce para que antes seja morto um bandido do que uma pessoas de bem. "Os governos estaduais e federais estão agindo, estão tomando providência e logo vão resolver esse problema que são as facções criminosas. Deram muita colher de chá para esses vagabundos, criaram facções criminosas e agora estão falando em superpopulação carcerária. Ao meu ver isso significa que as forças policiais estão trabalhando, agora cabe ao governo fazer mais presídios soltar aqueles que tem direito e separar as facções ou juntar tudo e dar um monte de facão que se matem tudo".


Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

O Presente, nova sede
Divulgacão
Equipe O Presente (Foto: Divulgacão)

O Presente inaugurou sua nova sede em Marechal Cândido Rondon. O jornal tem quatro plataformas: impresso bissemanal, site, jornal e site versão rural, versão especiais e as redes sociais. “Estávamos em uma sede que ficou pequena. Estou muito feliz com a concretização de um sonho antigo e, sem dúvida, de todos que trabalham aqui. Estamos em um ambiente mais confortável e agradável, que permite a criação de novos produtos que estimulem o crescimento do O Presente”, diz o diretor Arno Kunzler.

O Presente II

“Uma das maiores necessidades que as pessoas têm é de informação. Há diversas maneiras e muitas ferramentas que facilitaram o acesso, mas que, ao mesmo tempo, mostram uma mesma notícia de múltiplas formas. É neste momento que O Presente aparece: uma referência, independente da plataforma que usamos para manter o leitor informado. A prioridade é a credibilidade que conquistamos ao longo desses anos”, completa Kunzler.

Podemos

A posse do prefeito Cesar Silvestre (Guarapuava) na presidência do Podemos do Paraná reuniu um seleto grupo de lideranças partidárias: Rafael Greca (DEM), Orlando Pessuti (MDB), Eduardo Pimentel (PSDB), Norberto Ortigara (PSD), Cristina Silvestre (Cidadania), entre outros. Silvestre foi pré-candidato ao Palácio do Iguaçu, mas desistiu antes das convenções partidárias, deve entrar no jogo de 2022. O governador Ratinho Junior pode chamá-lo a compor o secretariado já em 2021.

Candidata

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) e o deputado Pedro Lupion (DEM-PR) são vistos com frequência andando juntos nos corredores do Congresso Nacional. Explica-se: com imbróglio que Joice está passando no PSL, o DEM já deixou claro que está de portas abertas para a deputada disputar a prefeitura de São Paulo pelo partido.

Pela paz

O deputado Delegado Francischini, uma das lideranças nacionais do PSL, vem trabalhando para apaziguar e serenar os ânimos dos mais exaltados dentro do partido. O filho de Francischini, o deputado Felipe Francischini, presidente do CCJ, foi muito sincero na reunião de deputados do partido no legislativo federal. O áudio vazou e aumentou a diferença dos Francischini com o Palácio do Planalto. 

Paz II

Francischini já teria sugerido entregar o cargo na secretaria-geral do PSL, hoje ocupado pela mulher Flávia, por um nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.

E no Paraná?

Se a fusão do DEM e PSL der certo, o que é pouco provável, mas é um cenário, embaralha o jogo político em Curitiba. O prefeito Rafael Greca, do DEM, é candidato à reeleição e ao PSL caberia a indicação do vice. Há quem diga que o PSL já tem candidata: Flávia Francischini, mulher do deputado Delegado Francischini.

Campanha

A Secretaria de Comunicação da Presidência vai lançar uma campanha para divulgar obras do governo nos estados. O objetivo é valorizar municípios e estados que tiveram investimentos em infraestrutura, saúde e educação.

Chiorato, presidente

O PT se reúne neste sábado, 19, em congresso estadual em Curitiba e deve eleger o deputado Arilson Chiorato, presidente do partido no Paraná. Chiorato terá a árdua tarefa de organizar o PT às eleições municipais de outubro de 2020.

Obras do pedágio

O governador Ratinho Junior e o secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) divulgam nesta segunda-feira, 21, as obras aprovadas pelo Estado para serem realizadas com os recursos do acordo de leniência firmado entre a concessionária Rodonorte e o Ministério Público Federal. 


Saúde

Ainda na segunda-feira, 21, no Palácio Iguaçu, Ratinho Junior anuncia mais R$ 50 milhões para os municípios investir em saúde.

Vacinação

Neste sábado, 19, tem vacinação contra nas 399 cidades do Paraná. O estado já registrou 157 casos da doença. Só nos campi da UFPR em Curitiba, foram registrados 17 casos.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Coren em Londrina
Divulgação
Maria Goretti David Lopes (Foto: Divulgação)

O Conselho Regional de Enfermagem vai inaugurar a subseção do Coren em Londrina no próximo dia 6 de novembro. A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, a enfermeira Maria Goretti David Lopes, vai representar a pasta no ato. Maria Gorreti, ex-diretora executiva do Coren, foi responsável pela compra da nova sede estadual em Curitiba, uma conquista da categoria.

É muito candidato

A corrida eleitoral nem começou e já tem uma profusão de pré-candidatos em reuniões e nas articulações entre os partidos - na majoritária serão permitidas as coligações. Somente em Curitiba já são 31 candidatos a prefeito. Resta agora e combinar os votos com os curitibanos.

Barão do Serro Azul

A convite do presidente da Associação Comercial do Paraná, Glaucio Geara, o prefeito Rafael Greca vai receber, em novembro, a Comenda Barão do Serro Azul, a maior homenagem concedida pela ACP a personalidades que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento da sociedade. A entrega será no dia 13 de novembro no Graciosa Country Club.

E o PSL?

As últimas notícias do PSL davam conta que o presidente Jair Bolsonaro tirou a deputada Joice Hasselmann (SP) da liderança do Governo, que o deputado Felipe Francischini (PR) reclamou que não foi atendido pelo governo desde o início do mandato em fevereiro e que o Delegado Waldir (GO), líder do partido na Câmara dos Deputados, diz que tem áudio que vai implodir Bolsonaro. Mas tudo pode mudar nesta sexta-feira.

Lei antifumo

Há dez anos, a lei antifumo proíbe o uso de cigarro em ambientes coletivos fechados em todo o Paraná. Agora um projeto de lei dos deputados Romanelli (PSB) e Michele Caputo (PSDB) amplia a proibição para locais de uso coletivo abertos, como parques e praças. A proposta está na CCJ e deve seguir nos próximos dias ao plenário para votação dos deputados.

Hospital da Criança 

A deputada Maria Victória (PP) destacou a liberação de R$ 25 milhões do orçamento federal deste ano e mais R$ 24 milhões em fevereiro de 2020 para a construção Hospital da Criança de Maringá. As obras estão em ritmo acelerado. O hospital será referência para 115 cidades do Noroeste, terá 160 leitos, um centro de pesquisa de doenças raras, vai oferecer 21 especialidades e a previsão de conclusão é para ,arço do ano que vem.  “Agradeço ao governador Ratinho Junior por dar continuidade a este projeto tão importante iniciado no governo Cida Borghetti”.

Na corda bamba

O Estado instaurou mais dois processos administrativos contra concessionárias Ecovia, Ecocataratas e Rodonorte que segundo a CGE, já reconheceram a prática de atos de corrupção. O órgão também busca de medidas para impedi-las de assinar contratos com a administração pública. Em 2021, o Estado vai lançar nova licitação para concessão de 4,1 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais.

SUS contra o câncer

O Congresso Nacional projeto de lei que o obriga o SUS a fazer o exame de detecção de câncer em 30 dias. Especialistas dizem que será necessário que os órgãos públicos disponibilizem médicos e equipamentos para o SUS cumprir com a exigência. O projeto segue para a sanção presidencial.

Almoço dos pioneiros

Em comemoração aos 68 anos de Cascavel,  o Centro Cultural Gilberto Mayer organiza a 26ª edição do tradicional Almoço dos Pioneiros no dia 14 de novembro no Tuiuti Esporte Clube. Os pioneiros podem levar fotos históricas e deixar seus depoimentos para o "Projeto Memória Viva".

Merendar escolar

Cruzeiro do Sul recebeu uma saveiro e equipamentos para as centrais de abastecimento das merendas escolares. O recurso foi viabilizado pelo deputado Tiago Amaral (PSB). O kit, avaliado em R$ 50 mil, é composto ainda por lavadora de pressão, carrinhos de transporte, balança de piso, caixas monoblocos e pallets. "Fazíamos a entrega dos alimentos em uma Kombi velha. Esses novos equipamentos são uma forma de valorizar os trabalhadores do campo que alimentam as crianças”, afirmou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ademir Mulon (PSDB).

Plano urbano

O presidente do MDB do Paraná, João Arruda, escalou o arquiteto Forte Netto para elaborar o novo desenho do espaço urbano que vai integrar o plano de governo na disputa eleitoral de Curitiba. "Definimos algumas diretrizes para o nosso plano de governo que vai priorizar transposições na linha verde e a reorganização do transporte urbano", disse João Arruda, pré-candidato a prefeito.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Crédito rural
Toninho Barbosa
deputado Pedro Lupion (Foto: Toninho Barbosa)

O deputado Pedro Lupion (DEM-PR) é o relator da MP que trata sobre medidas de estímulo ao crédito para o produtor rural. Lupion destaca que há avanços significativos como a cédula de produto rural, mecanismo que promove a segurança do crédito e transparência nas operações realizadas e que poderá ser emitida em moeda estrangeira. “A MP permite que se possa dar, de garantia, a área específica da propriedade que corresponde ao valor da operação. Isso evita distorções e diminui o temor do produtor na busca por auxílio para desenvolver suas atividades", afirma.

Armas retidas

Os seguranças da Assembleia Legislativa retiveram 75 armas na votação que criou a licença-capacitação no lugar da licença-prêmio. A maioria do público que lotou as galerias do legislativo era formada policiais civis e agentes penitenciários ,

Mais verba

O Ministério da Saúde vai liberar R% 206 milhões para estados e municípios reforçarem ações em atenção primária e da vigilância sanitária. Para receber o reforço financeiro, as prefeituras precisam cumprir duas metas: alcançar 95% de cobertura vacinal, da primeira dose da tríplice viral, que previne sarampo, rubéola e caxumba, em crianças de 12 meses de idade; e informar o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente às secretarias estaduais de saúde e ao ministério.

Gleisi indiciada?

A vice-presidente da CPI do BNDES, Paula Belmonte (Cidadania-DF), apresentou voto em separado ao do relator Altineu Côrtes (PP-RJ) para incluir a deputada paranaense Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, entre os indiciados pela comissão.

Turismo dos Campos Gerais

O 3ª Salão de Turismo dos Campos Gerais começa na sexta-feiram 17 e segue o dia 27 junto com a Feira Paraná. O salão é promovido pelo Convention e Visitors Bureau (CVB) em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismos e prefeitura de Ponta Grossa.

Agronegócio

O deputado Paulo Litro (PSDB-PR) afirma que é incontestável que o Paraná possui uma vocação para o agronegócio, uma vez que somos beneficiados por uma terra e clima que favorecem o setor e permitem uma imensa variedade de produtos de grande qualidade. "Reconhecer essa característica é fundamental para expandir nossa economia e gerar novas oportunidades de emprego e renda para os paranaenses", sustenta.

Cidadã honorária

A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que concede o título de cidadã honorária de Curitiba à diretora do Procon-PR, Claudia Silvano. O projeto agora vai para sanção do prefeito Rafael Greca (DEM).

Hospital Bom Jesus

O secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) anunciou R$ 1,1 milhão para compra do novo tomógrafo para o Hospital Bom Jesus de Ponta Grossa. O hospital que já atende 30 cidades do Campos Gerais e referência em cardiologia, neurologia, cirurgia cardíaca, neurocirurgia e cirurgia vascular. "O hospital é referência na área e atende 70% SUS".

Destino do Edgar

O ex-prefeito Edgar Bueno governou Cascavel por três mandatos e está disposto a enfrentar as urnas novamente. Nos próximos dias, pretende definir seu destino partidário já que não tem mais espaço no PDT, hoje controlado pelo deputado Márcio Pacheco, também pré-candidato a prefeito.

Força no Paraná

Onze cooperativas do Paraná estão entre as 50 maiores empresas do agronegócio brasileiro: Coamo (faturamento de R$ 14,8 bilhões), C.Vale (R$ 6,9 bilhões), Lar (R$ 6,4 bilhões), Cocamar (R$ 6 bilhões), Copacol (R$ 3,8 bilhões), Agrária (R$ 3,5 bilhões), Castrolanda (R$ 3,4 bilhões), Integrada (R$ 4 bilhões), Frimesa (R$ 3,4 bilhões), Frísia (R$ 2,4 bilhões), Capal (R$ 1,4 bilhão). O faturamento anual das 11 devem passar dos R$ 56 bilhões em 2020.

Agropec

O governador Ratinho Junior participa hoje em Guarapuava da primeira edição da Agropec - feira voltada aos produtores rurais da região e que reúne palestras técnicas, leilões de animais e culinária tropeira e regional. Realizada pela Sociedade Rural Guarapuava, a Agropec segue até domingo (20). A programação inclui, ainda, atrações como provas oficiais do cavalo crioulo e exposição de animais.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Pauta da PM
Orlando Kissner/Alep
deputado Hussein Bakri (Foto: Orlando Kissner/Alep)

O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa, coordenou a criação de grupo de trabalho para debater pautas da Polícia Militar. "Todos sabem das particularidades dos policiais em comparação aos servidores civis, no estresse por lidar com situações de risco, na sobrecarga de trabalho, no aspecto da hierarquia e progressão na carreira. Esse grupo de trabalho vai debater de forma mais direcionada cada um dos pontos que a categoria julga importante para melhorar a prestação da segurança aos mais de 11 milhões de paranaenses”, disse Bakri.

Pauta II

O grupo será composto por deputados e integrantes da Casa Civil e da PM. Entre as pautas estão vale-alimentação, auxílio-transporte, contratação de psicólogos, maior tempo de descanso e a redução de prazo para mudança de patente.

Gestor Público

No dia 12 de novembro será entregue da sétima edição do Prêmio Gestor Público Paraná. A entrega será na Assembleia Legislativa e a promoção do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receia Estadual. Cinquenta e dois projetos na área de urbanismo de 41 prefeituras foram premiados entre 208 inscritos de 82 municípios. Dez cidades foram premiadas com dois projetos: Apucarana, Cascavel, Colombo, Guaíra, Mandaguari, Mandirituba, Mato Rico, Pérola, Santa Terezinha de Itaipu e Ubiratã.

Ginásio e praça

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), entrega neste sábado, 12, o novo Centro Esportivo do Jardim Bandeirantes e a revitalização da Praça Serra das Laranjeiras.

Fim da vacinação

Ágide Meneguette, presidente da Faep, fez questão de agradecer a ex-governadora Cida Borghetti que se empenhou pela suspensão das campanhas de vacinação contra a febre aftosa no Paraná. "É o coroamento de décadas de trabalho. Cida  teve a coragem de assinar o ofício pedir o fim da vacinação e enviar ao Ministério da Agricultura”, disse Meneguette em evento com a presença da ministra Tereza Cristina (Agricultura) e do governador Ratinho Junior em Curitiba,

Vacinação II

Em agosto do ano passado, a ex-governadora encaminhou documento manifestando o compromisso de implementar as ações necessárias para que o Paraná receba a certificação internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. O Estado é o maior produtor de proteína animal do Brasil. O reconhecimento internacional de área livre da doença sem a vacina deve impulsionar essa cadeia, abrindo novos mercados de exportação para a carne paranaense.

Paraná Solidário

O secretário Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho) lança na próxima quinta-feira, 17, o aplicativo "Paraná Solidário" que vai conectar doadores com entidades beneficentes em todo Estado. A primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e o vice-governador Darci Piana confirmaram presença no lançamento.

Fim da licença

Por 37 votos a 13, os deputados acabaram com a licença-prêmio aos servidores estaduais e criaram a licença-capacitação. Antes, os servidores tinham três meses de licença para cada cinco anos trabalhados. A partir de agora, eles farão um curso de capacitação neste período.

E a cota?

A portaria assinada pelo ministro Paulo Guedes (Economia) consta apenas a ampliação de US$ 500 para US$ 1.000 para as cotas aéreas (free shop e duty free). A ampliação da cota terrestre de US$ 300 para US$ 500 para as cotas terrestres de mercadorias compradas no Paraguai e Argentina, conforme anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, ainda não foi formalizada. Assim como a cota aérea, a expectativa é de a cota terrestre também comece a valer a partir de 1º de janeiro de 2020.

Nova pesquisa

Em novembro, será feita uma nova pesquisa sobre a intenção de voto para prefeito de Curitiba. A encomenda é um partido que vai disputar com cabeça de chapa a prefeitura de capital. Até o final do ano, as pesquisas não precisam ser registradas na Justiça Eleitoral.

Vice em Maringá

O vice-presidente Hamilton Mourão estará em Maringá no dia 21 de novembro na abertura do encontro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Mourão vai representar o presidente Jair Bolsonaro no evento que une engenharia, construção, tecnologia e inovação.

Combate à pirataria

O deputado Delegado Francischini (PSL) apresentou projeto de lei que cria a Semana de Combate a Pirataria e a Biopirataria que será realizada todo ano na primeira semana de dezembro.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Nova direção
crédito: Divulgação
Cesar Silvestri (Foto: crédito: Divulgação)

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri, assume nesta sexta-feira, 18, a presidência do Podemos do Paraná. A posse será às 10h no Plenarinho da Assembleia Legislativa.


Pré-sal

O deputado Pedro Lupion (DEM-PR), vice-líder do Governo no Congresso Nacional, foi um dos principais articuladores do projeto de lei da cessão onerosa que prevê R$ 494,4 milhões aos 399 municípios do Paraná.“Os recursos vão permitir que os prefeitos investam em custeio ou em obras, ou façam uma reserva para o pagamento de suas despesas previdenciárias. Uma briga importante que uniu forças com os prefeitos brasileiros e que dará oportunidade de melhorias para as cidades”. 


Los quatro

O deputado Júnior Bozzella (PSL-SP) afirmou que o partido vai expulsar a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e os deputados Bibo Nunes (PSL-RS), Alê Silva (PSL-MG) e Douglas Garcia (PSL-SP). O comando do PSL se reúne hoje em Brasília e vai anunciar a decisão.


Sem aftosa

O governador Ratinho Jr e a ministra Tereza Cristina (Agricultura) anunciam hoje em Curitiba, a suspensão das campanhas de vacinação contra febre aftosa em rebanhos bovinos e de bufalinos no Paraná. As campanhas eram realizadas duas vezes por ano: em maio e novembro.


Ginásio adaptado

O deputado Cobra Repórter (PSC) defende que ginásios de esporte no Paraná sejam 100% adaptados para que as pessoas com deficiência pratiquem esportes com segurança e comodidade. “Fiquei surpreso ao saber que não existe nenhum ginásio devidamente preparado para receber os atletas do paradesporto! Vou me empenhar em fazer o que for possível para que esse projeto se concretize”.


Revitalizada

O prefeito de Reserva, Frederico Hornung Neto (MDB) agradeceu o investimento de R$ 4 milhões na recuperação e melhoria da  PR-441 que faz ligação da cidade ao distrito de Caetano Mendes em Tibagi. “Um serviço lindo. Agradeço ao deputado Alexandre Curi (PSB), ao governador Ratinho Júnior e ao secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística). Uma obra muito importante para a nossa região”.


Emendas

O relator do Orçamento, deputado Evandro Arapujo (PSC), adiantou aos deputados que o prazo para apresentação das emendas ao orçamento do Estado começam hoje e se estendem até o próximo dia 5 de novembro. O orçamento de 2020 será de R$ 49,9 bilhões, R$ 11 bilhões para o regime próprio da previdência e R$ 3,7 bilhões para investimentos.


Conservadores

Os paranaenses marcaram presença no CPAC Brasil, evento conservador realizado em São Paulo e que teve a presença do alto escalão do governo federal e do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O deputado Delegado Fernando Francischini (PSL-PR) palestrou sobre direitos humanos e criminalidade. O deputado Filipe Barros (PSL), um dos prediletos da família Bolsonaro, bateu pontou. Quem também passou por lá foi o empresário Wilson Picler, dono do Grupo Uningter, que pode voltar às disputas eleitorais, ungido pelo bolsonarismo.


Pedágio

Os manifestantes ocuparam de novo a praça de pedágio de Jataizinho na BR-369 e cobram a redução da tarifa de pedágio considerada por eles a mais cara do Brasil. A tarifa para carro custa R$ 27,77 e os manifestantes desbloquearam as cancelas e liberaram o tráfego. Novo protesto deve acontecer neste final de semana.

 

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Cinema na Praça
AEN/Divulgação
foto Hudson José (Foto: AEN/Divulgação)

O projeto Cinema na Praça, lançado esta semana, é uma iniciativa do Estado em parceria com a Renault e a Motion Picture. Uma carreta equipada com tela e som de uma sala de cinema leva a magia e a emoção dos filmes para crianças carentes de 30 pequenas cidades. No Paraná, apenas 60 cidades têm cinemas e a ideia é proporcionar a experiência lúdica, lazer e cultura para as crianças sem essa oportunidade. As sessões vão ser exibidas em praças, entre sexta-feira e domingo, a partir deste 12 de outubro, dia das crianças.


Polo Tecnológico

A ministra Tereza Cristina (Agricultura) confirmou à deputada Luísa Canziani (PTB) que será instalado, em novembro, na cidade em Londrina o Polo Tecnológico do Agro com a presença do ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). "É um projeto pioneiro no País e uma grande conquista para toda a região Norte do Paraná. Vai contribuir para a atração de novos investimentos. O polo confirma duas das nossas principais vocações econômicas: gerador de tecnologia e produtor de alimentos", disse Luísa.


Unificação

O deputado Anibelli Neto (MDB) comandou a audiência pública a respeito da criação Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. A proposta do Estado é a de unificar num só instituto a Emater, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Codapar e o Iapar. O projeto de lei precisa ser aprovado pelos deputados.


Turismo de compras

O secretário Gilmar Piolla (Turismo) disse que a nova cota de compra terrestre, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, vai potencializar ainda mais o turismo de compras na tríplice fronteira. “O aumento da cota vai potencializar ainda mais Foz do Iguaçu como destino de compras. A cota será de US$ 500 para quem atravessa a fronteira (Paraguai e Argentina) e espero que que também seja ampliada de U$$ 300 para US$ 500 a cota de compras em lojas francas que serão instaladas na cidade, totalizando U$$ 1.000 para quem nos visita”.


Cota II

 "A cota permitida para compras no Paraguai também vai mudar. O governo vai ampliar de US$ 300 para US$ 500 o valor máximo por pessoa que cruza a fronteira", disse o presidente Jair Bolsonaro no twitter. O aumento da cota foi anunciada com exclusividade por esta coluna.


Novas vagas

O Grupo Muffato, um dos maiores supermercadista do país, vai abrir 250 novas vagas de emprego assim que concluir a construção de um atacarejo (atacado e varejo) em Ponta Grossa. A seleção da novos empregos começa na próxima segunda-feira, 14, e segue até sexta-feira, 18. A maioria das funções não exige experiência.


Convênio

A Unila fez convênio com o Hospital e Maternidade Cataratas, em Foz do Iguaçu, para estudantes do último ou penúltimo semestre da graduação do curso de medicina nas especialidades em ginecologia, obstetrícia e pediatria. O estágio, segundo a direção do hospital, logo vai se estender a outras especialidades.


Segurança

São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curituba, escolhida pelo ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança) como projeto pioneiro, se firmou como laboratório para ações na área de segurança pública no Paraná. Nesta semana, a cidade da deu mais um passo para se tornar referência na área: assinou um termo de cooperação com Estado para troca de informações sobre ocorrências policiais.


Encontro nacional

O MBL realiza seu encontro Nacional nos dias 15 e 16 de novembro em São Paulo. Alvaro Dias, líder do Podemos no Senado será um dos palestrantes. O ex-presidente Michel Temer (MDB) também foi convidado. Dessa forma, o MBL procura se afastar do PSL e do governo de Jair Bolsonaro. 


Influentes

A FSB levantou os parlamentares mais influentes no Congresso Nacional. Entre os 20 primeiros, cinco são paranaenses: 4º lugar, Sargento Fahur (PSD); 5º lugar, Alvaro Dias (Podemos); 8º lugar Gleisi Hoffmann (PT); 10º lugar, Filipe Barros (PSL) e 13º lugar, Paulo Martins (PSC).


Ducci, relator

A Câmara de Deputados instalou a comissão para análise do projeto de lei que regulamenta o uso dos derivados da cannabis como medicamento. O deputado Luciano Ducci (PSB-PR), relator do projeto, defende a urgência da matéria já que a demanda é alta e o acesso é difícil e precário. “A regulamentação dos medicamentos à base de cannabis é urgente e vamos trabalhar para que o modelo do Brasil seja eficiente, seguro, que a regulamentação seja referência no mundo e traga as respostas que as famílias e os pacientes buscam”. 

 

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Derrubar o veto
Agência Câmara/Divulgação
foto do deputado Giacobo (Foto: Agência Câmara/Divulgação)

O deputado Giacobo (PL-PR) já avisou aos conselhos federais e regionais de serviço social e psicologia que vai "lutar para derrubar" o veto integral do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que prevê o atendimento dos profissionais das duas áreas nas escolas da rede básica de ensino. O Paraná tem mais de 10 mil escolas, 20,5 mil psicólogos e 7,5 mil assistentes sociais. "A presença desses profissionais são fundamentais nas escolas na realidade em que vivemos hoje".  


Fórum ambiental

O ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), é o principal palestrante do 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente que será realizado em Londrina na próxima segunda-feira, 14. Silvio Barros vai falar sobre os “Desafios da sustentabilidade na Agenda 2030 da ONU e o papel dos conselhos de meio ambiente”. O fórum terá dois talk shows com os cases de sucesso dos conselhos de Guarapuava, Ponta Grossa, Maringá, Apucarana, Foz do Iguaçu e Paranaguá.  


100% Bolsonaro

O deputado Filipe Barros (PSL) acredita que não vai perder o cargo de vice-líder do partido e nem como membro da Comissão de Legislação Participativa na Câmara dos Deputados, conforme aventada pela direção nacional da sigla. "Sou 100% Bolsonaro", avisa Filipe Barros que seguirá o presidente para qual partido escolher.  


Cessão onerosa

Os 399 municípios do Paraná vão receber R$ 714, milhões como bônus da cessão onerosa resultado do megaleilão do pré-sal. O maior montante (R$ 32,5 milhões) ficará com Curitiba. Oito cidades - Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Londrina, São José dos Pinhais, Colombo e Guarapuava - vão receber R$ 8,1 milhões. Ao Estado caberá R$ 494,4 milhões. O dinheiro poderá ser usado para abater dívidas da previdência e para investimentos. Os cálculos são da Confederação Nacional dos Municípios.


Saída honrosa

Os procuradores da Lava Jato já discutem uma “saída honrosa” para Deltan Dallagnol, principal coordenador da Operação em Curitiba. A proposta que ganha corpo é  promovê-lo a procurador regional para atuar na segunda instância do MPF. Agora só falta combinar com Dallagnol que precisa se candidatar à vaga.  


Desafios

O secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) disse que  um dos maiores desafios do Paraná está na infraestrutura. E, no caso do Norte Pioneiro, especialmente na PR-092. “Queremos ser o governo que conseguiu equacionar o problema da PR-092”, disse. A rodovia é uma das vias prioritárias contempladas no banco de projetos do Estado. “O governador (Ratinho Junior) quer trazer mais indústrias para o Norte Pioneiro, porque onde tem indústria o IDH sobe, mas para isso é preciso investir em infraestrutura”, reforçou.  


Hospital regional

O prefeito Claudemir Romero Bongiorno (MDB) apresentou o projeto arquitetônico do Hospital Regional de Cianorte que será construído a partir de 2020. O hospital terá 12.5 mil metros quadrados de área, 242 leitos, custará R$ 53 milhões e entrega está prevista para 2022.


Licença-prêmio

Ficou para terça-feira, 15, na CCJ, a discussão das 32 emendas apresentadas ao projeto de lei que trata fim das licenças especiais dos servidores públicos estaduais. No primeiro turmo, o projeto foi aprovado  39 a 12. A proposta do Governo do Estado prevê que, a partir de agora, a conversão da licença prêmio para uma licença capacitação.


Marchese em Maringá

O deputado Homero Marchese (Pros) adiantou que estará mais presente em Maringá, onde é pre-candidato a prefeito. Marchese já estuda nomes que podem compor sua chapa na vice e para vereadores. Além do Pros, o deputado já assediado por alguns partidos.  


Na Finlândia

Três ativistas paraguaios que estavam no Uruguai depois de perderem status de refugiados no Brasil já estão na Finlândia. “O Brasil não será mais refúgio para estrangeiros acusados ou condenados por crimes comuns (no caso, extorsão mediante sequestro). A nova postura é de cooperação internacional e respeito a tratados. Aqui não é terra sem lei", disse o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança) após a expulsão dos paraguaios.


Vargas condenado

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, confirmou a segunda condenação por lavagem de dinheiro do ex-deputado André Vargas (ex-PT na Operação Lava-Jato. O TRF manteve a pena em seis anos de reclusão.

 

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Unificação
crédito: Agência Câmara/Divulgação
foto Paulo Martins (Foto: crédito: Agência Câmara/Divulgação)

O deputado Paulo Martins (PSC) iniciou a coleta de assinaturas para PEC que unifica a Justiça do Trabalho e do MPT (Ministério Público do Trabalho) à Justiça Federal e ao MPF (Ministério Público Federal), respectivamente. "A reação já começou. Orem por mim", pediu Martins no twitter.

Pedágio é o assunto

A Confederação Nacional dos Municípios convidou o deputado Romanelli (PSB) para uma audiência em Brasília. O principal assunto da pauta: as concessões do pedágio. "O deputado foi convidado porque, historicamente, faz um combate árduo contra as altas tarifas cobradas pelo pedágio no Paraná", disse Joarez Henrichs, diretor da CNM.


Volta emprego

O Paraná mantém em 2019 a tendência de crescimento na criação de empregos, de acordo com o Ministério da Economia. No acumulado de 2019, o estado abriu 49.704 vagas, a quarta unidade da federação que mais empregou. De janeiro a agosto foram abertas 593.467 vagas formais no Brasil, variação de 1,55% sobre o estoque do mesmo período do ano passado.

Apreensão de arma

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto lei - o deputados Aliel Machado (PSB) é um dos autores - que determina a imediata apreensão de arma de fogo de homens que respondem a processo por agressão contra a mulher.

TRF no Paraná

O governador Ratinho Junior aproveitou a reunião com a bancada paranaense em Brasília e pediu reforço no pleito pela instalação de uma sede do Tribunal Regional Federal no Estado. Ratinho Junior e o presidente da OAB-PR, Cássio Telles, defenderam que a implantação do órgão no Paraná deve acelerar a tramitação de processos e facilitar o acesso da população à Justiça.

STI iluminada

Santa Terezinha de Itaipu, cidade com pouco menos de 24 mil moradores no extremo-oeste, também inovou e investiu em eficiência energética. A região central está 100% coberta pela nova iluminação. “Estamos seguindo o cronograma e dentro de poucos dias seremos a primeira cidade no Paraná a contar com 100% de iluminação pública em LED”, destacou o prefeito Cláudio Eberhard (PSDB).

Freio no MP

A OAB vai entrar nesta no STF com ação direta de inconstitucionalidade que limita o poder de promotores de moverem ação de improbidade administrativa contra prefeitos. Os gestores acusam os promotores de paralisarem e suspenderem obras e a execução do orçamento com uma chuva de ações. Na prática, segundo os prefeitos, os promotores governam no lugar de quem foi eleito pelo voto popular.

Explicações

O deputado Felipe Francischini (PSL-PR), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, não gostou das declarações do presidente Jair Bolsonaro contra dirigentes nacionais do PSL. “O recado da bancada é o seguinte: o presidente Bolsonaro fala as coisas, ele tem que explicar”, disse Francischini, filho do deputado Delegado Francischini, presidente da CCJ no legislativo paranaense.  

Os dois

Os paranaenses Aline Sleutjes e Filipe Barros estão entre os 34 deputados que podem sair do PSL junto com o presidente Jair Bolsonaro. Eles assinaram um manifesto que defende a renovação completa da sigla comandada por Luciano Bivar (PE). Filipe Barros é pré-candidato a prefeito de Londrina.

Estamos noutra

O deputado Felipe Francischini não assinou o manifesto e tem uma razão. Seu pai, Delegado Francischini, é presidente do PSL no Paraná. Sua madrasta, Flávia Francischini é secretária-geral da executiva nacional do partido. Outra que não assinou o manifesto é a paranaense Joice Hasselmann, deputada por São Paulo e pré-candidata a prefeita da capital paulista.

Cessão onerosa

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), acompanha em Brasília a discussão do projeto de lei que trata da divisão dos recursos do leilão do excedente da área petrolífera da cessão onerosa. A versão final do texto ainda depende de um acordo com governadores e prefeitos. A intenção é votar  projeto na Câmara dos Deputados até amanhã e na próxima semana no Senado.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.