Coluna ADI Paraná
Redução da tarifa
Divulgação
Foto Pedágio (Foto: Divulgação)

A Ecorodovia, controladora da Ecovia e da Ecocataratas, divulgou a homologação de acordo de leniência feito com a força-tarefa da Operação Lava Jato do Ministério Público Federal. Com isso, dentro de um prazo de 30 dias deve ocorrer a redução de tarifas em 30% nas praças do pedágio da BR-227 (trechos Guarapuava-Foz e Curitiba-Litoral).

Provisória do MDB

A executiva estadual do MDB escolheu a comissão provisória em Curitiba: Rogério Carboni (presidente) e vereador Silberto Cardoso (tesoureiro). O deputado Anibelli Neto, o advogado Clóvis Costa e vereadora Noêmia Rocha foram indicados como membros. A comissão vai organizar as novas filiações, dialogar com outros partidos e organizar a chapa de candidatos a vereador. Os vereadores Silberto e Noêmia Rocha vão coordenar a formação da chapa. Dos atuais dois, o MDB pretende eleger de quatro a seis vereadores na capital paranaense.

Pesquisa na praça

Nova pesquisa coloca mais fogo nas eleições em Foz do Iguaçu e assanha os pré-candidatos. O deputado Fernando Giacobo já ganhou respaldo do PL para disputar a prefeitura, o vice-prefeito Nilton Bobato está com um pé no MDB e outro no Solidariedade. O servidor público Hamilton Serighelli já anunciou que é pré-candidato a prefeito pelo PT.

Substituição tributária

O deputado Emerson Bacil (PSL) destacou a medida do governador Ratinho Junior que determinou a retirada de 60 mil itens do regime de substituição tributária"Se fala muito em desburocratização. É isso que a iniciativa busca. Este anúncio é muito importante ao empreendedor, comerciante e empresário. São mais de 60 mil itens que saem da lista da substituição tributária. E faz com possamos ser mais competitivos", disse.

Traiano em Brasília

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) estará hoje em Brasília em reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Os presidentes de legislativos estaduais vão defender a inclusão de estados e municípios na reforma da previdência através da chamada PEC paralela. “O nosso entendimento é que a União deva assumir essa responsabilidade de inclusão de estados e municípios na reforma da previdência”, disse Traiano.

Novembro vermelho

A dentista Ana Paula Virmond Traiano tem um motivo especial para a chegada do mês de novembro. Dois anos atrás, descobriu que era portadora de um câncer, tratou e está completamente curada. Conseguiu transformar a experiência traumática em militância em favor da prevenção da doença. “Levei ao meu sogro (deputado Ademar Traiano, presidente do legislativo estadual), a proposta de um projeto de lei para a prevenção do câncer bucal, sugerindo um mês dedicado a chamar a atenção dos paranaenses para os riscos desse tipo de câncer’’, revela. Foi desse encontro com o sogro que nasceu o “Novembro Vermelho’’, um mês inteiro que será dedicado no Paraná a prevenção do câncer bucal. 

Jogos da Juventude 

A deputada Luísa Canziani participou do lançamento da etapa de Londrina da 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná. A competição vai reunir 5,8 mil atletas de 18 modalidades esportivas entre os dias 20 e 29 deste mês. Luísa aproveitou e anunciou a instalação de uma academia contêiner no Conjunto Maria Cecília (Zona Norte). "Será um projeto piloto, que poderá ser replicado em outras regiões da cidade e até do País", diz.  

Eleições do PT

O deputado Arilson Chiorato foi eleito presidente do PT do Paraná. Em Curitiba, o ex-deputado Angelo Vanhoni assumiu a legenda. A ex-vice-prefeita Mirian Gonçalves dispara como a favorita à disputar as eleições à prefeitura da capital paranaense.

Concurso da PM

O deputado Soldado Fruet (Pros) pediu ao governador Ratinho Junior a alteração no edital do concurso publico da idade limite para ingresso na Polícia Militar, de 30 para 35 anos. “A idade limite para ingresso na Polícia Militar está ultrapassada por causa do aumento da expectativa de vida dos brasileiros”, justifica. Conforme o IBGE, o Paraná é um dos quatro estados com indicadores de expectativa de vida superiores à média nacional: 77,4 anos contra 76.

Foco na pesquisa

O novo presidente do Parque Tecnológico de Itaipu, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, diz que o foco agora do parque estará voltada à pesquisa, tecnologia e inovação. Há dois meses no cargo, Garrido Alves já cortou mais de uma centena de projetos fora desse escopo.


Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.         

Bolsonaro e Francischini
Divulgação
presidente Bolsonaro e deputado Francischini (Foto: Divulgação)

Sintonia fina entre o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o deputado Felipe Francischini (PSL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Francischini vai colocar em pauta os projetos de Bolsonaro que sequer tiveram andamento no legislativo em 27 anos de mandato como deputado. São 19 projetos parados na CCJ, entre eles, o que agrava a pena para quem comete roubos com o uso de motocicleta.  

Sem chance

A assessoria do senador Oriovisto Guimarães (Pode) adianta que não há nenhuma chance dele concorrer à prefeito de Curitiba em 2020. "Isso não ocorrerá. O senador pretende cumprir o mandato e não pensa em se candidatar mais a nenhum cargo político".

Tucanos unidos

"Todo partido para marcar gol tem que entrar em campo. Ter candidaturas independente de ganhar ou perder. Agora, temos conversado muito com o Eduardo Pimentel (PSDB) que tem um prestígio extraordinário. Ele tem que optar entre ser candidato ou permanecer vice. E o jogo político é muito dinâmico. Altera-se a qualquer tempo." - do deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa e liderança mais ouvida no PSDB

Cota das mulheres

A deputada Renata Abreu (Pode-SP) apresentou projeto de lei que prevê caso um partido não atinja o mínimo de 30% de candidaturas femininas, poderá deixar as vagas vazias. O projeto está na CCJ, desagrada a maioria das deputadas federais e promete mais polêmica até chegar ao plenário para votação.

   

Conversa animada

Um mesa de almoço chamou atenção em um restaurante de Curitiba e reuniu os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Luciano Ducci (PSB) e o ex-deputado João Arruda, presidente estadual do MDB. A conversa girou em torno de Curitiba e Paraná, conjunturas econômica e política, o futuro do País e as eleições de 2020. Ducci e João Arruda são pré-candidatos a prefeito na capital paranaense.

Educação é prioridade

A deputado Christiane Yared (PL) afirma que destinou mais de R$ 186 milhões em recursos ao Paraná. "Desses, R$ 6 milhões foram encaminhados diretamente para educação. Ao investir na educação se evita tantos males que acometem a sociedade como a violência. Olhar para os nossos jovens é garantir um futuro melhor para o nosso país".

Habilitados

Coasul Cooperativa Agroindustrial (São João), Gonçalves e Tortola (Paraíso do Norte) e Granjeiro Alimentos (Rolândia) estão entre seis frigoríficos brasileiros habilitados pela China para exportação de frangos, o que significa que já podem embarcar a carne de frango ao mercado chinês. Em maio, a produção de frango paranaense chegou a 161 milhões de cabeça e no acumulado no ano é de 773,3 milhões de abates. A China é o principal mercado de exportação para o frango Paraná.

Até você, Gil?

O deputado Paulo Martins atentou que as pessoas estão espantadas pelo fato do cantor e compositor Gilberto Gil ter que fazer a prova se vida para receber benefício do INSS. "O que me causa espanto é um Gilberto Gil buscar o benefício".  

Voe para União da Vitória

O Aeroporto José Cleto de União da Vitória já está pronto para receber os voos semanais de Curitiba, já a partir de outubro, previstos no Programa Voe Paraná. Técnicos do programa vistoriaram, aprovaram e elogiaram as condições do aeroporto. "Fizemos recape na pista, melhores as condições do terminal de passageiros e estamos trabalhando, com apoio do Estado, num muro que vai cercar o terminal todo", disse o prefeito Santin Roveda (PL).

Exclusão

O deputado Romanelli (PSB) defende a exclusão das atuais concessionárias de nova licitação do pedágio caso não entreguem as obras previstas nos contratos de 1998. As concessões dos 2,5 mil quilômetros pedagiados são exploradas por seis empresas e terminam em novembro de 2021. "O povo paranaense está refém do pedágio e paga as tarifas mais caras do país. Poucas obras foram realizadas e a maioria foi deixada para o final do contrato".

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.        

Concurso do IAP
Assessoria/Divulgação
foto do deputado Hussein Bakri e secretário Márcio Nunes (Foto: Assessoria/Divulgação)

O deputado Hussein Bakri (PSD) adianta que o concurso público do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) será o primeiro da história do órgão criado em 1992 e que teve o quadro de pessoal severamente reduzido ao longo dos anos. “Eu sempre uso um exemplo bastante emblemático: um posto de gasolina não pode ficar esperando dois anos por uma autorização ambiental para funcionar. Essa resposta precisa ser dada de forma rápida, seja ela sim ou não. Essa contratação vai agilizar os processos do IAP, unindo fiscalização ambiental rigorosa e, ao mesmo tempo, desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda”, afirmou.

Sem essa

“O maior porto seco da América Latina está no Paraná. Os Correios fazem toda sua parte operacional da região no Paraná. O estado tem o segundo maior porto do Brasil e a tríplice fronteira. Por que a superintendência não ficar no Paraná?”, questionou o deputado Sérgio Souza (MDB), presidente da Comissão de Finanças da Câmara de Deputados, sobre a proposta do governo de fechar a superintendência da Receita Federal em Curitiba 

Parceria

O secretário Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho) e o prefeito Chico Brasileiro (PSD), lançam na quarta-feira (11) o programa Paraná Serviços - aplicativo que está revolucionando a intermediação de serviços autônomos - em Foz do Iguaçu. 

Miss Paraná

Foz do Iguaçu vai sediar em 30 de setembro a edição 2019 do concurso Miss Paraná e a festa será transmitida ao vivo pela TV e Rádio Paraná Turismo. O martelo foi batido reunião do prefeito Chico Brasileiro com o secretário Hudson José (Comunicação e Cultura).

Legítima defesa

O deputado Pedro Lupion (DEM-PR) deu parecer favorável, da PEC que acrescenta a legítima defesa aos direitos fundamentais na Constituição. "A Câmara precisa deliberar sobre tema tão relevante para o cidadão de bem, principalmente no campo”, afirmou Lupion. Ele acredita que a proposta garante resolver as questões que envolvem posse e porte de arma no Brasil. A proposta precisa ser aprovada na CCJ, em duas votações no legislativo e no Senado e do voto favorável de 3/5 dos parlamentares.

Tarifa diferenciada

A Câmara Municipal de Curitiba vota na segunda-feira, 9, a proposta do vereador Bruno Pessuti (PSD) que prevê a implantação do bilhete único e da tarifa diferenciada no transporte coletivo da capital paranaense. 

Nova sede

O Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa inaugurou sua nova sede no centro da cidade. "Esse espaço foi pensado para sediar grandes eventos, grandes acordos e representar muito bem nossos associados”, disse o presidente do sindicato, José Carlos Loureiro Neto. A sede anterior não será fechada e continuará atendendo com alguns serviços, entre eles, cursos em parceria com o Sesc e Senac.  

Tucano em Matelândia

O PSDB anunciou a pré-candidatura do empresário e Kiko D’Agostini a prefeito de Matelândia em 2020. O Grupo D’Agostini está entre as cinco maiores empresas da cidade na geração de empregos. “Quero levar minha experiência como empresário e cidadão para a prefeitura, com um projeto de gestão responsável construído em conjunto com as comunidades e com atenção especial para a geração de empregos e melhorias estruturais”, afirmou.

Pacotaço

O governo federal vai lançar um pacote de combate ao desemprego que prevê a liberação de até R$ 65 bilhões para capital de giro de empresas. O ministro Paulo Guedes (Economia) estuda detalhes finais do pacote e diz que vai uma regra da Justiça do Trabalho, onde estão parados R$ 65 bilhões na forma de depósitos recursais – valor em juízo para poder recorrer de sentença trabalhista.

Mais turistas

O número de turistas em Curitiba dobrou nos últimos seis anos. Em 2018, a capital recebeu 1,15 milhão de pessoas que vieram a passeio ou descanso, enquanto em 2012 foram 584,6 mil. No mesmo período, o número de turistas (que vêm à cidade para negócios, visita a parentes ou até tratamento de saúde) subiu 49%. Em 2018, foram 5,5 milhões de visitantes e em 2012, foram 3,7 milhões. O estudo do Instituto Municipal de Turismo apontou também que, o principal motivo de visitas em 2018 foram negócios ou participação em eventos: 41,7% dos turistas vieram para cá por essa razão.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.  

Receita no Paraná
Divulgação/Ocepar
José Roberto Ricken (Foto: Divulgação/Ocepar)

O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, defendeu novamente, em Brasília, a permanência da superintendência da Receita Federal em Curitiba. De acordo com a proposta do governo, a ideia é reduzir o número de unidades no país e centralizar em Porto Alegre as demandas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.  

Fundo da segurança

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, com emendas, o projeto do governador Ratinho Junior que cria o Fundo de Segurança Pública que vai gerir os recursos repassados pelo fundo nacional da área destinados às ações, projetos e programas de combate à criminalidade e prevenção à violência.

Parque Vila Velha

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo publicou o edital para concessão do Parque Estadual de Vila Velha. O edital é dirigido a empresas interessadas em investir na melhoria da estrutura do parque e do seu entorno, potencializando os atrativos turísticos do local. 

Patrocínio da Itaipu

A Itaipu Binacional abriu processo de seleção pública para concessão de patrocínio. Estão previstos R$ 1,4 milhão - 20% do total destinado aos patrocínios e para a escolha direta, o valor será de R$ 5 milhões. Um dos critérios é atender ações e iniciativas dentro das 55 cidades da área de abrangência da usina.

Rodovia do Café

Lideranças de Apucarana e região participaram de audiência pública de mobilização em defesa da duplicação da Rodovia do Café até Ponta Grossa. A concessionária que explora os pedágios na rodovia pretende suprimir 90 km da obra. “É inaceitável a alegação de falta de recursos para deixar de fora esta duplicação. A concessionária arrecadou bilhões com tarifas abusivas de pedágio, durante quase 20 anos, e o dinheiro deveria ter sido investido em obras”, diz o deputado Tercilio Turini (PPS) que coordenou o encontro.

Boca Aberta Junior

O TRE julgou improcedente a representação que pedia a cassação do mandato do deputado Boca Aberta Junior (Pros). A irregularidade cometida pelo deputado durante sua campanha não foi considerada grave o suficiente para justificar a cassação. A representação do PDT indicava que foram ocultadas despesas com publicidade.

Apreensão

Há uma apreensão de empresários do agronegócio brasileiro quanto ao discurso do presidente Jair Bolsonaro na assembleia-geral da ONU no próximo dia 20. A preocupação é com com a fala de Bolsonao sobre a Amazônia e o temor é que continue subindo o tom. A beligerância só prejudica as exportações do setor.

Ciúmes de você

A  deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) classificou como “ciuminho” a fala do presidente Jair Bolsonaro de que a parlamentar está “com um pé em cada canoa”, referindo-se à aproximação dela com o governador João Doria (PSDB-SP). “Independentemente do meu carinho pelo governador João Doria, meu coração foi conquistado pelo PSL e pelo presidente Bolsonaro. De vez em quando rola um ‘ciuminho’ e é absolutamente normal”.

Startups na Copel

O programa de inovação da Copel lançou edital para selecionar startups que podem ter acesso a fundo de pesquisa de R$ 10 milhões. A metodologia do programa é da Fiep e podem participar empresas com seis meses de CNPJ, que tenham produto, serviço ou processo inovador, com sede no Brasil. As inscrições vão até o dia 13 de outubro e o resultado será divulgado em 18 de novembro. Mais informações no www.copelmais.com.

Feira  Paraná

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) fez ontem o lançamento oficial da Feira Paraná e da 41ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa - que serão realizadas entre os dias 18 e 27 de outubro no Centro Agropecuário e Centro de Eventos de Ponta Grossa.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.    

Ações inovadoras 
crédito: Nani Gois/Alep
foto deputado Traiano e Kátia Chagas (Foto: crédito: Nani Gois/Alep)

O deputado Galo (Pode) destacou as ações da diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, Kátia Chagas. Galo enfatizou a palestra da jornalista em São Paulo durante seminário da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas que reúne órgãos como  Senado, Câmara dos Deputados e as assembleias de todo o país. Todos eles, segundo o deputado, “interessados em conhecer e repetir as experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelo Legislativo do Paraná”.

Referência

O presidente Ademar Traiano (PSDB) afirmou que a comunicação da Alep se tornou “uma referência de boas práticas” e enfatizou que a “Assembleia se orgulha de sua equipe de comunicação e de sua diretora, Kátia Chagas”. Traiano lembrou que iniciativas e projetos pela comunicação do legislativo tem recebido prêmios nacionais, como o aplicativo Agora é Lei no Parana. “Um atestado de que o setor está cumprindo a missão que recebeu de inovar, tornar a Assembleia mais transparente e mais próxima da população”.

Apoio total

“Todo o trabalho é possível porque temos apoio do presidente  Traiano e do 1º secretário Luiz Cláudio Romanelli. Eles deram carta branca para implantar programas e inovar com liberdade para trabalhar e isso faz toda a diferença. Foram criados vários programas, como o ‘Assembleia no Enem’ e aplicativos premiados como o ‘Agora é Lei no Paraná’, afirmou Kátia Chagas . A Assembleia Legislativa do Paraná também foi a primeira do país a transmitir ao vivo as sessões plenárias pelo Facebook, Instagram e Twitter.

Apoio de Francischini

O presidente Jair Bolsonaro disse que o ministro Sérgio Moro (Justiça) tem carta branca possível mudança na direção da PF. O presidente mostrou apreço ao nome do secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Gustavo Torre, que segundo ele teria apoio também do deputado Fernando Francischini (PSL), também delegado da PF,

Feira do livro

A Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu tem nova data. Será entre os dias 18 e 24 de outubro,no Clube Gresfi. A programação ainda será divulgada pela prefeitura.

Semana Brasil

O governo lançou a campanha para estimular o consumo durante a semana de 7 de setembro. A Semana do Brasil, a campanha tem a participação de 4.680 empresas de todo o país que vão oferecer descontos e promoções em produtos e serviços do varejo, comércio e serviços.

PEC rejeitada

Com plenário vazio, o Senado rejeitou a PEC das Liminares proposta pelo senador Oriovisto Guimarães (Pode) que buscava regulamentar a concessão dessas decisões pelo STF. O texto obteve 38 votos favoráveis contra 15. Mas, por se tratar de uma PEC, o texto precisaria de, pelo menos, 49 votos para ser aprovada.

Adversário de Gleisi

O deputado Paulo Teixeira (SP) decidiu disputar a presidência do PT contra a deputada Gleisi Hoffmann (PR) - candidata de Lula. "Vou lançar oficialmente a candidatura nas próximas semanas".

Bolsas cortadas

O governo federal suspendeu o financiamento de 5.163 bolsas (R$ 37,8 milhões) de novos pesquisadores de mestrado e doutorado. No Paraná, foram 446 bolsas cortadas (R$ 2,7 milhões).

Frente com Requião

O ex-deputado Ângelo Vanhoni articula aliança do PT com o MDB para as eleições municipais de 2020. A ideia seria lançar o ex-senador Roberto Requião na disputa pela prefeitura de Curitiba com o PT na vice. Para isso, Vanhoni espera ganhar a presidência municipal do PT na eleição interna que ocorre neste domingo (8).

Vale do Ivaí e Norte

Hoje, o governador Ratinho Junior libera recursos para 23 cidades da região de Apucarana, no Vale do Ivaí, e participa do 10º Congresso Nacional Moveleiro, em Arapongas, no Norte do Paraná.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.  

Novas lideranças
Nani Gois/Alep
foto da deputada Maria Victória (Foto: Nani Gois/Alep)

O PP filiou mais 250 novos integrantes na legenda em Curitiba com foco nas eleições do ano que vem. "A contribuição de cada pessoa é fundamental para que tenhamos uma sociedade digna e justa. Buscar e utilizar o dinheiro público em prol da população que mais precisa. É para isso que nós lutamos”, disse a deputada Maria Victória, presidente da legenda na capital paranaense.

Sem celular

Por decreto, o prefeito de Curiúva, Nato Moura (PSC), proibiu o uso de celular, smartphones e tabletes pelos servidores municipais durante o expediente. Os aparelhos estão liberados para emergências ou para situações que mantenha relação direta com o trabalho.

Tarifa Zero

Será em 2 de outubro na Assembleia Legislativa, a audiência pública que vai apresentar e coletar assinaturas ao projeto lei, de inciativa popular, que prevê a tarifa zero no transporte coletivo urbano das cidades e das regiões metropolitanas. A proposta está sendo coordenada pelo Instituto Brasil Transporte.

Renova

A estudante Luísa Carli, o jornalista Marcelo Fachinello e a empresária Amália Tortato estão entre os selecionados pelo RenovaBR Cidades para disputar as eleições a Câmara de Vereadores de Curitiba em 2020. “Precisamos de pessoas  preparadas para exercer cargos públicos e mandatos. Esse, claramente, é o objetivo do RenovaBR”, diz Fachinello.  

Oriovisto candidato

O Podemos estuda lançar o senador Oriovisto Guimarães na disputa da prefeitura de Curitiba em 2020. Oriovisto pode ser um bom puxador de votos para as eleições ao legislativo municipal. Atualmente a bancada do partido na Câmara Municipal é formada pelos vereadores Mauro Bobato e Oscalino do Povo.

Não gostei

O presidente da AMP e prefeito de Pérola, Darlan Scalco (PSDB), não gostou do projeto de lei do senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) que prevê a fusão das cidades com menos de 5 mil habitantes: “Se a distribuição das receitas não fosse tão covarde e injusta como é hoje, uma vez que mais de 60% de toda a arrecadação dos municípios fica em Brasília, obrigando os prefeitos e vereadores a pedirem migalhas de recursos ao Congresso Nacional e à União, o senador Oriovisto Guimarães não precisaria ter a preocupação de acabar com estas cidades”, disse Scalco.

Eleição padrão

Projeto de lei do deputado Homero Marchese (Pros) prevê a padronização das indicações dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado com critérios mais rígidos para a escolha. "A partir dos requisitos previstos, estabelecemos um passo a passo para a escolha dos conselheiros, em uma metodologia que garante mais publicidade e transparência para o processo”, diz o deputado.

Combate à corrupção

O governador Ratinho Junior enviou a Assembleia Legislativa projeto de lei para criar um Fundo de Combate à Corrupção para coibir práticas ilegais nos serviços públicos estadual e municipais do Paraná. A ideia é facilitar a rastreabilidade dos recursos desde a entrada até sua destinação. Todo recurso advindo de ações e investigações que combatam corrupção serão usados para trazer segurança de integridade e ética para a administração pública”, afirmou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.

Doação

A Copacol fez campanha destinada a Casa da Dona Vani e à Uopeccan. A cada compra de bolachas caseiras, 100% do valor foi revertido para as duas entidades de Cascavel. A arrecadação chegou a R$130 mil - R$100 mil entregues para Uopeccan e R$ 30 mil a Casa da Dona Vani.

Remédio da cannabis

O senador Flávio Arns (Rede) apresentou projeto de lei que regulamenta o uso da cannabis medicinal. O remédio reduz sintomas das convulsões, epilepsia e pode ser usado para tratar esclerose múltipla, alzheimer, parkinson e dores. “Há casos em que as pessoas tiveram que obter na justiça a autorização para cultivo da planta. O que a gente quer é regulamentar o plantio, a produção, o controle, a fiscalização, e que isso possa acontecer por empresas, com regras específicas –  e ao mesmo tempo em associações que atendam pessoas que necessitam do medicamento”.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Licença prêmio
Orlando Kissner/Alep
foto deputado Hussein Bakri (Foto: Orlando Kissner/Alep)

O deputado Hussein Bakri (PSD) destacou o projeto de lei do governador Ratinho Junior que prevê a quitação dos R$ 3 bilhões das licenças-prêmios acumuladas e ainda não pagas aos servidores acumuladas. Bakri adianta o benefício deixará de existir, a exemplo como já acontece nos governos federal e de estados como Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal.

Licença II

A cada ano em torno de R$ 385 milhões se somavam a um débito bilionário. “É um projeto necessário, de quem tem a coragem e a responsabilidade de deixar o Estado em dia com as suas obrigações. Esse benefício será eliminado e quem tem direito vai receber parceladamente dentro da capacidade de caixa do Estado, sem precisar esperar anos na Justiça por esses recursos”, argumentou Bakri.

Agricultura familiar

O governador Ratinho Junior lança hoje um programa que dispõe de R$ 30 milhões para projetos, equipamentos, ampliação de serviços destinados às cooperativas e associações de produtores da agricultura familiar no Paraná. Os projetos terão limite entre R$ 47,5 mil e R$ 420 mil. O estado tem mais de 300 mil agricultores familiares e o programa vai fortalecer o setor, agregar valor à produção e estender a comercialização dos produtos à outros setores e segmentos. 

Concurso da PM

O deputado Mauro Moraes (PSD) confirmou que o governador Ratinho Junior vai lançar hoje também um concurso público para contratação de três mil policiais militares e civis, entre servidores da área de segurança pública.

Aumento

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou pareceres favoráveis às propostas que repõem em 4,94% os salários dos servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e da Defensoria Pública do Estado retroativa a 1º de maio.

Cães e gatos

Será hoje na Assembleia Legislativa a audiência pública que vai debater o projeto de lei do deputado Luiz Luiz Fernando Guerra (PSL) que regulamenta a comercialização de cães e gatos no Paraná, estipula critérios da atividade e combate os maus-tratos aos animais. Foram convidados representantes da sociedade civil organizada, entidades representativas de classes, sindicatos, criadores, empresários e protetores independentes. 

Fusão dos municípios

O projeto de lei do senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) que prevê a fusão dos municípios com menos de cinco mil habitantes foi criticado pelo deputado Romanelli (PSB). "O senador devia propor um novo pacto federativo que transfira recursos da união para estados e municípios". O projeto "estabelece um mecanismo para induzir a fusão de municípios menores de 5 mil habitantes, formando novas cidades maiores". O Paraná tem 399 municípios, dos quais, 100 com população menor que cinco mil moradores.

Patriota

O deputado Evandro Roman deixou o PSD e vai disputar a prefeitura de Cascavel pelo Patriota. A ida de Roman ao Patriota significa também que o partido em Curitiba deve descartar as pré-candidaturas a prefeito dos advogados Ogier Buchi e Tiago Chamulera e apoiar a candidatura de Ney Leprevost (PSD) em 2020.

Pior crime

“Matar policial é um dos piores crimes, um dos que mais causa indignação à sociedade. O bandido sobe na escala hierárquica das quadrilhas quando mata um policial. É um prêmio a esses ratos, que são a escória dos bandidos, dos homicidas e assassinos. Nós temos que acabar com isso” - do deputado Pedro Lupion (DEM-PR), ao defender o projeto de que cria um cadastro nacional de criminosos que matam agentes de segurança. “A proposta dará aos policiais  a certeza de que poderão trabalhar e combater a criminalidade, e os piores criminosos teriam punição exemplar”, afirmou.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Jornal impresso
Curso de Jornalismo/UFPR
foto do Jornal da Comunicação (Foto: Curso de Jornalismo/UFPR)

O Jornal Comunicação do curso de jornalismo da UFPR retomou o formato impresso. O periódico é produzido por estudantes do segundo, terceiro e quarto anos do curso de curso. Pesquisa sobre a mídia mostra que 59% da população confia nas notícias veiculadas nos impressos contra 54% nas notícias na TV e 20% nas notícias de sites. A credibilidade do impresso é maior se comparar o resultado do índice de confiança com as notícias que circulam pelas redes sociais. Enquanto o jornal tem índice que chega a quase 60%, apenas 13% diz confiar nas notícias das redes sociais digitais.

Apoio

A retomada do jornal da UFPR só foi possível pelo apoio do Jornal Diário do Sudoeste - Pato Branco, integrante da Associação dos Jornais Diários do Paraná (ADI-PR), que custeou a impressão. “Agradeço ao diretor do Diário do Sudoeste, André Guarienti Almeida, que entendeu a importância da proposta e a apoiou. Sem o apoio da associação, a ideia não seria exitosa. No momento em que as universidades públicas enfrentam uma crise financeira sem precedente é fundamental que reconheçamos as boas parcerias com a iniciativa privada”, disse o professor Ricardo Tesseroli, coordenador do projeto.

 

Avicultura

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) comprou dois equipamentos novos para o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti -   administrado pela Adapar. As máquinas, avaliadas em R$ 300 mil, serão utilizadas para detecção imediata dos vírus Influenza e Newcastle e fazem parte do trabalho e esforço do setor avícola em garantir a qualidade sanitária nos produtos comercializados.

Coamo em MS

A Coamo, com sede em Campo Mourão, vai construir em Dourados (MS) uma indústria de processamento de soja para três toneladas/dia, produção de farelo e uma refinaria para 720 toneladas de óleo por dia. “O resultado será a ampliação da capacidade de processamento de soja das atuais 5 mil para 8 mil toneladas/dia, o que equivale a 40 milhões de sacas/ano, e a capacidade de refino das 660 toneladas/dia para 1.380 toneladas de óleo/dia”, destaca Divaldo Correa, superintendente da cooperativa.

Sou candidato

O servidor público, Hamilton Serighelli colocou seu nome à disposição do PT para disputar as eleições a prefeito de Foz do Iguaçu em 2020. Serighelli, que mediou positivamente os conflitos agrários, considera a falta de emprego, a regularização fundiária e a saúde como os principais problemas que devem ser enfrentados na gestão pública da cidade.  

Tabletes e ônibus

O prefeito de Castro, Moacyr Fadel (MDB) entregou nesta semana 725 tabletes e 1.155 livros para diretores de escolas e centros de educação infantil (creches). A prefeitura também comprou um ônibus e um micro ônibus escolares com 59 e 44 lugares que serão utilizados pela Secretaria de Educação.

Prazo esticado

A prefeitura de Cascavel prorrogou por mais 30 dias o prazo à adesão ao programa de recuperação fiscal. A prefeitura faz, em média, 670 atendimentos de renegociações por dia. Os descontos são de até 90% sobre juros e multas moratórias, até a data de adesão do contribuinte e a dívida pode ser paga em parcela única ou em até 72 vezes.

Fora do foro

O PSB anunciou durante encontro nacional em Brasília o rompimento com o Foro de São Paulo - organização fundada em 1190 e que reúne partidos de esquerda e controlada pelo PT. Com a decisão, o PSB se afasta do petismo. "Nunca fomos tratados como integrantes do foro, apesar do PSB constar na relação de partidos. Agora, isso acabou", disse o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira.

Fake news

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro a penas mais duras para quem propaga fake news nas eleições. A pena para quem divulgar notícias falsas com objetivo eleitoral é de dois a oito anos de reclusão. O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-RR), anunciou a instalação da CPI para investigar a propagação das fake news. A comissão será por 15 senadores e 15 deputados.

Encontro do PMN

O PMN faz encontro estadual neste sábado, 31, no Hotel Bristol em Curitiba. Na pauta, é claro, as eleições municipais de 2020. Na capital, o PMN deve continuar na base do prefeito Rafael Greca (DEM), ex-PMN.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Força da Faep
Orlando Kissner/Alep
deputado Romanelli e o presidente da Faep (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A Faep mostrou sua força ao reunir mais de 1,5 mil produtores na Assembleia Legislativa para a audiência sobre o fim da vacinação da aftosa no Paraná, o que deve ocorrer em 2021. Na foto, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) conversa com o presidente da Faep, Ágide Meneguette, e garante o apoio do legislativo aos agricultores do Estado.

Radares e multas

Os brasileiros estão divididos em relação a proibição do uso de radares e sobre propagada indústria da multa nas estradas. Para 46,6%, os radares devem proibidos e 35,6% são a favor. Já para 53,6% os radares são utilizados principalmente para multar e arrecadar e não para educar, e na maioria das vezes, são instalados sem estudos. A favor dos radares são 32,9%. Os dados são da pesquisa MDA/CNT que entrevistou 2.020 pessoas entre os duas 22 e 25 de agosto.

Remédio da maconha

Em outro levantamento, do Paraná Pesquisas, 47% dos brasileiros foram favoráveis a liberação da venda de medicamentos feitos à base da maconha. Os contras somaram 44,2%. O instituto entrevistou 2.018 pessoas entre os dias 20 e 25 de agosto em 160 cidades dos 26 estados mais o Distrito Federal. 

Eu também sou

O advogado Thiago Chamulera confirmou que é pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo Patriota. Outro pré-candidato pelo mesmo partido é o também advogado Ogier Buchi. Os deputados Gustavo Fruet e Goura são pré-candidatos pelo PDT. No PT, o ex-deputado Rosinha, a ex-vice-prefeita Mirian Gonçalves e o deputado Tadeu Veneri devem disputar a indicação do partido.

Desconto

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Vermelho (PSD) ao projeto de lei que prevê desconto de até 70% às multas ambientais aos produtores rurais que recuperarem áreas de preservação “São valores exorbitantes, que fogem de realidade impossíveis de serem pagos pelos pequenos produtores, que mal conseguem o sustento da família”.

Licenças e alvarás

A prefeitura de Londrina vai montar uma força tarefa para avaliar licenças e alvarás comerciais após as entidades do setor repudiarem os excessos de uma fiscalização em um restaurante onde foram utilizados dezenas de agentes e viaturas."Este grupo terá nossa participação direta para apurar as denúncias, especialmente na prevenção e apresentação de sugestões para melhorar o setor", disse o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo.

Parceria

O deputado Cobra Repórter (PSD levou um grupo de prefeitos para conhecer o projeto social do Athlético Paranaense em Curitiba. O projeto já atende 14,3 mil crianças em todo Brasil e países como Índia e Quênia. "A parceria com as prefeituras é importante. As crianças vão ter um espaço para lazer, atividade física com a instrução de professores capacitados. Assim, ficam longe das drogas e podem até influenciar a família a ter uma iniciação esportiva em tempos que a convivência familiar se torna tão rara, porque a maioria fica envolvida com os celulares e outros equipamentos eletrônicos", destacou.

Consumo sobe

A intenção de consumo das famílias, divulgado pela Fecomércio, subiu 9% em agosto após cinco quedas consecutivas. Dos 98,3 pontos registrados em julho, a menor pontuação desde setembro de 2017, o índice passou para 107,1 pontos neste mês, passando a ser considerado positivo. As famílias com renda superior a dez salários mínimos são as mais animadas, com variação mensal de 15,9%.  Entre as famílias de menor renda o indicador subiu 7,4% de julho para agosto.

Reunião do PSB

Em Brasília, o PSB reúne o diretório nacional nesta sexta-feira, 30, e sábado, 31, para debater a pauta da conferência nacional e ainda o julgamento dos processos disciplinares aos 10 deputados federais que votaram a favor da reforma da Previdência. O partido fechou questão contra a proposta.

Black Friday

A Semana do Brasil - o Black Friday da Pátria - na semana do 7 de setembro, já conta com a adesão de 300 empresas, entre elas a Havan e a Riachuelo. Oferecendo uma série de descontos, as empresas querem aquecer as vendas em um mês sem datas fortes no varejo.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Novo pregão
Nani Gois/Alep
foto Guto Silva e deputados (Foto: Nani Gois/Alep)

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), o projeto de lei que aprimora o sistema de pregão eletrônico do Estado, reduzindo custos na compra  de bens e serviços. “Estamos passando por um momento de profundas reformas e modernizando instrumentos de gestão do Estado, e um deles é a lei de licitações que já estava defasada. Queremos estimular a concorrência e, com isso, preços mais baixos. Com preços mais baixos teremos condições de investir em áreas essenciais”, disse Guto Silva. Acompanharam o líder e vice-líder do Governo, deputados Hussein Bakri (PSD) e Tiago Amaral (PSB).

Pacto federativo

O novo pacto federativo em gestão no Senado prevê que estados e municípios das regiões Sul e do Sudeste podem ter uma sobre de caixa de até R$ 50 bilhões entre 2019 e 2026.

Tem quem quer

Como presidente Jair Bolsonaro declinou, prefeitos de todo o país já pleiteiam os recursos que os países do G7 estão oferecendo ao País. Os prefeitos de Campinas, Jonas Donizette (PSB), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e Bruno Covas, de São Paulo, vão formalizar uma solicitação pedindo que o dinheiro seja destinado aos municípios.

População

O Brasil já tem 210.147.125 de habitantes, aponta o IBGE. Os dados detalham também a população nos estados. No Paraná, já são 11.433.957 habitantes, um aumento de 9,4% em relação a 2010. As maiores cidades do estado são Curitiba (1.933.105), Londrina (569.733), Maringá (423.666), Ponta Grossa (351.736), Cascavel (328.454) e São José dos Pinhais (323.340) - maior crescimento entre as maiores cidades do Paraná, de 22,3% em nove anos.  

Reajuste

Os funcionários da Assembleia Legislativa terão reajuste salarial integral de 4,94%. Os servidores do Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria também terão a reposição imediata e integral da inflação relativa a maio de 2018 e abril de 2019.

Encontro em Londrina

A Associação Comercial e Industrial de Londrina realiza nos dias 16 e 17 de outubro, o Lidere 2019, maior encontro empresarial da região norte. A terceira edição terá espaço para exposição, rodadas de negócios, palestras, painéis e apresentação de soluções tecnológicas para o mercado. O evento é realizado em parceria com o Sebrae e apoio da Fecomércio.

Mulher na política

O deputado Paulo Litro, presidente do PSDB do Paraná, disse que o partido vai ampliar a participação da mulher na política. “Uma sociedade democrática necessita da participação efetiva das mulheres na política e o PSDB tem trabalhado para abrir esse espaço, buscando estimular o protagonismo de novas lideranças femininas no estado”, disse.

Mulher II

Paulo Litro ressaltou que as mulheres correspondem a 52% dos eleitores do país, mas não têm representação condizente no executivo ou legislativo. Hoje, o Brasil encontra-se na 156º posição no ranking mundial de representação feminina no legislativo. Na eleição de 2018, foram eleitas 77 deputadas federais e 13 senadoras - 15% do total. Nas eleições de 2016 o cenário não foi muito diferente, 638 prefeitas e 7.803 vereadoras. Nas 399 cidades do Paraná, 29 prefeitas e 476 vereadoras se elegeram.

Premiação

O Diário dos Campos foi vencedor na categoria "prestação de serviços" da 15ª edição do Prêmio Mérito Empresarial entregue pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa em parceria com o Sindilojas e Sociedade Rural dos Campos Gerais. O diretor Wilson Oliveira recebeu o prêmio pelo jornal. Também foram premiados o Grupo Madero (categoria indústria), Chácara Sozim (categoria agronegócios) e Loja Havan (categoria comércio). 

Livre da aftosa

Na audiência na Assembleia Legislativa, o secretário Norberto Ortigara (Agricultura) adiantou que o Ministério da Agricultura deve declarar o Paraná livre de febre aftosa sem vacinação ainda em setembro deste ano. A Organização Mundial de Saúde Animal deve chancelar o novo status paranaense em maio de 2021. A estimativa é de uma economia de R$ 30 milhões aos produtores sem as despesas com a vacinação.


Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br