Campanha colocará vacinas em dia

Neste mês de Setembro acontece a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é promover a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes que não estão com as vacinas em dia. Os atendimentos acontecem entre a segunda-feira (11) e a sexta feira (22) nas Unidades de Saúde da Família.

A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com as Secretárias de Saúde dos Estados e municípios. A estratégia é utilizada desde o ano de 2012, buscando atualizar a situação de vacinação da população de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos.

Durante este período de vacinação, serão ofertadas a esse grupo vacinas de rotina, buscando proporcionar a cobertura vacinal, administrando vacinas de maneira seletiva de acordo com a carência de cada indivíduo.

Para ser vacinada, basta que a criança ou adolescente compareça a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa acompanhada de um responsável e portando documento de identificação e carteira de vacinação.

Para as crianças, as vacinas ofertadas durante a campanha serão a BCG, Pentavalente, Rotavírus, Penumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), hepatite A, hepatite B, entre outras. Já para os adolescentes com idade entre 9 e 15 anos, estarão disponíveis as vacinas Tríplice Viral, Dupla Adulto, hepatite B. Também será disponibilizada a vacina contra do HPV especificamente para meninas com idade entre 9 e 13 anos.

O diretor da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, Alfredo Franco Ayub, que atende a região do Norte Pioneiro, falou sobre o objetivo da campanha. “Antigamente havia a data com relação à poli. Agora temos a multivacinação que dá a oportunidade da população que não foi vacinada colocar sua vacinação em dia. Basta comparecer a UBS (Unidade Básica de Saúde) com a carteirinha e verificar se existe alguma vacina em falta”, comentou.

Ayub também destacou a importância de que a população faça parte da campanha e busque manter sua vacinação em dia. “É importante para população fazer a atualização das suas vacinas. Isso é de suma importância para que o índice dessas doenças caia bastante e se mantenha a população totalmente imune”, destacou.

 

DIA D

 

O tradicional “Dia D” da vacinação, data especial onde é realizado um mutirão para atender a população a ser vacinada, acontece no dia 16 de Setembro. Será um sábado onde as USF (unidades de saúde da família) estarão abertas das 8h às 17h especialmente para prestar atendimento e realizar a vacinação das crianças e adolescentes.

DEIXE UMA RESPOSTA