18.1 C
Wenceslau Braz

Curiosidades sobre a compra e venda de carros usados e seminovos

Na hora da compra, o Detran será de grande ajuda, pois é lá que você conseguirá ter toda a informação necessária do carro escolhido

- Advertisement -

A compra de um veículo é um investimento muito importante para qualquer pessoa que tenha decidido adquirir um dos carros seminovos que as concessionárias oferecem. Afinal, é uma aquisição de valor que requer muita atenção para poder fazer uma boa escolha e um negócio bem-sucedido. Tudo vai depender do orçamento que você tenha disponível para isso e do uso que você vai dar ao carro.

A compra de um veículo é adrenalina pura, porque envolve um bom dinheiro e muitas dúvidas na hora da escolha: quanto dinheiro há disponível para fazer esse negócio, quanto dinheiro vai precisar para fazer a manutenção correta, qual é o modelo ideal, comprar seminovos é o aconselhável? Tudo isso mexe a sua cabeça, provocando muita ansiedade e muito questionamento.

- Advertisement -

Na hora de precisar trocar de carro para atualizá-lo ou para ter um veículo em excelentes condições na garagem, comprar um dos automóveis seminovos que há no mercado é uma boa pedida. Os especialistas no setor automotivo afirmam que um carro dessas características é uma boa opção de compra para quem quer ter um bom carro gastando menos do que um 0 km.

Mas um investimento desse porte pede muita atenção, pede análise e pede que você faça comparações entre os veículos seminovos, para poder decidir a melhor escolha. E a melhor escolha é aquela que impede de você gastar o que não pode, adquirindo um veículo errado para o tipo de uso que você vai dar.

Estamos falando de carros semi usados e talvez você não ache a diferença entre esse tipo de carros e os carros usados. Porém, existes itens diferentes entre as duas opções e é importante você conhecer essas diferenças para poder fazer a sua escolha ideal.

Veículos usados, seminovos e novos, o que há de diferente?

Os carros que saem de uma fábrica direto para uma concessionária para serem vendidos, são os carros conhecidos como 0 km, ou seja, carros novos ao 100%. Esses veículos são, logicamente, os mais caros justamente por nunca terem rodado, por não terem um dono e estarem pronto para serem vendidos e utilizados pela primeira vez. Um carro novo é mais caro para manter e exige cuidados maiores para que o feliz primeiro proprietário não perca tão rapidamente o dinheiro investido, já que todo carro sobre com a desvalorização.

Já os carros semi usados ou denominados carros seminovos, são os veículos que têm um único proprietário e têm só dois anos de utilização. Portanto, são carros que, se tiveram uma boa manutenção por parte desse proprietário, devem estar em perfeitas condições, tanto na carroceria quanto no espaço interior, a mecânica e a tecnologia.

Um detalhe importante: um carro considerado seminovo não pode ter mais do que 20 mil quilômetros rodados ao longo de um ano. Assim sendo, quem quiser comprar um carro desse tipo deve prestar atenção não só à carroceria e à mecânica, mas também à quantidade de quilômetros rodados, para não ser enganado pelo vendedor.

Agora bem, os carros usados são aqueles veículos que tiveram mais de um dono e rodaram mais de 20 mil quilômetros durante um ano. Estes carros têm mais de dois anos de uso e costumam ter mais revisões e alguns problemas que os seminovos não têm, justamente por conta dos anos de uso.

Mas muito cuidado, porque se um carro seminovo não estiver bem cuidado e apresentar problemas na sua eficiência e estado geral, automaticamente passa à condição de carro usado!

Fazer o test-drive é muito importante para encontrar as diferenças. E contar com a ajuda de um mecânico de confiança possibilitará checar a veracidade dos dados fornecidos pelo vendedor e encontrar, se for o caso, qualquer detalhe que denuncie um problema que possa custar caro no futuro.

Prestar atenção à documentação do carro que pretende comprar

Na hora da compra, o Detran será de grande ajuda, pois é lá que você conseguirá ter toda a informação necessária do carro escolhido: você poderá saber se possui multas pendentes de pagamento, se o veículo sofreu um acidente e até se o veículo foi roubado alguma vez.

E tudo isso pode ser feito através da internet, sem a necessidade de ir pessoalmente ao Detran! Taxas em atraso também podem ser verificadas lá. E quando for fechar negócio, peça ao vendedor os originais e as cópias de todos os pagamentos de IPVA, CRLV, etc. feitos, para poder ter a documentação em dia e evitar qualquer dor de cabeça no futuro.

- Advertisement -

Deixe uma resposta

FontePagina3

MAIS NOTÍCIAS