PANDEMIA
Jaguariaíva reforça medidas de combate a Covid-19 após crescimento de novos casos

A prefeitura de Jaguariaíva irá adotar novos protocolos de prevenção a Covid-19 após novos casos serem registrados nos últimos dias e indicarem uma nova crescente no número de diagnósticos. Apenas na última sexta-feira (20) 17 pessoas tiveram a doença confirmada.
Na manhã do último sábado (21), o secretário municipal de Saúde, Márcio Martins de Carvalho, concedeu entrevista a Rádio Cidade FM onde confirmou que a prefeitura trabalha para conter um novo avanço da doença.
Entre as novas medidas anunciadas, está à proibição de reuniões com mais de dez pessoas, independente do local ou se em festas, encontros ou churrascos. O secretário aproveitou a oportunidade para pedir apoio a população para que realize denúncias caso estas situações sejam constatadas. As informações podem ser repassadas através dos números (43) 99164-4431 ou diretamente a Polícia Militar através do 190. A identidade dos denunciantes será preservada.
O secretário também explicou que a concentração de mais de dez pessoas em um mesmo estabelecimento segue permitida em igrejas, bares e restaurantes desde que cumpridas as medidas de prevenção e distanciamento social de ao menos 2 metros entre as mesas.
Durante a entrevista, Márcio ainda fez um alerta de que a população e comerciantes tem relaxado em relação às medidas de prevenção a doença. Pouco depois, uma ouvinte entrou em contato com a rádio e, ao vivo, fez uma denúncia sobre um caminhão de som que circulava pela cidade com aproximadamente 15 pessoas. A denúncia foi repassada a equipe da Vigilância Sanitária que tomou as medidas cabíveis ao caso.
Carvalho ainda reforçou a importância de que as pessoas utilizem álcool gel e máscaras, além de ressaltar o quanto o distanciamento social contribui para reduzir o número de casos. Ele também frisou que o aumento do número de casos pode levar a prefeitura a aderir medidas mais drásticas, como um novo fechamento do comércio e por isso se faz tão importante a colaboração de todos.
Painel
Nesta segunda-feira (23), o painel de monitoramento da Covid-19 disponível no site da prefeitura mostrava 490 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, dos quais 431 receberam alta médica, 11 vieram a óbito e 48 seguem ativos em acompanhamento. Um fator que vem preocupando as autoridades de Saúde do município é que o número de casos suspeitos também está alto somando 82 pessoas, o que pode aumentar o número de diagnósticos e pacientes ativos nos próximos dias
Informações: Folha Paranaense.
Campos Gerais
Arapoti edita novos decretos para conter avanço da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quinta-feira, 14, novas medidas, estabelecidas em decretos municipais, para tentar conter o crescente número de casos do coronavírus. Nas últimas 24 horas o município teve a confirmação de duas novas mortes e 28 novos pacientes diagnosticados com a doença.
Para tentar frear os números, o município volta a proibir a aglomeração acima de dez pessoas em qualquer local, seja em eventos, via pública e até mesmo na residência das pessoas com churrascos e celebrações. Denúncias de aglomerações podem ser encaminhadas para o Whatsapp (43) 9 9164-4431.
Os comerciantes deverão novamente controlar o acesso a seus estabelecimentos, limitando a capacidade à metade liberada pelo Corpo de Bombeiros. Formação e organização de filas em frente ao estabelecimento serão de responsabilidade dos proprietários, que também deverão informar na entrada a capacidade de seu comércio, além da disponibilização obrigatória de álcool em gel. Estabelecimentos que desrespeitarem as normas sanitárias poderão ser fechados entre uma a duas semanas, caso haja reincidência.
As igrejas poderão realizar seus cultos desde que com a capacidade limitada à 50% e com o distanciamento de 2 metros entre os fiéis. Academias funcionarão limitadas a até 30% de sua capacidade total. Bares, lanchonetes e restaurantes também terão limitação de 50% de sua capacidade e deverão manter distância entre as mesas de dois metros e deverão evitar que clientes se aglomerem tanto no espaço interno do estabelecimento, como no externo.
O toque de recolher fica estendido das 23h até às 06h, com exceção de pessoas que estão indo ou voltando do trabalho, ou procurando atendimento médico. Por fim, o uso da máscara segue obrigatório, seja dentro de espaços e estabelecimentos comerciais e de serviços e também nas vias públicas. Agentes estarão fiscalizando e orientando a população para o cumprimento das normas.
VIA: Folha Paranaense.
-
Campos Gerais22 minutos atrás
Arapoti edita novos decretos para conter avanço da Covid-19
-
Campos Gerais27 minutos atrás
Ampliação do CEMEI Pedro Nunes deve dobrar número de vagas
-
Radar33 minutos atrás
Homem embriagado ameaça esposa com uma faca
-
Radar2 horas atrás
Padrasto é preso após dar tiro no enteado em Wenceslau Braz
-
Radar4 horas atrás
Idoso é atropelado e morre na BR-153
-
Edição Impressa6 horas atrás
Folha Extra 2454
-
Política1 dia atrás
Indústria cresce pelo 7º mês consecutivo e recupera patamar pré-pandemia
-
Radar1 dia atrás
Jovem é preso por tráfico de drogas em Jacarezinho