conecte-se conosco


DECRETO

Diocese de Jacarezinho volta a realizar missas com a presença dos fiéis

Publicados

em

Foto: Arquivo Portal da Cidade Jacarezinho.

As celebrações religiosas com presença de fiés na Diocese de Jacarezinho foram reiniciadas a partir desta quarta-feira (29), conforme novo decreto de Dom Antonio Braz.

Nas celebrações litúrgicas os fiéis devem manter o devido distanciamento, uso obrigatório de máscaras, higienização com álcool gel 70% e aferição de temperatura como prevenção ao coronavírus.

Confira o decreto abaixo: 

“1. A DISPENSA dos fiéis que estejam no grupo de risco para o contágio da COVID-19,ou apresentem sintomas da COVID-19, sejam eles leigos, diáconos e religiosos(as) com domicílio ou quase-domicílio no território da Diocese de Jacarezinho, de cumprirem com a obrigação de participar da Santo Missa aos domingos de preceito conforme determina o cânone 1247. Aos fiéis dispensados e que não queiram participar da celebração presencial é recomendado que acompanhem através dos meios de comunicação.

2. Que os padres da Diocese de Jacarezinho retornem a presidir missas públicas com a participação dos fiéis nas Igrejas Paroquiais, Santuários e “Capelas”, e rezem por esta situação de calamidade. Recomenda-se,onde possível,a celebração da Santa Missa em lugares abertos, como é o caso da Missa drive­ -ln ou Campal, sempre com distanciamento. Se o número de missas for insuficiente para atender o fluxo de fiéis,que sejam aumentados os horários de missas disponíveis, e para isto concedemos dispensa para que cada sacerdote celebre acima do número de missas previsto no cânone 905. 

Leia Também:  Guto Silva visita Curiúva e participa de vistoria em obras de pavimentação asfáltica

3. Os padres do grupo de risco que livremente optarem por presidir a Santa Missa não tenham aproximação com os fieis. Desse modo, em que apenas Ministros Extraordinários as Sagrada Comunhão fora do grupo de risco distribuam a Eucaristia. 

4. Em cada município às Paróquias observem orientações sanitárias loca s sempre em sintonia com a resolução N.73412020 da Secretaria de Estado da Saúde. Nas celebrações litúrgicas os fiéis mantenham o devido distanciamento, uso obrigatório de máscaras, higienização com álcool gel 70% e aferição de temperatura. 

5. Na celebração da Santa Missa, na medida do possível, evitem que Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão do grupo de risco ajudem na distribuição da Eucaristia.

6. Que os Santuários e as Igrejas se mantenham abertas, arejadas e higienizadas durante às manhãs e tardes de todos os dias para oração privada dos fiéis,observados os cuidados preventivos e as orientações dos órgãos estaduais e municipais.Após ils celebrações seja viabilizada a devida higienização do templo religioso.

7. Mantenham suspensas às reuniões de pastorais e movimentos que causem aglomeração de pessoas.Para este fim,podem ser utilizados os meios on-line de comunicação.

Leia Também:  Turismo tem retomada gradual e setor acredita em recuperação plena em 2021

8. Aqueles que exercem alguma função litúrgica deverão utilizar máscaras segundo os critérios e necessidades do local. O presidente da celebração poderá optar em utilizar ou não a máscara, sempre de acordo com as necessidades e disposições do local. Tome-se cuidado com o compartilhamento de microfones de modo que sejam devidamente higienizados. 

9. Nas celebrações da Santa Missa o canto litúrgico e as homilias sejam breves. Desse modo, priorize que o Ato Penitencial, Kyrle, Hino de Louvor, Santo e Cordeiro de Deus, sejam apenas recitados ao invés de entoar cantos.

Recordo que a dispensa dos fiéis do grupo de risco que optarem por não participar da Missa tem o objetivo de evitar a propagação da COVID-19 através do Isolamento social, desse modo, exorto que seja evitada a circulação desnecessária.

Este Decreto passa a vigorar a partir do dia 29 de Julho de 2020 , Inclusive. Seu efeito é por tempo Indeterminado atê que sejam dadas novas disposições.”

Via: Porta da Cidade Jacarezinho.

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Paraná chega a 4.998 óbitos causados pelo novo coronavírus

Publicados

em

Foto. Divulgação AEN.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (22) mais 1.265 casos confirmados e 13 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 202.217 casos e 4.998 mortes em decorrência da doença. Há ajuste de caso confirmado detalhado ao final do texto.

 

INTERNADOS

Nesta quinta-feira são 700 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19: 572 em leitos SUS (261 em UTI e 311 em clínicos/enfermaria) e 128 em leitos da rede particular (39 em UTI e 89 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 825 pacientes internados, 376 em leitos UTI e 449 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

 

ÓBITOS

A secretaria estadual informa a morte de mais 13 pacientes. Todos estavam internados. São oito mulheres e cinco homens com idades que variam de 54 a 86 anos. Um óbito ocorreu em 3 de setembro e os demais em outubro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Maringá (4) e Cascavel (2), além de um registro em cada um dos seguintes municípios: Arapongas, Foz de Iguaçu, Itaguajé, Paranaguá, Paranavaí, Toledo e Umuarama.

Leia Também:  Ministério Público firma TAC com a prefeitura para fim do lixão em Carlópolis

 

FORA DO PARANÁ

O monitoramento contabiliza 2.109 casos de pessoas que não moram no Estado – 49 foram a óbito.

AJUSTES:

Exclusões:

Um óbito confirmado no dia 28/06 em Curitiba (M, 34) foi excluído por erro de notificação.

Confira o informe completo ou acesse direto o arquivo PDF.

 

VIA: AEN.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020