conecte-se conosco


ECONOMIA

Jaguariaíva mantém saldo estável de empregos e mais de 200 registros novos de MEI mesmo com pandemia

Publicados

em

Foto: Divulgação PMJ

Em meio a tantas notícias de recessão na economia desde março desde ano, o balanço do mês de junho feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e divulgado pelo Ministério da Economia na última terça-feira (28), traz na estatística do mês de junho o primeiro número positivo desde o início da pandemia no Brasil.

O estado do Paraná apresentou resultado positivo com a geração de 2,8 mil vagas de trabalho nos setores de Agropecuária – 2.654 postos de trabalho gerados e Construção – 7.400 postos de trabalho gerados.

Em Jaguariaíva o saldo de postos de trabalho tem se mantido estável, mas o que chama a atenção é a abertura de novos empreendimentos, foram 220 MEI’S (Microempreendedor Individual) emitidos somente neste ano.

Segundo um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, desde 2016, 106 empresas instalaram-se no município, além da indústria dos segmentos de transformação, como no ramo de madeira, e transporte.

De acordo com o secretário da pasta, Pedro Delgado, a concessão de espaços a 45 empresas, gerou o equivalente a 671 empregos que atendem a um público importante e expressivo, que não está inserido em outras áreas devido a baixa qualificação. “Iniciativas como esta contribuíram para que nos últimos anos nosso saldo anual de empregos fosse positivo, em 2019, por exemplo, o saldo foi de 489, número positivo para nossa economia”, afirma Delgado.

Leia Também:  Governo do Paraná estuda 'teste' de volta às aulas em cidades com menores índices de Covid-19

Compondo a lista de empregabilidade de mão de obra não qualificada, está o Distrito Industrial Ary Fanchin que recebe o ramo madeireiro e emprega atualmente cerca de 1200 pessoas e tem tido um grande volume de exportação, o que tem aquecido as contratações. Além destes segmentos mais distribuídos, o município também conta com as empresas de atuação multinacional como a Braspine e Arauco, que empregam em grande escala.

Para agregar a confiança do empresário em se instalar no município ou ampliar seu segmento, a administração municipal possui diversos incentivos, principalmente ao microempreendedor, um exemplo é a Lei 2736/2018 que concedeu espaços para a instalação de comércios não edificados, como trailers, e já beneficiou 29 cidadãos que hoje estão regularizados e passaram a ser donos do próprio negócio.

Com 2.972 CNPJ’s (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ativos, Jaguariaíva também tem uma grande expressão comercial no centro e nos bairros, onde o comércio emprega mais de 3.500 pessoas.

 

VIA: Assessoria.

COMENTE ABAIXO:

Campos Gerais

Obras de recuperação asfáltica continuam em Arapoti

Publicados

em

Foto. Divulgação.

A prefeitura municipal de Arapoti continua dando sequência as obras de recuperação da pavimentação asfáltica em diversas ruas do município. Após recuperar áreas afetadas pelo longo período das chuvas registradas em agosto, as obras agora seguem para outras regiões da cidade.

Nesta semana, as obras foram iniciadas na Rua Nabor Alves de Mesquita no trecho que passa pelas piscinas. No local, máquinas e operários realizaram obras de melhorias nas galerias pluviais, foram refeitas as chamadas boca de lobo e também dado início ao recapeamento asfáltico da via.

Também estão sendo realizadas obras de recuperação da pavimentação no trecho entre as Ruas Antônio João da Silva Pinto seguindo até a Rua Joaquim Lopes dos Santos.

O secretário municipal de Infraestrutura, José Reinaldo Werneck, explicou que as obras além de trazerem melhorias e mais segurança para o tráfego nas vias também atendem a um pedido antigo dos moradores. “É uma via importante para quem vai para os bairros Aratinga, Jardim Fabiane, Leffers, Mutirão 3 entre outros. Logo, é uma obra importante para os moradores destes bairros e demais usuários destas vias”, destacou.

De acordo com Werneck, outras vias do município estão no planejamento para receber as obras de recuperação da pavimentação e o cronograma deve seguir para Rua José Nunes de Souza no trecho que fica entre as ruas Manoelito Carneiro e Saladino de Castro. Já as obras da operação “Tapa Buracos” seguem sendo realizadas em diversos pontos da cidade.

Leia Também:  Testes em camundongos apontam que vacina da UFPR contra Covid-19 é eficaz em duas doses

 

Informações: José Adão – Voz do Povo de Arapoti.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020