14.2 C
Wenceslau Braz

Jaguariaíva tem novo decreto para combate a Covid e mutirão de vacina nesta quarta-feira

Medidas entraram em vigor nesta terça-feira e seguem até o próximo dia 26. Já as vacinas serão aplicadas em profissionais da educação, assistência social e pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos

A prefeitura de Jaguariaíva lançou um novo decreto de prevenção e combate a Covid-19 no município. As novas regras entraram em vigor nesta terça-feira (08) e seguem até o próximo dia 26.

- Advertisement -

Dente as principais medidas que fazem parte do documento, estão o toque de recolher a partir das 20h00, além da proibição da venda e consumo de bebidas em locais públicos ou estabelecimentos privados entre as 20h00 e as 05h00 do dia seguinte, mesmo que via delivery. Além disso, os comércios que realizam a venda de bebidas alcoólicas ficam proibidos de comercializar os produtos entre a sexta-feira e o domingo do período em que o decreto estiver em vigor. A proibição deve ser comunicada aos clientes através de avisos fixados nos estabelecimentos comerciais.

Em relação aos mercados, o decreto estipula que a abertura ocorra de forma antecipada a partir das 07h00. Sobre igrejas e demais tempos religiosos, estas podem funcionar desde que respeitem a ocupação de até 50% da capacidade máxima do local.

- Advertisement -

Aos domingos, apenas podem funcionar os estabelecimentos que se enquadrem como essenciais no decreto 6.983 de 26 de fevereiro de 2021. No caso de restaurantes, estes podem funcionar desde que sigam os horários dispostos no caput art. 2º do referido decreto, sendo expressamente proibida o consumo de bebidas alcoólicas no local.

Já para restaurantes e lojas de conveniências em postos de combustíveis situados em rodovias que fazem parte do município, devem seguir o parágrafo 1º do decreto 6.983 de 26 de fevereiro de 2021, sendo proibido o consumo de bebidas alcoolicas nestes locais nas sextas, sábados e domingos até o próximo dia 26.

O documento ainda estipula que o funcionamento de bares e choperias só poderá ocorrer desde que seja respeitada a ocupação de 30% da capacidade máxima do local. Já em casos de lanchonetes e restaurantes, a ocupação pode ser de no máximo 50% da capacidade total respeitando o distanciamento entre meses de 2 metros com no máximo 4 pessoas por mesa. O distanciamento pessoal no interior do estabelecimento deve ser de 1,5 metros.

 

Boletim

De acordo com a última atualização do Painel Covid-19 da prefeitura de Jaguariaíva até o fechamento desta matéria, o município tem um total acumulado de 3.477 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 3.195 já se recuperaram. O número de casos ativos que seguem em acompanhamento é de 167, dos quais 23 pacientes seguem internados. Desde o início da pandemia, a Covid-19 já matou 115 pessoas no município. Outros 116 casos seguem em investigação.

 

Vacinação

O município também segue dando sequência a vacinação dos públicos alvo. De acordo com o vacinômetro, também disponível no site da prefeitura, até o momento um total de 6.682 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, enquando 2.664 foram imunizadas com a segunda dose.

Nesta quarta-feira (09), está programado um mutirão de vacinação contra a Covid-19 tendo como público alvo os profissionais trabalhadores da área da Educação ou Assistência Social com idade igual ou superior aos 40 anos. Para isso, a pessoa deve apresentar documento de declaração que comprove o vínculo com a instituição educacional.

Também serão imunizados profissionais da Saúde definidos na Resolução 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde os quais devem apresentar o registro profissional do Conselho de Classe. Já o público com idade igual ou superior a 55 anos a demanda é livre.

A vacinação ocorre no ginásio que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde do Remonta. Das 09h00 as 11h30 serão imunizados os trabalhadores da educação e assistência social e, das 14h00 às 16h30 profissionais da Saúde que se enquadrem na resolução 287. No caso dos profissionais da Educação, devem apresentar CPF, carteira de vacinação, documento com foto e declaração de vínculo emitida pela instituição (Cemei’s, Pré-escola, Ensino Fundamental, Médio, Profissionalizante e EJA).

- Advertisement -

Deixe uma resposta

MAIS NOTÍCIAS