GANHANDO MUNDO
Estudantes de Tomazina e Siqueira Campos falam sobre expectativa de intercâmbio na Nova Zelândia

Alunas estão entre os 100 estudantes paranaenses selecionados para viajar e estudar fora do Brasil através do programa do Governo Estadual
Duas estudantes de municípios do Norte Pioneiro que estão entre os 100 alunos paranaenses selecionados para participar do projeto “Ganhando o Mundo”, do governo estadual, e conversaram com a Folha e falaram sobre a emoção de receber a notícia e as expectativas em relação a viagem para Nova Zelândia.
A aluna Vitória Aparecida dos Santos Barbosa, do Colégio Estadual Francisco de Oliveira em Tomazina, e Maria Luiza Bordignon Godoy, do Colégio Sagrada Família em Siqueira Campos, forão selecionadas para participar do programa devido as suas boas notas e bom desempenho escolar.
Em entrevista concedida ao Folha Extra, Vitória diz estar muito feliz e, ao mesmo tempo, assustada com a notícia recente. “Sempre foi meu sonho fazer um intercâmbio como esse, sempre estudei bastante. Gosto muito de ler e meus pais nunca precisaram ficar em cima de mim para ter que fazer as tarefas escolares” comemora a aluna.
Filha de pai granjeiro e mãe diarista, a jovem conta também que seus pais, Rosimara Aparecida dos Santos e João Batista Pires Barbosa, ao receberem a notícia ficaram ainda mais orgulhosos da filha. “Foi uma grande surpresa e misturou alegria com receio, pois é uma grande oportunidade para ela, mas lá do outro lado do mundo. Tem sempre aquela vontade de pai e mãe de querer os filhos por perto, mas a Vitória sempre se dedicou muito aos estudos, inclusive, deixando de lado momentos de lazer com amigos para estudar. Então, a gente não podia impedir ela de realizar esse sonho e vamos estar sempre apoiando. É um orgulho muito grande”, disse a mãe da estudante.
Vitória ainda falou um pouco sobre os planos para o futuro e deixou um recado para outros estudantes. “No momento, eu penso em cursar Letras Inglês/Português, mas ainda não é algo fixo e pode ser que essa ideia venha a mudar com essas novas experiências. Já o recado que eu deixo para outros estudantes é que se dediquem em busca de seus sonhos e não desistam, pois na vida para alcançar nossos objetivos precisamos ter foco, força e fé”, finaliza a jovem.
Já a aluna Maria Luíza além de contar como foi a reação ao receber a notícia também falou sobre como foi para convencer seus pais a deixarem ela viajar. “Eu fiquei tão feliz que paralisei, sem reação. Meus pais também ficaram muito felizes e orgulhosos, mas acabaram ficando com receio de que viajasse para um país tão distante devido a minha idade”, contou.
A mãe da estudante, Neuci Bordignon, falou como ela e o marido, Evantuil Lopes de Godoi, acabaram aceitando a ideia. “Nós recebemos ligações do Núcleo de Educação de Ibaiti e da diretora da escola onde a Maria estuda. Confesso que a princípio bateu aquele medo e receio de mandar nossa menina para um país longe, mas após estas conversas ficamos mais tranquilos ao entender como funciona o programa e os benefícios que a estadia na Nova Zelândia podem trazer para nossa filha”, contou.
Maria também deixou um recado para outros estudantes e agradeceu o apoio que sempre recebeu nos estudos. “Agradeço meus pais que sempre lutaram para que eu tivesse a oportunidade de poder me dedicar aos estudos. Agradeço também aos meus professores e a diretora da minha escola que sempre estiveram ao meu lado me motivando e sendo inspirações para mim. Eu digo aos outros estudantes que sempre que puderem estudem e se dediquem, pois um dia irão colher os frutos do aprendizado. Neste momento as coisas estão difíceis, mas não devemos perder as esperanças, pois estudar e aprender nunca é algo perdido ou jogado fora”, disse a estudante que pretende cursar Arquitetura ou Engenharia no futuro.
Sobre o programa
O Programa Ganhando o Mundo é uma iniciativa do Governo Estadual através da Secretaria de Educação (SEED), que incentiva alunos da rede pública a estudarem inglês através de intercâmbio na Nova Zelândia. A seleção desse intercâmbio foi feita pela média de notas e frequência. O estudante deveria ter média maior ou igual a 7,0 em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020, no 9º ano.
Cidades
Empresário de Siqueira Campos morre vítima da Covid-19

Um empresário do município de Siqueira Campos é a mais nova vítima fatal da Covid-19 no município. José Luiz de Carvalho, mais conhecido como Zé Jacaré, morreu na noite desta quinta-feira (08). Esta é a 20ª morte causada pela doença no município. As informações são do radialista Claret Coutinho.
Zé Jacaré estava internado em um hospital de Ivaiporã. Familiares informaram que o empresário foi entubado na última segunda-feira (05), mas devido a complicações relacionadas a doença não resistiu e veio a óbito. Seu corpo será sepultado em Curitiba.
O empresário foi um dos primeiros a instalar uma industria de confecções no município de Siqueira Campos, ainda na época do então prefeito Dirceu Rodrigues gerando emprego e renda na cidade.
-
Notícias1 dia atrás
Homem é atropelado na BR-153 e encaminhado ao hospital em estado grave
-
Cidades1 dia atrás
Empresário de Siqueira Campos morre vítima da Covid-19
-
Radar1 dia atrás
Idoso é atropelado no Centro de Siqueira Campos
-
Política1 dia atrás
André Vargas se movimenta para voltar ao cenário político parananese
-
Cidades1 dia atrás
Delegacia de Polícia de Wenceslau Braz tem três agentes e dois detentos com Covid-19
-
Radar1 dia atrás
Três jovens ficam em estado grave após veículo sair da pista na PR-092
-
Radar1 dia atrás
Jovem é preso após dar machadada na cabeça da mãe
-
Edição Impressa1 dia atrás
Folha Extra 2501