conecte-se conosco


SAÚDE

Hospital de Cornélio Procópio beneficiará 230 mil pessoas

Publicados

em

Foto. Divulgação AEN.

O Hospital Regional de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, irá atender todos os municípios da 18° Regional de Saúde, beneficiando cerca de 230 mil pessoas. O hospital, que teve o convênio federal assinado em 2010 será concluído até o segundo semestre de 2021.

Na última semana, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Cornélio Procópio para uma visita técnica às obras do futuro Hospital Regional. “Fizemos essa visita para alinharmos as expectativas entre o município e Estado. A obra está com 85% em sua execução, com previsão de entrega no próximo ano. O Governo do Paraná estuda convênio de custeio para os equipamentos a fim de possibilitar os atendimentos na unidade”, afirmou Beto Preto.

Ainda segundo o secretário, a finalização da obra faz parte do Plano de Governo de Ratinho Junior, de fortalecer a regionalização da saúde. “Seguindo a estratégia proposta pelo governador, estamos reforçando a importância de levar a saúde para mais perto das pessoas. Quando finalizado, este hospital terá aproximadamente 7.600 metros quadrados e possibilitará um atendimento mais regionalizado para os moradores da região”, disse.

O hospital terá três blocos, que contarão com centros cirúrgicos, leitos de enfermaria e outros 140 leitos. Ao todo, o prédio ocupa uma área de 7.613,77 metros quadrados. Com o funcionamento, o hospital poderá atender a uma população de cerca de 220 mil habitantes. São pacientes de Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Curiúva, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Nova Santa Bárbara, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.

Ao lado do hospital será construído um Ambulatório Médico de Especialidades (AME). “A posterior instalação do AME será uma importante conquista para a saúde de toda a população de Cornélio Procópio. Esperamos que o atendimento especializado de qualidade se torne referência para a população”, finalizou.

Leia Também:  Morre Luiz Carlos Peté ex-prefeito de Ibaiti

 

REUNIÃO

Após a visita técnica, o secretário se reuniu com prefeitos e lideranças regionais para definir o perfil sanitário do hospital e também discutir investimentos para o Norte do Estado.

 

PRESENÇAS

Participaram da visita técnica, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnorp) e prefeito de Sapopema, Gimerson de Jesus Subtil; o presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e prefeito de Nova América da Colina, Alexandre Basso; prefeitos dos municípios que compõe a 18ª Regional de Saúde, os assessores de gabinete do secretário da Saúde, Adilson Silva Lino, Cezar Verona, Ian Lucena e Silvio Sanches.

 

VIA: AEN.

COMENTE ABAIXO:

Norte Pioneiro

Marcelo Palhares defende enfrentar a Covid sem prejudicar o comércio em Jacarezinho

Publicados

em

Foto: Reprodução/Internet

Com 196 casos ativos da doença, Comitê Gestor da Covid-19 no município se reuniu para discutir sobre toque de recolher e lookdown

 

Em poucos dias o cenário da Covid-19 tomou novas proporções de crescimento no número de contágios da doença no município de Jacarezinho. Para se ter uma ideia da situação, o boletim informativo divulgado pela secretaria municipal de Saúde neste domingo (22) aponta que a cidade está com 196 casos ativos da doença.

O informe mostra que entre o sábado (21) e o domingo foram diagnosticadas 54 pessoas que testaram positivo para Covid-19. O município ainda registra quatro pacientes que estão internados e um que veio a óbito vítima da doença.

Diante da situação que volta a ser crítica, o Comitê Gestor da Covid-19 no município realizou uma reunião de urgência na última sexta-feira (20) no plenário da Câmara de Vereadores. O encontro ainda contou com a participação de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija). Como resultado do debate, foi encaminhado ao prefeito Sergio Eduardo Emygdio de Faria um pedido de toque de recolher. A princípio, chegou a se cogitar a possibilidade de Lookdown.

Eleito o novo prefeito do município tendo como um dos papéis o enfrentamento ao coronavírus a partir de 1º de janeiro de 2021, Marcelo Palhares se manifestou contrário a possibilidade de implementar o Lookdown em sua gestão. Para o novo chefe do Executivo jacarezinhense, a prefeitura deve trabalhar em busca de soluções e aplicação de novos protocolos em combate a doença, mas sem prejudicar a economia local.

“Nós não podemos recorrer a medidas que venham gerar desemprego e deixem diversas famílias sem a possibilidade de ganhar seu ganha pão. Para isso, precisamos proteger a população, mas sem punir os comerciantes”, destacou o prefeito eleito.

Leia Também:  Marcelo Palhares defende enfrentar a Covid sem prejudicar o comércio em Jacarezinho

Por outro lado, Palhares foi cauteloso ao reconhecer a necessidade da adoção de novas medidas. “Eu entendo que precisamos aumentar e ampliar os protocolos de prevenção e de segurança para reduzir o avanço da doença, mas temos que fazer isso com responsabilidade social e econômica”, pontuou.

Marcelo também destacou outras formas de combater o avanço da doença. “Acredito que devemos aumentar o número de testagem das pessoas. Assim, testou positivo isola este paciente e vamos rastrear as pessoas com quem ele já teve contato e submetê-las ao teste também, pois as vezes este paciente pode estar assintomático que são os maiores responsáveis pela transmissão”, explicou.

“Não vamos prejudicar quem trabalha e vamos buscar por soluções que não prejudiquem as pessoas. Se for o caso, vamos aumentar a fiscalização e a testagem. Vamos cuidar das pessoas e enfrentar o coronavírus, mas sem prejudicar a economia do nosso município”, finalizou.

 

Informações: Assessoria de Imprensa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020