conecte-se conosco


NORTE PIONEIRO

Municípios da região participam de estudo para retomada econômica do Turismo no Paraná

Publicados

em

Ribeirão Claro Morro do Gavião
Fotos: Ilustrativa - Reprodução/internet

Cepatur colheu dados em cidades de vários locais do estado para serem utilizados no plano de fomento ao turismo pós pandemia

O Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) realizou entre os dias 20 de maio e 03 de junho um levantamento de dados em diversas regiões do estado visando a criação de um plano de retomada econômica para o setor após os obstáculos criados pela pandemia da Covid-19. Por meio da Atunorpi (Associação Turística do Norte do Paraná), a região do Norte Pioneiro foi a única em que 100% dos municípios participantes responderam aos questionários, o que mostra o interesse em fomentar a prática do turismo nestas cidades.

A Paraná Turismo explicou que o projeto deve levar em consideração a situação de cada região diante da Covid-19, além de contar com experiências bem sucedidas em países que já enfrentaram o ápice da pandemia. Assim, o objetivo é desenvolver estratégias para que as atividades turísticas possam ser retomadas movimentando novamente a economia.

A pesquisa teve como tema principal “Sondagem dos impactos da Covid-19 no setor de turismo do Paraná”. A princípio, adianta o Cepatur, a ideia é que o setor de turismo retome suas atividades em um modelo de distâncias curtas abrangendo regiões com um raio de 200 quilômetros fortalecendo assim o turismo e economias locais.

Para diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, esse mapeamento levantado através da participação dos municípios é importante para o desenvolvimento do plano de retomada das atividades de maneira segura.  “Com este mapeamento, poderemos trabalhar com ações focadas, para atingir o público próximo e fomentar o turismo regional. Nosso intuito é convencer o paranaense a conhecer todas as belezas do Paraná”, explicou.


<Turismo para depois do coronavírus: os cenários para quando tudo isso passar>

Leia Também:  Homem é preso com três quilos de maconha em Ribeirão do Pinhal

No geral, o levantamento apontou que mais da metade dos municípios consideram a atividade como de grande importância para economia local, visto que as visitas, principalmente a locais de belezas naturais, atraem um grande fluxo de visitantes. Além disso, esta parcela dos entrevistados também acredita que a modalidade vai ajudar na recuperação das economias locais no período pós pandemia.

João Gouveia Cézar do Coletivo Pratique Turismo Regional, consultor da Atunorpi, também comentou o resultado da pesquisa.

“Desenvolvemos um trabalho em conjunto com a IGR e os municípios da região turística do Norte Pioneiro, não só na questão do desenvolvimento regional, mas também para que os municípios estejam mais envolvidos e com isto reagindo com maior agilidade as demandas do governo estadual e federal. A nossa expectativa é que isso venha crescendo até a região realmente estar em patamar de destaque no turismo brasileiro”.

O presidente da Atunorpi, Welington Trautwein Bergamaschi, destacou os trabalhos que vem sendo realizados pela associação para o desenvolvimento do turismo regional.

“Os municípios do Norte Pioneiro vem atuando já com várias demandas turísticas onde essa pesquisa do CEPATUR, só confirmou que nossa região é atuante e se destaca no turismo brasileiro. O estado obtido de participação dessa pesquisa mostra o empenho que a Instância de Governança faz na região com todos os municípios e o trabalho desempenhado junto aos governos Federal e Estadual construindo turismo com ótimos atrativos e profissionalizando produtos”.

Na região, 16 municípios que fazem parte da Instancia de Governanças Regionais do Norte Pioneiro participaram da pesquisa. São estes: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Ribeirão Claro turismo

Ribeirão Claro

Fonte: Atunorpi.

Leia Também:  Nerilda anuncia R$ 699 mil para recuperação da antiga estação que abrigará a Casa da Cultura de Arapoti

Da Redação/Atunorpi

COMENTE ABAIXO:

Campos Gerais

Servidora pública municipal de Arapoti recebe Moção de Aplauso na Câmara

Publicados

em

Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (05) a Câmara realizou a entrega da Moção de Aplauso à servidora pública municipal Ivanise Soares Alexandre, proposta pelo vereador Divair da Silva (PV). A entrega virtual, devido à pandemia, contou com a presença de vereadores, colegas de trabalho e do filho, Mateus.

Ivanise se aposenta da função pública ainda este ano, após 34 de trabalho. Ingressou na Prefeitura Municipal de Arapoti em 1986 como professora, e em 1989 assumiu o concurso na Função de Oficial Administrativo B onde permanece até hoje. Atuou na área Educacional, Departamento Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria de Finanças. Em 2001 assumiu o programa “Bolsa Escola”, que mais tarde em 2005 torna-se “Programa Bolsa Família”, sendo transferida para a Secretaria de Assistência Social, Na Pasta, continua a desenvolver o Cadastro Único e Programa Bosla Família, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Nascida em Jaguariaíva em 25 de agosto de 1968, é filha de Delciro Soares e Vera Helena Soares, ambos de família tradicional e de destaque na cidade.Casada com Marcelo José Alexandre, é mãe de Mateus, estudante do Seminário SETEL – Seminário Luterano Livre da Igreja Batista Filadélfia, com o ideal de ser Pastor.

Ivanise cursou o Magistério no Colégio Estadual Rodrigues Alves em Jaguariaiva, na década de 1980. Formou-se em Pedagogia pela Faculdade Ciências e Letras de Itararé – FAFIT no ano de 1988. Em 2011 formou-se em Gestão Pública.


É elogiada pelos colegas com quem trabalhou por seu profissionalismo impecável, ‘sem deixar de ser amiga, conselheira e até mesmo MÃE’. Colegas com quem trabalhou na Educação a descrevem como sensível, correta e determinada.

Leia Também:  Câmara de Arapoti faz lançamento oficial do livro Alma das Ruas nos Campos Floridos

A Câmara parabeniza Ivanise por toda sua determinação e dedicação ao longo da vida pública, a qual desempenhou com dignidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020