conecte-se conosco

unopar

Norte Pioneiro

Prefeitura emite nota informativa sobre o desabastecimento de água em Ibaiti

Publicados

em

Frente a situação vivenciada nos últimos dias na cidade de Ibaiti, referente ao desabastecimento de água, por conta da forte estiagem, a Prefeitura Municipal, através de seu gestor, o Prefeito Antonely Carvalho, vem se pronunciar e esclarecer os fatos:

A Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e a empresa Sanepar vem a vários meses discutindo medidas visando o aumento da captação de água para consumo da população de Ibaiti, fato este que, no dia 11 de outubro de 2019, ocorreu uma licitação pela Sanepar com objetivo de perfurar mais um poço artesiano com a finalidade de aumentar a capacidade de fornecimento de água potável a nossa população. Ocorre que, por falta de empresa interessada, a licitação deu DESERTA.

Frente a situação de estiagem, que permanece por mais de 170 (cento e setenta) dias sem chuvas consideráveis no município de Ibaiti, a captação de água se encontra deficitária, operando apenas com a metade da sua capacidade, o que está acarretando alguns desabastecimentos na cidade.

Diante disso, a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, e o Ministério Público local, agendaram uma reunião com a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar junto a 2ª Promotoria de Justiça desta Comarca, que aconteceu no dia 21 de outubro de 2019, às 14:00 horas, no fórum Des. Hugo Simas, nesta cidade.

Leia Também:  Paraná vai reforçar fiscalização na divisa com São Paulo; Norte Pioneiro é um dos principais acessos

Em referida reunião, que contou com a presença do Prefeito Municipal Dr. Antonely Carvalho, o Presidente da Câmara Municipal Sidinei Robis, a Diretora do Meio Ambiente do Município de Ibaiti Viviane Chueiri, e o Diretor Regional da Sanepar, o Sr Joarez Wolz, ficou acordado que a Sanepar, de forma emergencial, iniciará a perfuração de mais um poço para capacitação de agua dentro da estação de tratamento existente nesta cidade, colocando-o em funcionamento o mais breve possível. Também ficou compromissado que, paralelamente, prosseguirá o processo licitatório que deu deserto, para perfuração de outro poço para captação de água.

Desta forma, o Diretor Regional da Sanepar, Sr. Joarez Wolz, que pronunciou em nome da Cia, disse que em um curto período de tempo a Sanepar estará com mais dois (02) poços para captação de água em funcionamento no município de Ibaiti, e assim espera resolver a situação do desabastecimento na cidade.

Na ocasião, foram discutidas outras questões relacionadas a captação de água, tais como: fiscalização do desmatamento em nascentes, reflorestamento dos mananciais, etc…

Leia Também:  Romanelli confirma água da Sanepar no Distrito da Platina; investimento será de 2,7 milhões

Assim, visando informar toda a polução Ibaitiense, que se encontra aflita com a situação do desabastecimento de água, esclarecemos que as autoridades locais já estão trabalhando para que o abastecimento de água nas residências e todos os estabelecimentos comerciais se normalizem rapidamente.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

Wenceslau Braz estaciona e não registra casos de Coronavírus em dois dias

Último boletim com confirmação positiva foi na terça-feira (19)

Publicados

em

Não houve alteração no quadro de registros da Covid-19 em Wenceslau Braz da última terça-feira (19) até hoje. A informação é do departamento de saúde do Município.

A cidade que tem confirmado até o momento oito casos de coronavírus, vê nos últimos dois dias seu quadro estacionado. Das oito confirmações, sete pessoas estão em isolamento domiciliar e outra já está recuperada.

O último boletim é alivio para o município que segundo as informações, segue com cerca de 200 pessoas em processo de monitoramento, das quais tiveram contato com os pacientes que positivaram para a doença.

Veículos percorreram toda a cidade. Máscaras também foram distribuídas. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21) as equipes da vigilância municipal e sanitária, além da polícia militar e corpo de bombeiros realizaram uma ação preventiva pelas ruas da cidade com caminhão de som e viaturas policiais. A ação, de acordo com a equipe, é orientar a população a permanecer em casa e, caso necessário, utilizar máscaras sem exceção.

REGISTRO DA CIDADE

Em apenas dois dias a situação em Wenceslau Braz com relação ao novo coronavírus mudou completamente de cenário. Se há alguns dias a cidade não havia registrado nenhum caso confirmado da doença, o município tem agora a marca de oito casos positivos da para a COVID-19, encabeçando a lista da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho.

Leia Também:  Em fuga da polícia, ladrões capotam Hilux roubada em Tomazina

Diante da nova realidade, a gestão municipal anunciou que deve adotar novas medidas para enfrentamento a COVID-19 no município, dentre as quais o reforço no quadro efetivo de agentes da vigilância sanitária para promover maior fiscalização em vias públicas, comércios e, inclusive, bloqueios nos trevos de acesso à cidade, ainda sem previsão.

Outra medida que deverá entrar em vigor já no fim de semana é o toque de recolher, que segundo as autoridades municipais, deverá ser no horário das 21h as 06h da manhã.

Além desta medida, a prefeitura está em busca de apoio do Exército para promover um controle mais rígido no fluxo de pessoas no município. Com isso, a gestão já estaria em contato com a Defesa Militar de Ponta Grossa para solicitar apoio nas ações que devem ser realizadas na cidade. Apesar disso, ainda não há previsão de quando o contingente deva chegar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020