conecte-se conosco


Norte Pioneiro

Prefeitura trabalha para colocar Tomazina no cenário nacional do Turismo

Publicados

em

“Desliga o celular e escute o som das águas”. Foi com esta frase que o programa Meu Paraná, da emissora RPC (Rede Paranaense de Comunicação) descreveu a sinfonia encontrada na cidade de Tomazina, destino do programa exibido no último sábado (12).

Aos seus 153 anos de história, o município situado no Norte Pioneiro do Paraná tem seu nome ligado a homenagem ao Major Tomaz e guarda consigo uma série de belezas naturais e lendas que se mantem vivas entre os moradores do município.

O pacato município com cerca de 8 mil habitantes conserva características e costumes tracionais que ilustram muita coisa deste mais de um século de história. Situada em uma região de relevo montanhoso e as margens do Rio das Cinzas, as belezas naturais do município têm sido vistas com bons olhos para impulsionar o turismo e a economia no município.

O prefeito Flavio Zanrosso, falou sobre os trabalhos que a prefeitura vem realizando para explorar essa área e fomentar o turismo no município. “Tomazina tem muitas belezas naturais que precisam ainda ser exploradas. Nossa gestão tem feito muito pelo turismo, como a construção do parque Salto Cavalcante, o Parque do Trevo, uma nova Passarela e o Parque das Corredeiras. Estamos trabalhando para colocar Tomazina no cenário nacional do turismo, pois teremos opções para que os turistas venham conhecer as belezas naturais da nossa cidade”, destacou.

Leia Também:  Polícia prende três homens com 370 caixas de cigarros em Joaquim Távora

Porém, por se tratar de áreas naturais, Flávio fez questão de destacar que todos os trabalhos de sua gestão levam em consideração a preservação ambiental. “Nós queremos desenvolver o turismo e gerar economia para nossa cidade, mas claro, sempre prezando pelas questões de cuidados com a natureza e preservação do meio ambiente”, frisou.

SUPERAÇÃO E ESPERANÇA

Se as belezas naturais mostram muito sobre o município, a superação e esperança pode ser uma maneira de descrever a força dos moradores tomazinenses. Em 2010, o município enfrentou uma grave enchente onde as águas do Rio das Cinzas levaram casas e a correnteza deixou um rastro de destruição.

Porém, com trabalho, esforço e dedicação, os moradores recuperaram grande parte do que foi destruído, assim como foi realizada a reconstrução do novo terminal rodoviário e reestruturação da prainha. O que muitos dos tomazinenses carregam de lição desta catástrofe é que a natureza é sempre quem manda.

LENDA DA SERPENTE

Em um enredo de natureza e superação não poderia faltar uma boa história, e Tomazina não deixou isso em branco com a famosa “Lenda da Serpente” que pode causar o “Apocalipse tomasinense”.

Leia Também:  Rapaz é encontrado morto e Polícia investiga acidente misterioso

Reza a lenda que um homem forasteiro que vagava pelas fazendas da região acabou se envolvendo e engravidando duas moças. Na época, gravidez era sinal de casamento e, sabendo que não teria como casar com as duas mulheres e tinha arrumado a maior confusão, o homem fugiu deixando as duas mulheres desesperadas.

Desesperadas e sem saber o que fazer diante da situação, as mulheres jogaram as crianças nas águas do Rio das Cinzas. Os bebês acabaram se encontrando em meio a corredeira e, ao se unir, transformaram-se em uma serpente gigante. Segundo a história, a serpente teria cavado um buraco para destruir a cidade, mas acabou adormecendo ao chegar embaixo da Igreja Matriz, onde permanece até hoje.

A fé dos tomazinenses e suas boas ações seriam a receita para manter a serpente adormecida, pois, segundo a lenda, caso a fé e crença dos moradores se acabe, a serpente irá acordar e causar o Apocalipse Tomazinense.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

Prefeitura garante alimentação aos alunos durante paralisação das aulas

Publicados

em

Foto: Divulgação.

O prefeito de Tomazina, Flávio Zanrosso, informou à população que as famílias dos alunos da rede municipal, inscritos no programa Bolsa Família, ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social, não ficarão desassistidas durante a suspensão das aulas devido à pandemia causada pelo COVID-19.

Em uma ação que será realizada pela secretaria de Educação e o departamento de Assistência Social do município, serão entregues na casa dos alunos cestas básicas que garantirão a segurança alimentar a centenas de alunos tomazinenses.

“O governo estadual já garantiu aos alunos da sua rede a alimentação durante esse período. Como o governo federal não se definiu quanto aos municípios, decidimos fazer nossa parte e continuar cuidando dos nossos alunos”, explicou o prefeito.

A secretaria municipal de Educação, com esforço e união das equipes de todas as escolas da rede, disponibilizará, para todos os alunos da rede municipal, material didático para que o conteúdo escolar e o processo de aprendizagem não sejam prejudicados durante o período de isolamento social. Os materiais serão entregues de forma a garantir a segurança de todos.

Leia Também:  Polícia prende três homens com 370 caixas de cigarros em Joaquim Távora

Segundo o prefeito de Tomazina, essa medida atenderá muitas famílias que ainda não têm acesso aos meios digitais. “Como temos em nossa cidade um grande número de famílias que não possuem acesso à internet, o material será disponibilizado para todos. Vamos realizar a entrega dos materiais e também dos alimentos de modo que nenhum aluno seja prejudicado, evitando também a aglomeração de pessoas”, detalhou o prefeito.

Até o momento, o município de Tomazina não possui nenhum caso de contaminação pelo COVID-19. Dessa forma, para continuar cuidando da integridade e saúde da população, o prefeito garantiu que o município permanece seguindo as orientações do ministério da Saúde, e também da secretaria estadual de Saúde, especialmente no que diz respeito às aulas, que só serão retomadas quando não houver nenhum risco de contaminação aos alunos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020