conecte-se conosco


TURISMO

Projeto institui o Circuito Cicloturístico Rota Norte Pioneiro

Publicados

em

Foto: Divulgação.

Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Goura (PDT) apresentaram nesta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei 552/2020 que institui o Circuito Cicloturístico Rota Norte Pioneiro que se estende a 20 cidades da região. Em seis pontos, o projeto objetiva desde o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico até o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia de Cornélio Procópio e dos municípios vizinhos.

“O cicloturismo é uma modalidade em que se utiliza a bicicleta não somente como meio de transporte, mas como uma parceira de viagem. O cicloturista diferencia-se do turista comum, pois seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino final, mas aproveitar o caminho que geralmente consiste em estradas rurais e secundárias recheadas de atrativos naturais e culturais”, diz Romanelli em sua justificativa.

Romanelli destaca ainda que os cicloturistas movimentam a economia local e interagem muito mais com os moradores da região. “Uma outra vantagem é que a prática não demanda grandes obras ou investimentos. A criação de estruturas e medidas simples e eficazes podem atrair mais participantes e movimentar regiões que antes não seriam exploradas turisticamente.

 

Leia Também:  Com 17 pacientes ativos, Wenceslau Braz se aproxima dos 200 casos da Covid-19

Municípios

Além de Cornélio Procópio integram o Circuito as cidades de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

As prefeituras poderão definir, dentro dos limites do respectivo município, o traçado da rota que fará parte do Circuito de forma integrada com as rotas das cidades vizinhas, mapear e divulgar os atrativos e produtos turísticos da região, disponibilizar informações e oferecer matérias das rotas, atrativos e produtos turísticos em meios de comunicação físicos e virtuais, como mapas, cartilhas, certificados, passaportes, sites e aplicativos e ainda formar consórcios para a implantação, administração, manutenção e gestão dos circuitos.

“Com a implantação de circuitos cicloturisticos, a cooperação entre Estado e municípios será fortalecida. O Estado definirá o circuito e a sinalização adequada e os municípios, além da efetivação da rota e assistência aos ciclistas, vão disponibilizar uma estrutura cicloviária para uso diário dos moradores”, completa Romanelli.

 

Via: ALEP.

COMENTE ABAIXO:

Norte Pioneiro

Hospital de Cornélio Procópio beneficiará 230 mil pessoas

Publicados

em

Foto. Divulgação AEN.

O Hospital Regional de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, irá atender todos os municípios da 18° Regional de Saúde, beneficiando cerca de 230 mil pessoas. O hospital, que teve o convênio federal assinado em 2010 será concluído até o segundo semestre de 2021.

Na última semana, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Cornélio Procópio para uma visita técnica às obras do futuro Hospital Regional. “Fizemos essa visita para alinharmos as expectativas entre o município e Estado. A obra está com 85% em sua execução, com previsão de entrega no próximo ano. O Governo do Paraná estuda convênio de custeio para os equipamentos a fim de possibilitar os atendimentos na unidade”, afirmou Beto Preto.

Ainda segundo o secretário, a finalização da obra faz parte do Plano de Governo de Ratinho Junior, de fortalecer a regionalização da saúde. “Seguindo a estratégia proposta pelo governador, estamos reforçando a importância de levar a saúde para mais perto das pessoas. Quando finalizado, este hospital terá aproximadamente 7.600 metros quadrados e possibilitará um atendimento mais regionalizado para os moradores da região”, disse.

O hospital terá três blocos, que contarão com centros cirúrgicos, leitos de enfermaria e outros 140 leitos. Ao todo, o prédio ocupa uma área de 7.613,77 metros quadrados. Com o funcionamento, o hospital poderá atender a uma população de cerca de 220 mil habitantes. São pacientes de Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Curiúva, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Nova Santa Bárbara, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.

Ao lado do hospital será construído um Ambulatório Médico de Especialidades (AME). “A posterior instalação do AME será uma importante conquista para a saúde de toda a população de Cornélio Procópio. Esperamos que o atendimento especializado de qualidade se torne referência para a população”, finalizou.

Leia Também:  Regionais de Saúde recebem novos bolsistas do Projeto Covid UENP

 

REUNIÃO

Após a visita técnica, o secretário se reuniu com prefeitos e lideranças regionais para definir o perfil sanitário do hospital e também discutir investimentos para o Norte do Estado.

 

PRESENÇAS

Participaram da visita técnica, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnorp) e prefeito de Sapopema, Gimerson de Jesus Subtil; o presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e prefeito de Nova América da Colina, Alexandre Basso; prefeitos dos municípios que compõe a 18ª Regional de Saúde, os assessores de gabinete do secretário da Saúde, Adilson Silva Lino, Cezar Verona, Ian Lucena e Silvio Sanches.

 

VIA: AEN.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020