19.3 C
Wenceslau Braz

Onda de frio chega ao Norte Pioneiro e temperatura mínima pode chegar a -1° C

Assim como em todo sul do Brasil, municípios da região sofrem queda brusca na temperatura entre a terça-feira e a quinta-feira. Termômetros só voltam a subir a partir da sexta-feira

- Advertisement -

A região Sul do Brasil se prepara para chegada de uma massa de ar polar que promete derrubar as temperaturas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Conforme dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), no estado paranaense a onda de frio deve fazer os termômetros registrarem temperaturas mínimas variando entre -1 e -5°C.

A queda das temperaturas também está prevista para região do Norte Pioneiro onde os moradores acostumados com o clima quente podem enfrentar temperaturas negativas em alguns municípios da região.

- Advertisement -

Na região de Wenceslau Braz, a terça-feira (27) teve temperaturas com mínima de 14° e máxima de 25° com pancadas de chuva e tempo fechado, situação que começa a mudar na quarta-feira (28) com queda considerável nos termômetros onde a mínima chega a 5° e a máxima não deve passar dos 15° e tempo seco. A quinta-feira (29), assim como em outras regiões do estado, deve ser o dia mais frio para os brazenses com mínima de -1° e máxima de 13°. A partir de sexta-feira (30), as temperaturas voltam a subir, mas o frio continua, com previsão de mínima de 1° e máxima de 17°. O final de semana deve ser nublado seguindo a alta nos termômetros, com mínima de 4° e máxima de 20° no sábado (31) e mínima de 7° e máxima de 22° no domingo (1).

Já na região de Ibaiti, na terça-feira os termômetros ficaram na marca de mínima 14° e máxima de 27, temperatura que cai para mínima de 5° e máxima de 16 na quarta-feira e chega a mínima de -1° e máxima de 14° na quinta-feira. Na sexta-feira os números voltam a subir com mínima de 1° e máxima de 18° e no final de semana frio continua com mínima de 4° e máxima de 21° no sábado e mínima de 7° e máxima de 23° no domingo.

Segundo dados do site Clima Tempo, Jacarezinho e região não devem registrar temperaturas negativas. A terça-feira não foi tão fria assim no município que registrou mínima de 15° e máxima de 28°, cenário que muda consideravelmente nesta quarta-feira com temperaturas variando entre mínima de 6° e máxima de 17°. Na quinta-feira, a mínima fica em 0° e máxima de 15° e, na sexta-feira as temperaturas voltam a subir de maneira tímida com mínima de 2° e máxima de 19°. O fim de semana deve ser frio, mas um pouco mais agradável com mínima de 5° e máxima de 22° no sábado e mínima de 8° e máxima de 24° no domingo.

Na região de Andirá, na terça-feira as temperaturas ficaram entre mínima de 14° e máxima de 27° e, nesta quarta-feira, os números caem para mínima de 5° e máxima de 16°. A quinta-feira será fria onde a mínima pode chegar a -1° e a máxima não passa dos 14°. Assim como nos demais municípios da região, a partir da sexta-feira as marcas nos termômetros voltam a subir com mínima de 1° e máxima de 18° e o final de semana tem no sábado mínima de 4° e máxima de 21°. Já no domingo as temperaturas ficam entre mínima de 7° e máxima de 23°.

Apesar do grande alarde que tomou conta de mídias de notícias e das redes sociais sobre temperaturas na casa dos 15° negativos e neve, o meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri amenizou a situação informando que as temperaturas não devem fugir muito do frio registrado no mês passado. “É uma massa de ar polar que vai derrubar bastante as temperaturas, mas não como foi comentado nas redes sociais na semana passada, de pior frio do século. Vamos sim ter temperaturas baixas, próximas de zero até mesmo no norte do estado”, explicou.

As temperaturas dos próximos dias em todas as cidades da região podem ser conferidas nos sites climatempo.com.br/ ou simepar.br.

Precaução

O governo do Estadual informou que já está mobilizado para atender a população durante a passagem da massa de ar polar pelo Paraná, principalmente entre a quarta e a sexta-feira. Órgãos como a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros já estão tomando medidas preventivas para amenizar os impactos da passagem da massa polar e frio intenso. “Vamos usar muito o método da informação e da orientação, fazendo com que a população se antecipe ao frio. Em parceria com as prefeituras, vamos disponibilizar espaços para abrigar aqueles moradores de rua nesses dias”, disse o chefe da Comunicação Social da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal.

Já o Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas evitem realizar a queima de produtos como álcool, gasolina entre outras substâncias não indicadas para aquecer os ambientes, pois podem ocasionar a queima do oxigênio provocando mortes por asfixia.

Fonte Temperaturas: Dados Clima Tempo e Simepar.

- Advertisement -

Deixe uma resposta

MAIS NOTÍCIAS