-0.4 C
Wenceslau Braz

Parceria entre IDR e prefeitura visa fomentar Turismo Rural em Jaguariaíva

Coordenadora do Instituto, prefeita e equipes da prefeitura estiveram reunidas com proprietários de propriedades com potencial turístico para debater sobre o setor

Para movimentar o plano de turismo rural em Jaguariaíva, política pública que a prefeita Alcione Lemos trabalha para implantar no município, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (Setma), promoveu neste início de semana, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento-Seab, ações com a coordenadora de Turismo Rural do IDR-Paraná, Terezinha Busanello Freire.

- Advertisement -

Com a presença de cerca de 20 proprietários de áreas com potencial turístico, a coordenadora realizou uma palestra com o tema “Fomento Turismo Rural Jaguariaíva”. Sediado no Cine Teatro Valéria Luercy, o encontro proporcionou uma troca de conhecimentos e explanação das mais diferentes possibilidades de atividade turística em propriedades rurais, como o Turismo de Experiência, de Base Comunitária, Técnico Científico, Gastronômico e Agroturismo.

- Advertisement -

Na oportunidade, a prefeita Alcione ressaltou que o primeiro passo de sua gestão para consolidar o Turismo organizado em Jaguariaíva foi a criação da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (Setma), dando autonomia à pasta, cuja atividade é promissora no município. “Para que o Turismo Rural dê certo, precisamos de pessoas que acreditem junto conosco, nesse projeto, acreditar e fazer dar certo. Trabalhar para a implantação de políticas públicas envolve toda comunidade”, afirmou a prefeita.

A coordenadora Terezinha pontuou que é necessário identificar os potenciais e roteirizar as propriedades, de acordo com suas atividades. Ainda garantiu o suporte dos extensionistas do IDR-PR para segmentar os eixos de turismo nas áreas em Jaguariaíva.

Percorrendo quase 100 km de estrada de chão, a coordenadora Terezinha também realizou uma visita técnica às comunidades sertanejas, acompanhada da secretária da Setma, Sandra Negrini, o diretor de Turismo, Rafael Pomim, o técnico da Emater Edo Rodrigues Mota, e o engenheiro agrônomo Sandro Drinko de Matos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.

Uma das visitas foi ao bairro Jangai, que está inserido no projeto Caminhos do Sertão e já recebeu importantes incentivos da prefeitura, como iluminação e limpeza, além de uma verba para a pavimentação destinada pelo Governo do Estado. Na propriedade do morador Joeslley Sowa, o “Paraíso nas Pedras”, futuras instalações de uma pousada com vista para todo sertão e os paredões da Santa.

No trabalho de pesquisa e extensão rural, a última visita foi à Fazenda Cercado Grande, do proprietário José Luiz da Fonseca Pereira, que já desenvolve atividades turísticas no município. Na ocasião, estiveram presentes a prefeita Alcione, o secretário de Governo Ghiovanny Lorusso, também o Gerente de agência do Sicredi “Novos Horizontes”, Leandro Carlos Niehues e a gerente de Negócios Agro, Silvana Leite.

- Advertisement -

Deixe uma resposta

MAIS NOTÍCIAS