fbpx
conecte-se conosco


IMUNIZAÇÃO

Prefeitos da região participam de reunião e aderem a consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19

Publicados

em

Foto: Ilustrativa - Reprodução/Internet

Objetivo é que os municípios possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir as demandas nas cidades

 

Cerca de mil prefeitos de todo o país se reuniram na última segunda-feira (01) para discutir a criação de um consórcio de municípios para aquisição de doses da vacina contra a Covid-19. O objetivo é que as prefeituras possam adquirir por conta própria doses do imunizante caso o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, não de conta de suprir toda a demanda. Na região, prefeitos de nove municípios participaram da reunião.

Na região do Norte Pioneiro, já demonstraram interesse em aderir ao consórcio os prefeitos José Salim Haggi Neto, de Cambará, José Marcelo Piovan Guimarães, de Santa Mariana, Iona Elisabeth Alves Abib, de Andirá, Edui Gonçalves, de Guapirama, Edimar de Freitas Alboneti, de Barra do Jacaré, e Marcelo Palhares, de Jacarezinho. Juntos, estes municípios concentram uma população de 102.901 pessoas.

Em contato com o secretário municipal de Saúde de Wenceslau Braz, João Torres, este informou que o município apesar de não aparecer na lista do consórcio até o fechamento desta edição, vai aderir a iniciativa. “O prefeito Taidinho visando o bem da população também vai aderir ao consórcio. Já preenchemos a documentação e agora o prefeito vai assinar e formalizar o interesse a adesão ao consórcio público visando ter mais uma alternativa para proporcionar acesso da nossa população ao imunizante”, explicou.

Leia Também:  Prefeitura publica decreto que normaliza atividades em Wenceslau Braz; confira as regras

Já na região dos Campos Gerais, a iniciativa foi aderida pela prefeita de Jaguariaíva, Alcione Lemos, pelo prefeito de Arapoti, Irani José Barros, e pelo prefeito de Sengés, Nelson Ferreira Ramos. Juntos, os três municípios somam uma população de 82.712 pessoas.

“Assim que surgiu a possibilidade de assinar a intenção de compra, junto com outros municípios, nossa administração já agilizou o processo. Estamos analisando todas as frentes e elaborando medidas para garantir que os prejuízos à saúde e economia do município sejam minimizados. Estamos em conversa constante com os comerciantes e diariamente com nossas equipes de saúde, encontrando a melhor forma de combater a COVID-19, mas sabemos que a vacinação é a solução mais eficaz para retomarmos a normalidade”, afirmou a prefeita de Jaguariaíva Alcione Lemos.

Até o fim da tarde desta quinta-feira (04), um total de 111 municípios do estado do Paraná já haviam assinado o protocolo de intenção em participar do consórcio de vacinas. Já em todo o país, o número de prefeitos que aderiram a ideia era de 649, sendo que o prazo para aderir ao consórcio termina ao meio dia desta sexta-feira (05). “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Leia Também:  Ministério Público recomenda que agentes da segurança sejam vacinados em Wenceslau Braz

A previsão é que a associação seja de fato efetivada e instalada até o próximo dia 22 de março, sendo que as prefeituras devem elaborar projetos de lei a serem encaminhados as câmaras de vereadores para aprovação das compras.

 

Informações: Frente Nacional de Prefeitos e Agência Brasil.

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Empresário de Siqueira Campos morre vítima da Covid-19

Publicados

em

Foto: Reprodução/Internet

Um empresário do município de Siqueira Campos é a mais nova vítima fatal da Covid-19 no município. José Luiz de Carvalho, mais conhecido como Zé Jacaré, morreu na noite desta quinta-feira (08). Esta é a 20ª morte causada pela doença no município. As informações são do radialista Claret Coutinho.

Zé Jacaré estava internado em um hospital de Ivaiporã. Familiares informaram que o empresário foi entubado na última segunda-feira (05), mas devido a complicações relacionadas a doença não resistiu e veio a óbito. Seu corpo será sepultado em Curitiba.

O empresário foi um dos primeiros a instalar uma industria de confecções no município de Siqueira Campos, ainda na época do então prefeito Dirceu Rodrigues gerando emprego e renda na cidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Com a pandemia, visita virtual no Museu de Ibaiti é opção para driblar o tédio
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2021