fbpx
conecte-se conosco


NOVAS REGRAS

Prefeitura publica decreto que normaliza atividades em Wenceslau Braz; confira as regras

Publicados

em

Foto. Folha Extra.

Novo documento estende horários de funcionamento e acesso de clientes aos estabelecimentos, além de retomar atividades religiosas e em academias entre outras medidas

 

A prefeitura municipal de Wenceslau Braz divulgou nesta terça-feira (06) no Diário Oficial um novo decreto que anula os anteriores e dispõe de novas medidas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. As medidas estão em vigor entre as 00h00 da segunda-feira (05) e valem até as 23h59 do domingo (18).

De acordo com o documento, o decreto visa normalizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais do perímetro urbano e zona rural do município. O toque de recolher passa a vigorar entre as 22h00 de um dia até as 06h00 do dia seguinte. Neste período, poderão circular apenas empregados e trabalhadores de empresas, indústrias e comércios que poderão exercer atividade entre este horário. Laboratórios de análises clínicas, farmácias, unidades hospitalares e empresas de serviços funerários podem atender em horários diferenciados de acordo com as necessidades da população.

Em casos de mercados e mercearias, estes estabelecimentos podem voltar a atender o público aos domingos entre as 06h00 e as 15h00 realizando a venda e entrega de produtos no local e sistema de Delivery. Os proprietário ou gerentes ficam responsáveis por organizar as filas mantendo distanciamento entre pessoas de dois metros, inclusive no interior do estabelecimento, além de fornecer aos clientes álcool gel e exigir o uso de máscaras. Porém, continua sendo proibida o consumo de bebidas alcoólicas no local ou imediações do estabelecimento. As orientações também valem para comércios que vender assados.

Já os estabelecimentos como panificadoras, restaurantes, lanchonetes, bares, hamburguerias, pizzarias, sorveterias, comércio de Açaí, salgados e similares podem retomar o atendimento e consumo no interior dos estabelecimentos, desde que respeitem o distanciamento de dois metros entre os clientes até as 21h00. Os responsáveis devem deixar disponível aos clientes álcool gel e exigir o uso de máscaras, respeitando ainda a ocupação máxima de até 40% da capacidade total do estabelecimento, considerando a presença de funcionários, colaboradores, proprietário e etc. A venda de bebidas alcoólicas nestes estabelecimentos aos domingos segue proibida. Entre as 21h00 e as 23h59 estes estabelecimentos podem continuar o atendimento na modalidade Delivery, e os restaurantes podem funcionar de domingo a domingo entre as 06h00 e as 21h00.

Já os estabelecimentos bancários, agência dos Correios, correspondentes bancário e Lotérica devem manter um funcionário na parte externa organizando as filas e mantendo dois metros entre as pessoas, além de fornecer álcool gel e exigir o uso de máscara. Também deve ser aferida a temperatura e respeitar a ocupação máxima de 40% da capacidade total do local.

Leia Também:  Prefeitura de Ibaiti compra quatro ônibus 0 Km para o transporte escolar

Igrejas e templos religiosos podem retomar a abertura se segunda a domingo no horário entre as 06h00 e as 22h00, ficando os representantes responsáveis pelo controle de acesso dos fiéis ao estabelecimento não estrapolando 40% da capacidade total do local, a contar a presença de pastores, padres, ancião, funcionários, colaboradores e fiéis. Todos devem utilizar máscara durante todo o culto ou missa, além de acesso ao álcool gel e respeitando o distanciamento de dois metros entre as pessoas. As orientações também valem para as academias de ginástica.

O atendimento nos postos de combustíveis para abastecimento, troca de lubrificante, lavagem e limpeza segue sem alterações e pode funcionar de domingo a domingo, porém, as lojas de conveniências devem respeitar o horário de funcionamento das 06h00 as 22h00, sendo proibido o consumo de alimentos ou bebidas no interior do estabelecimento em qualquer dia ou horário. Também será necessária a aferição de temperatura e disponibilização de álcool gel aos clientes que devem utilizar máscaras.

Independente do tipo de comércio, está expressamente proibida a distribuição ou alocação de mesas e cadeiras na parte externa, como em calçadas.

Leia Também:  Morte de contador da Câmara causa comoção em Salto do Itararé

Outro ponto citado no decreto é que continuam suspensas as aulas presenciais na rede municipal de Ensino.

Continua sendo proibidos a realização de eventos de entretenimento ou culturais, o que envolve casa de shows, circos, atividades esportivas (inclusive futebol) e demais correlatas. As atividades de locação e acomodação de eventos festivos seguem suspensas, sejam públicas ou privadas, como em caso de clubes e chácaras. As reuniões familiares podem ser realizadas com até dez pessoas do mesmo núcleo familiar, sendo este número extrapolado considerado aglomeração, seja em espaço público ou privado.

A fiscalização das medidas dispostas no decreto fica sob responsabilidade de secretaria municipal de Saúde que irá contar com o apoio das polícias Militar e Civil. O descumprimento das regras pode acarretar em sanções a comerciantes e pessoas que forem flagradas descumprindo o decreto, inclusive para quem circular por vias públicas sem utilizar máscara. O consumo de álcool ou uso de narguiles em vias públicas está proibido em qualquer dia ou horário.

A prefeitura pede ainda que a população colabore respeitando as medidas de contenção e enfrentamento a Covid-19 e, caso sejam flagradas situações que descumpram o decreto, denúncias podem ser realizadas através do telefone (43) 3528-1418.

 

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Tutora Unopar fala sobre experiência em ser enfermeira e curso de Enfermagem em Wenceslau Braz

Publicados

em

Foto. Divulgação.

Neste dia 12 de Maio, Diretoria Unopar parabeniza a todos os profissionais por seu amor, compromisso e dedicação com o cuidado ao próximo

 

No dia 12 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, uma data especial para reconhecer e homenagear o trabalho destes profissionais da saúde que dedicam amor e carinho aos pacientes e pessoas que necessitam de cuidados com sua saúde.

A Universidade Unopar, pioneira em EAD em todo o país e a primeira a trazer o curso de bacharel em enfermagem na região de Wenceslau Braz, vem neste dia tão especial homenagear a todos os profissionais que atuam na área.

Enfermeira a mais de nove anos e tutora do curso de enfermagem no polo de Wenceslau Braz, Thaysa Pollyana dos Santos Costa, falou um pouco sobre a experiência de atuar nesse ramo. A enfermeira contou como a profissão se tornou um sonho em sua vida. “Desde criança sempre gostei de cuidar das pessoas. Minha avó paterna tinha insuficiência renal e necessitava de três hemodiálises por semana na cidade de Londrina. Quando ela estava em casa, devido a estar cansada, passava a maior parte do tempo deitada, e com isso eu cuidava dela. Nessa época, minha prima Gisele cursava enfermagem e me contou como era, acabei me encantando”, conta a profissional.

Leia Também:  Inscrições para o curso de Agentes de Informações Turísticas em Arapoti vão até 17 de maio

Thaysa também conta que a profissão conta com momentos de altos e baixos, principalmente agora durante a pandemia. “São várias histórias, mas as mais recentes tem nos marcado muito. Lembro do meu primeiro paciente entubado por complicações da Covid e quadro grave. Foi difícil, mas graças a Deus ele se recuperou e voltou para nos agradecer. Esse carinho é muito gratificante. Por outro lado, já teve paciente que chegou consciente, conversando e acabou na UTI e, infelizmente, não voltou”, desabafa.

Sobre o curso de enfermagem, Thayse é enfática ao indicar para pessoas que tem amor em cuidar do próximo. “É uma profissão muito humana. Fazer enfermagem é um ato de amor, pois temos que ter um carinho no acolhimento aos pacientes, prestar assistência, muitas vezes tranquilizar essa pessoa e ser um ombro amigo. Agora durante a pandemia, mais do que nunca estamos vendo todos os esforços que estes profissionais fazem, muitas vezes deixando sua família e suas vidas de lado para cuidar de outras pessoas. Tem que ter muito amor a profissão”, pontuou.

As diretoras Cida Santucci e Tálita Santucci parabenizam a todos os profissionais da área pelo seu dia em nome de toda a equipe dos polos Wenceslau Braz, Arapoti, Jaguariaíva, Quatiguá, Siqueira Campos e Itaporanga/SP, com um carinho especial aos nossos tutores que além de atuarem no ramo também partilham seus conhecimentos com nossos alunos e fazem parte a formação de novos profissionais.

Leia Também:  Prefeitura realiza reintegração de posse na “Boate” de Siqueira Campos

 

Enfermagem Unopar

A Unopar Wenceslau Braz oferta o curso de bacharel em enfermagem, com duração de cinco anos e diploma reconhecido pelo MEC em todo o país assim como o presencial. O aluno tem todo conteúdo teórico como aulas, vídeos, tarefas, atividades, material didático e tutores online em seu Ambiente Virtual, além de aulas de uma a duas vezes por semana em laboratórios completos com todos materiais e equipamentos para aprender o dia a dia de sua futura profissão na prática.

“A área da enfermagem é bastante ampla com diferentes focos de atuação. Para quem gosta, é uma formação que vale muito a pena. Aqui na Unopar o conteúdo é muito bom, o aluno tem tudo no AVA e já vai para aula prática sabendo o que vai ser ministrado. Contamos com uma estrutura bem equipada para aulas praticas e nós tutores buscamos repassar aos alunos tudo aquilo que vivemos no dia a dia da profissão”, explica a tutora Thaysa.

Vale lembrar que o curso de enfermagem está disponível para alunos de cidades de toda a região.

Quer saber mais sobre os cursos Unopar e toda a estrutura é só mandar um whats: (43) 99816-0328 ou (43) 99923-3119.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2021