PROVOCOU DEBATE
Termo ‘jaguara’ usado em campanha das empresas de ônibus gera polêmica

Com o objetivo de conscientizar a população, empresas de ônibus lançaram a campanha ‘não seja jaguara’, porém, o que tinha propósito de diminuir aglomerações no transporte coletivo se tornou uma polêmica.
Recém lançada nas redes sociais, a campanha provocou debate em alguns setores. É o caso do presidente da ACP (Associação Comercial do Paraná), Camilo Turmina, que disse que a campanha é agressiva.
“Chamar o usuário de jaguara? Isso é inadmissível. A campanha é meio agressiva, pejorativa e maldosa. Porque, na verdade, jaguara é quem instituiu uma lei em 87 e diz que eu, como empregador, tenho dar um vale transporte com validade de vencimento e meu funcionário fica refém de um transporte de má qualidade”, disse Turmina.
Além disso, o presidente não poupou críticas sobre aglomerações dentro do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. “A população encurralada dentro dos ônibus, empilhadas. Nós estamos pedindo uma coisa só, os passageiros sentados dentro do ônibus.”
CAMPANHA ‘NÃO SEJA JAGUARA’ CAUSA POLÊMICA
Em resposta as críticas de Turmina, a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) disse que, infelizmente, a mesma cobrança que a ACP faz do sistema de transporte, ela não faz dos seus associados, que na grande maioria não adeririam a flexibilização de horários, que poderia ajudar na diluição dos usuários dos horários de pico.
De acordo com os idealizadores, ‘jaguara’ foi usado por ser genuinamente paranaense. No contexto da campanha, ele é usado para descrever alguém que está prejudicando a coletividade em benefício próprio.
O termo ‘piá de prédio’, também foi usado em uma peça publicitária, criticando uma parte da população que continua realizando festas e aglomerando pessoas.
Redação Paraná Portal e CBN Curitiba
Norte Pioneiro
Prefeitura entrega residências populares em Jacarezinho

Ao todo, dez famílias receberam as chaves das novas casas situadas no Jardim Panorama
A prefeitura municipal de Jacarezinho realizou, na última sexta-feira (15) a entrega de dez casas populares no bairro Jardim Panorama. As unidades que foram concluídas no fim do ano passado fazem parte do programa habitacional da gestão anterior.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, as obras de construção das unidades habitacionais foram concluídas no ano passado, porém, aguardavam a conclusão do ligamento de água e energia elétrica para que fossem entregues aos moradores contemplados.
O prefeito Marcelo Palhares comemorou a entrega das residências e colocou como meta a construção de novas moradias populares no município. “Finalizamos as obras nesses poucos dias e entregamos aos moradores. Agora a meta é conseguir um grande número de casas populares para reduzir o déficit habitacional que existe em Jacarezinho. Além disso, aqui no Panorama existe a necessidade da pavimentação e já estamos em conversa com o governo do Estado para conseguir os recursos”, pontuou.
Informações: Assessoria Prefeitura de Jacarezinho.
-
Norte Pioneiro21 minutos atrás
Prefeitura entrega residências populares em Jacarezinho
-
Norte Pioneiro29 minutos atrás
Alagamentos no viaduto da BR-153 causam atrito entre prefeito e Triunfo/Econorte
-
Norte Pioneiro59 minutos atrás
Municípios do Norte Pioneiro recebem insumos para vacinação contra a Covid-19
-
Campos Gerais2 horas atrás
Prefeitura de Jaguariaíva planeja volta às aulas com segurança sanitária para alunos e servidores
-
Radar2 horas atrás
Mulher é assassinada com tiro no queixo no Norte Pioneiro
-
Campos Gerais3 dias atrás
Arapoti edita novos decretos para conter avanço da Covid-19
-
Campos Gerais3 dias atrás
Ampliação do CEMEI Pedro Nunes deve dobrar número de vagas
-
Radar3 dias atrás
Homem embriagado ameaça esposa com uma faca