19.3 C
Wenceslau Braz

Tomazina recebe certificado de reconhecimento nacional do Ministério da Saúde

Certificados foram entregues aos municípios que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho na Atenção Primária

- Advertisement -

O município de Tomazina está entre os nove municípios do paraná que receberam do Ministério da Saúde um selo de reconhecimento às medidas adotadas no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no terceiro quadrimestre de 2020. No Brasil, 225 cidades foram contempladas com a certificação.

Segundo o Ministério da Saúde, o certificado é o reconhecimento do esforço dos profissionais de Saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde. “O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba. É importante e estratégico para o SUS o Governo Federal continuar investindo cada vez mais na Atenção Primária”, reforçou o Secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério, Raphael Câmara.

“O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba. É importante e estratégico para o SUS o Governo Federal continuar investindo cada vez mais na Atenção Primária” – Secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério, Raphael Câmara

- Advertisement -

Foram certificadas as gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho. Dentre os critérios estão: Consultas de pré-natal; Atendimento odontológico na gestação; Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; Cobertura de exame cito patológico; Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; Acompanhamento de pessoas hipertensas; e Solicitação de hemoglobina clicada para pessoas com diabetes.

O prefeito de Tomazina, Flavio Zanrosso, parabenizou os profissionais da Saúde pelo esforço empreendido durante a pandemia e reforçou que a Saúde continuará tendo foco prioritário da gestão municipal. “Nosso respeito e a nossa admiração pelos trabalhadores que estão fazendo a diferença em um momento tão difícil”, destacou Flavio Zan.

Além de Tomazina, também foram certificados os municípios; Santa Helena (20ª Regional de Saúde Toledo); Maripá (20ª Regional de Saúde Toledo); Perobal 12ª Regional de Saúde Umuarama); Castro (3ª Regional de Saúde Ponta Grossa); Barracão (8ª Regional de Saúde Francisco Beltrão); Campo Bonito e Iguatu (10ª. Regional de Saúde Cascavel) e Jaguariaíva (3ª Regional de Saúde Ponta Grossa).

- Advertisement -

Deixe uma resposta

MAIS NOTÍCIAS