conecte-se conosco

unopar

Cidades

Unidade de coleta em Jacarezinho convoca doadores para repor estoque

Publicados

em



(Foto: Ilustrativa)

Infelizmente, as pessoas em geral só lembram de determinados assuntos quando a água chega no pescoço, como é o caso das transfusões de sangue. Tem coisa que não sai da cabeça do brasileiro, como o sonho de ganhar na loteria e, mesmo as probabilidades disso acontecer serem de um em cada 50 milhões, ninguém deixa de fazer aquela “fezinha”. Mas você sabia que as chances de se precisar de sangue durante a vida é de uma a cada três pessoas?

O assunto é importante em todas as épocas do ano, mas há períodos em que os estoques dos bancos de sangue ficam ainda mais precários e o sinal de alerta é ligado. Já pensou que ruim alguém querido precisar de uma transfusão e a família ou amigos terem que recorrer a campanhas na internet para conseguir sangue? Não que isso não seja uma ótima tentativa, mas doar sangue pode ajudar salvar a vida de um familiar, amigo ou de um desconhecido, o importante é salvar uma vida.

Leia Também:  Wenceslau Braz estaciona e não registra casos de Coronavírus em dois dias

Segundo dados do Hemepar, com o feriadão de carnaval o número de doações voluntárias de sangue nas Unidades de Coleta e Transfusão apresentam uma queda de 40% e, consequentemente, há uma baixa nos estoques. Pensando na prevenção da falta de sangue e em manter os estoques em dia para atender a população, a Unidade de Jacarezinho está convocando os moradores do Norte Pioneiro para realizarem doações.

Qualquer pessoa com idade entre 16 e 67, com peso mínimo de 50 KG e que esteja em boas condições de saúde pode se tornar um herói do cotidiano e ajudar a salvar vidas. Também é importante ter um cuidado com a alimentação ao menos 12 horas antes de realizar a coleta e procurar não ingerir bebidas alcoólicas.

Os interessados devem comparecer a Unidade de Coleta e Transfusão de Jacarezinho que atende de segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 munidos de documento de identificação como o RG. Menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis. Para quem gostar da ideia de salvar vidas, as doações podem se repetir sendo realizadas com um intervalo de 60 dias entre os homens e 90 dias para as mulheres.

Leia Também:  Tribunal de Justiça autoriza reabertura do comércio em Joaquim Távora

Bora lá?

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Campos Gerais

Vereador protocola projeto para redução de vagas na Câmara de Jaguariaíva

Publicados

em

Rafael quer nove vereadores na Câmara de Jaguariaíva - Foto Divulgação

O vereador Rafael de Souza conseguiu nesta quinta-feira, 21, protocolar um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que estabelece a redução do número de vagas na Câmara Municipal. Hoje, Jaguariaíva conta com 13 vereadores e caso o texto seja aprovado, a cidade passaria a ter nove vagas no legislativo.

A luta de Rafael foi longa. Ele apresentou o projeto em junho do ano passado, porém, até então, ainda não havia conseguido o número mínimo de nove assinaturas exigidos para tramitação de qualquer matéria que altere a Lei Orgânica. “Acredito que este momento de pandemia foi essencial para sensibilizar meus companheiros de trabalho” falou o parlamentar, que conseguiu a assinatura de dez vereadores.

Agora o texto será lido na próxima sessão e irá para análise e parecer das comissões da Câmara. Na sequência, o projeto entrará em pauta para discussão e votação em plenário. Para a alteração ser aprovada, necessita-se do voto de 2/3 dos vereadores em dois turnos.

Rafael justificou a sua proposição ao perceber o número excessivo de vereadores em Jaguariaíva em comparação com outros municípios de maior porte. “Em Maringá, por exemplo, existem 15 vereadores”. A Constituição prevê que cidades entre 30 mil e 50 mil habitantes devem ter um mínimo de nove vereadores e no máximo de 13. “Agora comparando Jaguariaíva com Maringá; aqui temos um vereador para cada 2,7 mil habitantes, enquanto lá é um para cada 28 mil” complementou.

Leia Também:  Wenceslau Braz completa 72 horas sem novos registros da Covid-19; saúde pede cautela

Ele aponta que a economia com os quatro parlamentares a menos ao longo de todo um mandato será de aproximadamente R$ 2 milhões aos cofres públicos. “É um dinheiro que poderá ser investido na Saúde e Educação” falou.

Rafael entende que este momento de crise mundial exige a extinção dos privilégios. “Acredito que o privilégio é a causa fundamental da miséria no mundo. Se não abrirmos mão desses privilégios, não vamos conseguir combater as diferenças sociais. Espero a aprovação do texto, mesmo que isto custe a minha cadeira” finalizou Rafael.

Fonte: Folha Paranaense

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020