A formação de um calendário de eventos que ajude na consolidação de uma identidade cultural formada. Com o desfile cívico, realizado no 7 de setembro, o município de Wenceslau Braz se aproxima finalmente de ter datas que se tornem tradições e independam de gestores municipais para acontecer, se tornando um patrimônio da comunidade.

Somente em 2017 foram, além do desfile, outros dois eventos de grande porte para os padrões do município: o Carnaval Braz Folia e a Virada Cultural, realizada em agosto. Para o restante do ano ainda estão previstas a 3ª edição da Expobraz, que acontece pela iniciativa privada mas com apoio da prefeitura local, e o aniversário da cidade, no final de novembro.

Essa formação passa pela estruturação da secretaria municipal de Cultura e Turismo, que encabeça esses eventos, geralmente com apoio de outras pastas, como Educação e Esporte. Com uma equipe que atua especificamente na área, a prefeitura passou a ter capacidade de promover esses eventos com qualidade. Todos tiveram participação maciça da população e o objetivo é que se tornem tradição no município.

O Braz Folia, primeiro carnaval de rua de Wenceslau Braz após décadas, teve três dias de shows artísticos, eventos para idades e públicos variados além de praça de alimentação, com participação popular acima do esperado.

Depois a prefeitura inovou e realizou a primeira edição da Virada Cultural, onde aconteceram mais shows artísticos e as oficinas que são promovidas pela secretaria de Cultura (como dança, teatro, circo, música, capoeira, etc) puderam se apresentar. Mais uma vez grande público e ótima aceitação da comunidade.

Já o desfile cívico contou com escolas, instituições e projetos sociais, que deram um exemplo de patriotismo ao desfilar pelo centro da cidade no 7 de setembro. Entre participantes e espectadores, foram milhares de pessoas acompanhando o primeiro desfile do gênero após um hiato de mais de 20 anos sem comemorações referentes ao Dia da Independência.

“Desde o início do nosso mandato estamos nos pautando por uma revolução cultural, e isso passa pela formação de um calendário e tradições de eventos que sejam genuinamente nossos, feitos por nós e para nós. Hoje eu tenho orgulho em dizer que a cultura em Wenceslau Braz é levada a sério e tratada como um dos pilares da nossa administração”, avalia o prefeito de Wenceslau Braz, Paulo Leonar (PDT).

DEIXE UMA RESPOSTA