conecte-se conosco


O QUE VALE A PENA

Lições (além da escola) que as crianças podem aprender na quarentena

Publicados

em

Foto: Freepik

Por Verônica Fraidenraich – Canguru News

Há muitas aprendizagens que as crianças podem aprender em casa nesta época de isolamento social. E elas não estão relacionadas apenas a conteúdos curriculares: são experiências que podem valer para toda a vida e incluem habilidades como autonomia, senso de responsabilidade, pensamento matemático e gerenciamento de emoções.

Patrícia Noleto, psicóloga infantil e uma das idealizadoras do workshop Treinamento de Pais, em Belo Horizonte, diz que as casas vivem uma nova dinâmica  e isso exige estabelecer outras rotinas e outros combinados com todos os integrantes da família. “Esse momento diferente que todos nós estamos vivendo é um tempo de aprendizado para todo mundo, inclusive, para as crianças”, afirma a psicóloga.

Colaborar com as tarefas domésticas, aprender a respeitar o espaço dos pais, e mesmo jogar jogos como dominó podem contribuir para esse enriquecimento pessoal. “É importante que os pais, nesse momento, se dediquem a pensar em como promover tempo de qualidade, no que diz respeito à convivência familiar e atividades que gerem aprendizagens diversas para os filhos”, afirma Roberta Panico, pedagoga e diretora de desenvolvimento educacional da Comunidade Educativa Cedac, em São Paulo. Abaixo, saiba como as crianças podem vivenciar essas aprendizados.


Aprendizagens valiosas que a quarentena pode proporcionar às crianças

  1. Senso de responsabilidade e autonomia. Com a mudança na rotina, os pais tiveram que assumir as tarefas domésticas e as crianças também podem colaborar com essas demandas. Isso contribui para que sintam-se importantes e tenham senso de pertencimento ao espaço em que vivem. “Podem ser coisas pequenas, não importa a complexidade da atividade, o que importa é a criança se sentir útil”, destaca Patrícia. Para tanto, há muitas tarefas nas quais elas podem ajudar: arrumar a cama, guardar as roupas, organizar os brinquedos no fim do dia, ajudar a fazer um bolo, lavar a louça, pôr a mesa nas refeições, guardar talheres, colocar a roupa no varal e varrer a casa (ainda que não fique perfeito).
  2. Autocuidado. Durante o momento de higiene pessoal, a criança pode aprender sobre a importância de se cuidar. Isso vale, por exemplo, na hora escovar os dentes, que deve ser feito com cuidado e corretamente, sempre após as refeições. Serve também para a prática de lavar as mãos. A esta altura, a maioria das crianças (as maiores, pelo menos) já entendeu a necessidade de deixar as mãos limpas depois de brincar e antes de comer, para eliminar sujeiras e combater a proliferação de vírus, como o coronavírus e outros.
  3. Respeitar o espaço do outro.Mesmo sendo difícil, a crianças terá de entender que os pais estão em casa o tempo todo, mas nem sempre disponíveis, pois terão outras demandas de trabalho ou mesmo domésticas. Compreender isso e respeitar a privacidade dos adultos é um desafio para os pequenos que pode se tornar uma grande possibilidade de aprendizado.
  4. Pensamento matemático. Jogos como memória, dama e dominó ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, a concentração e a capacidade de resolver problemas. Vale também criar novos jogos e as regras a serem seguidas.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fake News do “Não Autorizo” do Facebook reaparece na rede social

Cidades

Campanha estadual do Mesa Brasil arrecada mais de 212 toneladas de produtos

Publicados

em

De 16 de abril até 9 de julho foram arrecadados 212.372 quilos de produtos - Divulgação

Criada para amenizar os impactos da pandemia do Covid-19 na vida dos paranaenses, a ação é uma parceria entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com empresas de comunicação do estado

 Ação conjunta entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e empresas de comunicação – Rede Massa, Grupo RIC TV Paraná, Band TV Bandeirantes Paraná; rádios associadas à Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP Radiodifusão Paraná), e jornais que fazem parte da Associação dos Diários do Interior do Paraná (ADI-PR) – a campanha estadual do Mesa Brasil segue em todo o estado. De 16 de abril até 9 de julho foram arrecadados 212.372 quilos de produtos, entre alimentos, materiais de higiene e limpeza além de máscaras, luvas descartáveis e álcool em gel.

Do total, 205.714 kg são de alimentos; 5.138 kg de produtos de limpeza, e 1.520 quilos de itens de higiene, todos arrecadados nos postos de coleta localizados nas unidades de Serviço do Sesc PR e nas do Senac em Castro, Irati, Prudentópolis e São Mateus do Sul. O Exército Brasileiro tem apoiado a iniciativa e auxiliado na logística da campanha.

Leia Também:  Sengés, o paraíso espera por você

As doações são encaminhadas e distribuídas pelo Programa Mesa Brasil, presente em sete unidades de serviço do Sesc PR, a instituições sociais cadastradas. São parceiros da iniciativa os sindicatos patronais do comércio filiados à Fecomércio PR, as Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, as prefeituras, empresas e pessoas físicas que também podem doar para a campanha.

Mais informações sobre a campanha AQUI.


dest
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020