Cidades

Agência do IBGE Jacarezinho é desativada

Medida faz parte da resolução do Conselho Diretor da instituição e visa modernização da rede
(Foto: Ilustrativa - Reprodução/Internet)

Seguindo a Resolução do Conselho Diretor do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a agência da instituição do município de Jacarezinho encerrou suas atividades. A Folha Extra entrou em contato com Luiz Carlos Rodrigues, coordenador de sub área, que esclareceu as dúvidas sobre a mudança.

De acordo com o coordenador, a extinta agência atendia aos municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Cambará, Andirá, Barra do Jacaré, Bandeirantes e Itambaracá, sendo que os serviços que eram realizados no local foram remanejados para as sedes de Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina de acordo com a proximidade.

Luiz também falou sobre os serviços que eram realizados pela equipe da agência na região. “O Pnad é a pesquisa mais importante realizada pelo IBGE, pois mede os níveis de educação, grau de instrução, emprego, desemprego, salários entre outros dados importantes. Também são realizadas pesquisas econômicas para medir o PIB (Produto Interno Bruto) do país, além de levantamento do estoque regulador para controle da balança de importação/exportação. Aí tem também as pesquisas de número de nascimentos, óbitos, óbitos fetais, casamentos, divórcios entre outras que são informações importantes”, explica.

Com relação a qualidade e prestação dos serviços, Luiz garantiu que não haverá danos a população. “Não há a mínima possibilidade de que isso ocorra, pois os serviços e as pesquisas vão continuar sendo realizadas e teremos profissionais do IBGE trabalhando na região, a única coisa que acontece é que a estrutura física em Jacarezinho não existe mais, o que faz parte de um processo de modernização da rede do IBGE em todo o país”, destaca.

Dos cinco funcionários que faziam parte da equipe em Jacarezinho, um foi transferido para Ourinhos/SP, três para Santo Antônio da Platina e Luiz irá para Cianorte. Já a documentação também foi remanejada para as sedes que passam a atender as cidades que faziam parte da agência de Jacarezinho. A entrega do prédio ao proprietário deve ocorrer nos próximos dias após o término da reforma.