Política

Alep homenageia defensores públicos pelo Dia Nacional da Defensoria Pública

Defensora pública Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Paraná, falou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição
Defensora pública Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva e Silvana Aparecida Portes Becker, presidente da Apofilab de Cascavel (Foto: Divulgação/Alep)

Por iniciativa do presidente da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), a defensora pública Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Paraná (Adepar), falou durante a sessão plenária desta segunda-feira (14) sobre o trabalho desenvolvido pela instituição. A presença dela no Legislativo destaca de forma antecipada o Dia do Defensor Público, comemorado nacionalmente em 19 de maio.

A defensora destacou a parceria da Defensoria Pública do Estado do Paraná com o Legislativo paranaense, em projetos que beneficiam a população que não tem condições de arcar com despesas para a contratação de advogados. “A Assembleia tem sido uma parceira muito grande. Todos os projetos que temos enviado à Casa têm sido aprovados, como a regulamentação do fundo da Defensoria Pública junto ao Tribunal de Justiça”, explica.

Lívia Martins Brodbeck disse que a Defensoria Púbica Estadual passa por um momento de ascensão, com a assinatura de um convênio com o Tribunal de Justiça que regulamentou o fundo de aparelhamento que vai garantir melhores condições de trabalho e mais recursos para ampliação da sua estrutura. “Além disso, criamos alguns núcleos de atuação estratégica para a infância e a juventude, na questão da execução penal e na regularização fundiária. É um trabalho reconhecido pela população, pelos movimentos sociais e atores do sistema de Justiça”, afirmou.

Traiano parabenizou a defensora em reconhecimento pelos trabalhos da Defensoria Pública do Paraná, presidida pelo defensor público-geral Eduardo Pião Ortiz Abraão. “Apesar de ser uma instituição nova, recente, presta relevantes serviços no campo social, defendendo aqueles que mais precisam da mão estendida dos nossos defensores. Sigam neste caminho, que os objetivos, certamente, serão alcançados”, afirmou.