Cidades

Alunos do Norte Pioneiro tem experiência como empreendedores do Fiep

Unidades de educação em Santo Antônio da Platina e Bandeirantes foram premiados como uma das ideias mais criativas entre cinco regiões
["Alunos da miniempresa confeccionaram nichos reaproveitando rejeitos de uma ind\u00fastria"] (Foto: Reprodução/Divulgação)

Criado pela Junior Achievement e implementado em todas as unidades de educação do Sistema Fiep, o programa Miniempresa reconheceu os melhores projetos das regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Noroeste, Norte, Campos Gerais e Sudoeste do Paraná.

O objetivo do Miniempresa é incentivar o espírito empreendedor nos alunos, oferecendo suporte no desenvolvimento de ideias, criação de produto, arrecadação de recursos, organização de fluxo de caixa e orientação na gestão de pessoas.

Com o programa, sete municípios foram classificados na região Norte, entre eles, o projeto “Feito à Mão” de Santo Antônio da Platina, reconhecido pela criação de nichos, e o CESBE, de Bandeirantes, que trabalhou com a criação de bolsas para carregar celular.

Além dos objetos produzidos pelos alunos da região, estudantes dos outros municípios criaram almofadas, aparadores, suportes de celular e puffs.

A estudante do grupo Fiep de Santo Antônio da Platina, Maria Stephannie Petrini da Silva, resumiu o evento como uma experiência única.

“Foi uma experiência incrível, onde tivemos a oportunidade de ver como funciona o mercado de trabalho. Descobrimos que quando todos têm força de vontade e nos juntamos para conseguir algo, apesar de algumas dificuldades, alcançamos o objetivo. Aprendemos muito com o programa, desde mexer com planilhas até ter uma visão geral de como tudo acontece antes de chegar ao consumidor”, comenta.

A miniempresa "Feito à Mão" segue a linha de sustentabilidade, e para construir seus nichos reaproveitou rejeitos de uma indústria do município.

Com total feedback entre os 31 integrantes do grupo, os alunos participaram ativamente do projeto, dividindo dúvidas, ideias e experiências nos setores de corte, colagem, acabamento, controle de qualidade e embalagem.

Com a venda dos nichos, os alunos conseguiram comprar 76 pacotes de fraldas para ajudar o Asilo São Francisco de Assis de Santo Antônio da Platina.

Todo processo foi acompanhado por mentores, denominados advisers que, segunda a coordenadora do Fiep Juliana Braziliense Sebastiany, têm papel fundamental no desenvolvimento das miniempresas.

“Foi um projeto sensacional, com ideias muito criativas, foram 1545 alunos envolvidos, além dos mentores que foram fundamentais e auxiliaram os estudantes durante todo o processo de confecção”, comenta.

Juliana ainda relata a importância da expansão do projeto para todos os municípios do Estado. “O projeto Junior existe há bastante tempo na Região Metropolitana, porém em 2017 se estendeu para todas as unidades do Fiep no Paraná e o resultado neste primeiro ano já foi satisfatório”, frisa.

Fora os municípios da região, participaram do projeto as cidades de Arapongas e Cambé, além dos três primeiros colocados do programa, Apucarana (1° Lugar), Rolândia (2º Lugar), Londrina (3º Lugar).

Os três vencedores participarão da etapa estadual que acontecerá em Curitiba, durante o Congresso Sesi ODS, no próximo dia 30 de outubro no Campus da Indústria.

Grupo "Feito à Mão" é composto por 31 estudantes