campos gerais

Arapoti contará com atendimento do SAMU 192

Equipe será composta por quatro motoristas, quatro técnicos de enfermagem, dois telefonistas e dois funcionários para serviços gerais
(Foto: Reprodução/Assessoria)

Reunião realizada no gabinete da prefeitura municipal definiu os últimos acertos para que o município passe a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A atividade, que também contará com apoio de transporte aéreo, terá como base as instalações da Defesa Civil, que passarão por adequações, dentre as quais está uma nova saída de emergência para ambulâncias.

A equipe do SAMU será composta por quatro motoristas, quatro técnicos de enfermagem, dois telefonistas e dois funcionários para serviços gerais (limpeza e cozinha). Arapoti já tem garantida uma ambulância de suporte básico para o SAMU repassada pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, através da Portaria 4299, do dia 27 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União em 29 de dezembro do mesmo ano.

Como a efetivação do atendimento do SAMU, a microrregião formada por Arapoti, Jaguariaíva e Sengés, contará com duas ambulâncias de suporte básico e uma UTI móvel. Além disso, contará com o suporte do Grupamento Aéreo Policial de Resgate (GRAER), baseado no Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa, que também abrigará o centro de controle do SAMU Regional, que abrange os Campos Gerais em sua totalidade.

Essa estrutura possibilitará com que toda a região conte com atendimento de urgência pré-hospitalar, garantindo ao paciente mais rapidez e eficácia em sua remoção até o hospital mais qualificado a lidar com sua condição.

Como explica o Secretário Municipal de Saúde Ademir Moreira, as chamadas para o 192 de toda a região serão atendidas por uma central que irá mobilizar a equipe mais adequada para o atendimento, a equipe de regulação acionará o hospital que irá receber o paciente e definirá o tipo de ambulância necessário para fazer o deslocamento.

“Dependendo da gravidade do caso a equipe poderá optar pelo transporte aéreo, tornando ainda mais rápido o atendimento. A implantação do SAMU Regional vai garantir melhor tempo de resposta e eficácia ao atendimento emergencial”.

“Essa conquista é fruto de um esforço conjunto de todos os prefeitos dos Campos Gerais para a implementação desse serviço na região. A implantação do SAMU é mais uma ação que efetivamos com o objetivo de qualificar o atendimento em Saúde à população do município”, exalta a prefeita Nerilda Penna (PP).

Também participaram da reunião representando o Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva o 2º Sargento Paulo Sérgio Gualdezi e o supervisor Soldado Rodrigo Chanoski, o chefe da Defesa Civil de Arapoti José Roberto Ferrari, o diretor administrativo Luiz Cordeiro e o diretor clínico Eduardo Sargi do Hospital Municipal 18 de Dezembro, o Secretário Municipal de Infraestrutura José Reinaldo Werneck e o engenheiro da prefeitura José Mauro de Almeida Afonso.