Geral

Arapoti está entre os três municípios que mais geraram empregos nos Campos Gerais

(Foto: Divulgação)

O município de Arapoti ficou entre os três primeiros colocados em geração de emprego no estado nos dois primeiros meses do ano, com a criação de 103 novos postos de trabalho. O dado está disponível no Boletim 08 de 2019 – Mercado de Trabalho dos Campos Gerais, elaborado pelo Núcleo de Economia Regional e Politicas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Segundo o relatório elaborado por Augusta Pelinski Raiher, Arapoti teve um crescimento de 1,91 % no período analisado, ficando atrás apenas de Ponta Grossa e Castro no número bruto de vagas geradas e em segundo lugar proporcionalmente quanto ao índice da taxa de crescimento. O comércio destaca-se como principal setor a puxar esse crescimento, sendo responsável por 82 novas vagas de emprego.

Na região dos Campos Gerais, 1.155 novos postos de trabalho foram criados no primeiro bimestre, o que faz de Arapoti responsável por 11,20% das vagas geradas nos 19 municípios da região. Com esse índice, Arapoti, juntamente com Castro e Ponta Grossa, fica entre os únicos municípios da região entre os 50 primeiros do estado, ocupando a 47ª posição entre as 399 cidades do Paraná.

“Esse resultado mostra que os esforços da gestão municipal para gerar crescimento econômico no município está gerando resultados, ainda que todo o país passe por um momento economicamente complicado, o que dificulta essa tarefa”, exalta a Prefeita Municipal Nerilda Penna.