Cidades

Assistência Social promove Capacitação de combate à violência sexual

Tema principal foi o enfrentamento deste tipo de crime contra crianças e adolescentes
Mais de 200 pessoas participaram da capacitação (Foto: Divulgação/PMA)

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Arapoti promoveu capacitação sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Destinado a profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social, judiciário, segurança pública, conselheiros municipais e estudantes, o curso foi realizado em parceria com o Projeto Tartanina e visou proporcionar aos participantes conhecimento e ferramentas adequadas para atuarem nessa área.

Mais de 200 pessoas participaram da capacitação, conduzida pelas psicólogas Alessandra Silva e Sheila Soma, que destacaram a importância da oferta de informação de qualidade aos profissionais, possibilitando-os instrumentos para que possam lidar adequadamente com o problema e empoderar às crianças e adolescentes.

“O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma questão de extrema importância em nossa sociedade e, por isso, precisa receber grande atenção em nosso trabalho”, destaca a Secretária Municipal de Assistência Social, Fabiana Kluppel.

Ela complementa: “o sucesso do enfrentamento à violência sexual depende também do esclarecimento e da mobilização de pessoas. Por isso, somamos essa iniciativa à outras que já desenvolvemos cotidianamente”.

O curso é parte também das ações da Campanha Faça Bonito, que tem como data símbolo 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Instituída por lei federal, a data marca a luta da sociedade brasileira contra essa problemática e propõe-se a mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a população a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, garantindo-os o desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.