Cidades

“Capital fácil e geração de renda”: Jundiaí do Sul lança programa para agricultores e assentados

Programa é uma parceria do Fomento Paraná com apoio da SEAB, do INCRA e da FECAM do Paraná
(Foto: Folha Extra)

A Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, sediou no Pavilhão de Festas da Igreja Matriz São Francisco de Assis em Jundiaí do Sul, o evento para lançamento do Programa Microcrédito Fácil, além da Exposição sobre Regularização Fundiária.

Durante a reunião, os trabalhadores urbanos e rurais prestigiaram a cerimônia e receberam a notícia de que terão acesso ao programa Microcrédito Fácil, da Fomento Paraná, para desenvolver atividades empreendedoras e melhorar a renda.

O programa é uma parceria da Fomento Paraná com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e da Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná (Fecampar).

Diversas autoridades participaram do evento, entre eles, o chefe do Executivo municipal Eclair Rauen (DEM), prefeito de Congonhinhas Luciano Merhy (PTB), vereadores, presidentes de associações dos pequenos produtores, representantes de pastas do governo estadual e municipal, do deputado Toninho Wandscheer (PROS) e de vários municípios.

O secretário do Estado da Agricultura George Hiraiwa não pode comparecer, mas enviou o chefe do núcleo regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de Jacarezinho, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, que ressaltou a importância de valorizar a agricultura familiar.

“A prioridade da secretaria é a agricultura familiar e o produtor rural. A política pública que está sendo trazida para região é muito bem vinda, pois facilita o trabalho do agricultor e do assentado”, frisa.

Para ter acesso ao benefício, os munícipes devem procurar as Agências do Trabalhador e se inteirar sobre os requisitos para aquisição do crédito.

 

Parceiria Confirmada

Atualmente, a região tem 1,4 mil assentados do programa Banco da Terra e Crédito Fundiário, fora os assentamentos promovidos pelo Incra, por esse motivo, a importância da reunião para mostrar que o assentado tem a possibilidade de financiar crédito, com políticas de juros acessíveis, o que garante uma ampla geração de renda.

Por sua vez, o Superintendente Regional do Incra, Walter Nerival Pozzobom,  ressaltou a importância da parceria entre o governo Municipal, Estadual e Federal.

“Me sinto honrado em estar presente em um evento como este, como gestor do instituto estou direcionando o Incra e trabalhando em parceria com o Governo do Estado e com as prefeituras, não interesse a bandeira que o chefe do Executivo levanta, eu quero trazer o alinhamento do instituto com duas modalidades de crédito para os assentados que tanto necessitam”, comentou.

Atualmente, os agricultores familiares cultivam metade do que o Paraná produz em alimentos e esse índice é motivo de agradecimentos do prefeito Eclair.

“Fico muito feliz em ver os produtores muito bem representados e com a garantia de que terão crédito para investir em suas lavouras e, consequentemente, angariar capital e gerar renda. Agradeço a cada um dos servidores e, principalmente, os agricultores que são responsáveis pela produção dos nossos alimentos”, frisou o prefeito.