Norte Pioneiro

Carlópolis e Ribeirão Claro: os protagonistas de um dos melhores destinos no Paraná

Não deixando nada a desejar para o litoral, nem mesmo para Foz do Iguaçu, a região do Norte Pioneiro se revela a cada dia um dos principais destinos turísticos do Estado
Raio de visão estimado em mais de 30km é perfeito para contemplar a paisagem (Foto: Arquivo - Folha Extra)

Os recantos de lazer e condomínios se sucedem ao longo dos rios Paranapanema e Paraná, onde às vezes acontecem procissões de barcos e chalanas, que se movem entre as dezenas de ilhas. Nas margens, fazendas, plantações, pousadas rústicas e a vida bucólica de pequenas cidades – elas têm em média de dois a três mil habitantes.

No seu extremo, corredor de água que desenha a divisa do Paraná, fica o município de Ribeirão Claro, ponto de chegada para quem quer conhecer o projeto Angra Doce – uma infinidade de água, cascatas e praias ao redor do lago da represa de Chavantes, uma das maiores do Brasil.

São 400 quilômetros quadrados de extensão e o lago tem mais de 9 bilhões de metros cúbicos de água, formado pelos rios Paranapanema e Itararé. Mas antes de chegar lá, é preciso olhar a região de cima, do topo do Morro do Gavião (clique e veja matéria especial), de onde se descortina um cenário deslumbrante - 360 graus de horizonte muito verde. Embaixo, a propriedade particular oferece estrutura pra receber os turistas, como muitas outras pousadas, restaurantes e quiosques da região.

Vista do alto do Morro do Gavião - beleza exuberante

 

Carlópolis, a beleza às margens da represa

Carlópolis, que também fica às margens da Represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, com área inundada de aproximadamente 116 km², fazendo limite com São Paulo, encanta os olhos.

A localização geográfica certamente tem alguns fatores fundamentais para garantir o desenvolvimento diferenciado em relação à Carlópolis. Dentre eles, a beleza da paisagem, proporcionada pela represa, que aliada ao clima, exerce forte atração na região.

O festival das cores do inverno em Carlópolis e ao fundo a ponte da divisa entre PR e SP

 

O município recebe milhares de turistas e pescadores, devido à grande quantidade e diversidade de espécies na represa. No mês de julho, o turista ainda tem um plus: acontece Festa da Cerejeira, que marca a florada da árvore. A Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes é uma atração a parte. Ela foi construída em homenagem à santa padroeira das navegações. Está localizada na Ilha do Ponciano, com a frente voltada para Carlópolis.

A Ilha 13 ou Ilha do Ponciano, como é popularmente conhecida, fica a 300 metros da área urbana. A entrada é pela PR-218 sentido Fartura (SP). O local está a 11 km do centro da cidade, na PR-218. A Ponte Interestadual que liga o Paraná a São Paulo é um ícone da cidade e a terceira maior do Brasil, com 1,5 km de extensão.