Cidades

Casal de Santana do Itararé vence concurso de melhor queijo do Norte do Paraná

O concurso "Melhor Queijo Artesanal do Paraná – Etapa Norte", que aconteceu na última quarta-feira (11) em Londrina, premiou a produtora santanense Marisa Alexandre Martins e seu marido Leomar Melo Martins, como donos de um dos melhores queijos artesanais do Norte do Paraná. O evento aconteceu durante a ExpoLondrina na Casa do Criador.

A família de Leomar produz queijos há mais de 12 anos, sempre para o consumo familiar, contudo, no ano passado, o casal fez queijos para apresentar na Feira do Produtor Rural de Santana do Itararé e, a partir de então, graças a grande procura, fazem queijos para venda sob encomenda.

Leomar conta que recebeu o convite para participar do concurso através da Emater e que foi uma alegria imensa poder representar o município na competição. “Foi uma satisfação enorme poder representar o nosso município e o Norte Pioneiro. Para a próxima fase, nossa expectativa não é ganhar nenhum prêmio e sim levar o nome da nossa região à capital do Estado, com um produto artesanal de ótima qualidade”, frisa.

O produtor finaliza agradecendo a prefeitura de Santana do Itararé e a Secretaria de Agricultura que deu apoio à família durante a competição.

 

CONCURSO

A comissão julgadora do concurso avaliou 33 queijos de 20 municípios, destes, apenas três foram classificados como os melhores da região. Os produtores vencedores participarão da grande final que ocorrerá em julho na capital Curitiba, onde os cinco melhores queijos artesanais paranaenses serão premiados.

O concurso organizado pela EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado) tem o objetivo de identificar e promover a produção do produto, de maneira artesanal pela agricultura familiar paranaense, valorizando a cultura alimentar e o preparo de queijos diferenciados e curados, agregando valor através do desenvolvimento da agroindústria. Os critérios de classificação foram o sabor, aroma, consistência, textura, cor e apresentação.