Política

Cida Borghetti destaca investimentos do Estado na Polícia Civil

Foram abordados temas como a equiparação salarial das carreiras jurídicas do Estado, a especialização das funções e a negociação para acelerar o processo de contratação de novos delegados
Cida Borghetti, durante abertura do III Encontro Jurídico dos Delegados de Polícia do Paraná (Imagem: Divulgação)

O Governo do Estado vem implementando uma série de ações com a finalidade de melhorar as condições de trabalho dos agentes de segurança e investigação da Polícia Civil do Paraná. A afirmação foi feita pela vice-governadora Cida Borghetti durante abertura do III Encontro Jurídico dos Delegados de Polícia do Paraná, realizado em Foz do Iguaçu. O evento organizado pela Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol-PR) e reuniu delegados de todas as regiões do País.

“A Polícia Civil do Paraná se modernizou e presta um serviço transparente e de qualidade ao nosso sistema de segurança pública. Aumentamos o efetivo, compramos viaturas, um helicóptero, equipamos nossas forças com armas e coletes e investimos em inteligência e infraestrutura”, afirmou a vice-governadora.

Ela também reforçou a necessidade de avançar com os núcleos especializados de combate ao crime e as medidas adotadas pela Secretaria de Segurança Pública para reduzir o número de presos nas delegacias. “Anunciamos recentemente a alocação de recursos do fundo penitenciário nacional para a construção de novas unidades prisionais. As medidas pretendem conferir a Polícia Civil maior efetividade na atividade de investigação”, afirmou Cida.

Outros temas importantes abordados por diversos participantes foram a equiparação salarial das carreiras jurídicas do Estado, a especialização das funções e a negociação para acelerar o processo de contratação de novos delegados. “Estamos atentos a essas demandas e vamos continuar nesse processo de aumentar o efetivo e melhorar as condições das nossas forças de segurança”, disse.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Júlio Reis, o Governo tem a preocupação em renovar e investir na qualidade da polícia. “Começamos a comprar pela primeira vez na história pistolas da marca Glock, reconhecidamente uma das melhores armas no mundo, além de investir em viaturas e novas unidades polícias importantes como as Delegacias da Mulher e os Núcleos de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria). O governo tem feito de tudo para avançar, mas precisamos trabalhar ainda mais juntos”, frisou.

De acordo com o prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro, os investimentos do Estado e a integração do trabalho das forças ajudaram a baixar o índice de homicídios no município. “Historicamente Foz do Iguaçu sempre teve um índice de homicídios acima da média nacional. Graças ao envolvimento e o comprometimento das forças policiais, e em especial da presença da Polícia Civil em nosso munícipio, hoje Foz não faz mais parte desta lista”, afirmou.

Veja Também