Cidades

Coleta de lixo é discutida entre secretários e vereadores de W. Braz

Dias de coleta devem ser reduzidos no município (Foto: Divulgação)

A coleta de lixo foi tema de discussão em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (10), no município de Wenceslau Braz.

Vereadores, secretários e membros da Apres (Associação Dos Profissionais De Reciclagem De Wenceslau Braz), além do vice-prefeito Roberto Simão (PDT) se reuniram para discutir a problemática que surgiu após alguns dias de interrupção na coleta de lixo orgânico no município, o que gerou um acúmulo de resíduos e, consequentemente, o questionamento da população.

De acordo com informações levantadas na reunião, a coleta nos bairros foi paralisada devido um problema mecânico apresentado em um dos caminhões.

Para propor uma solução viável, que não onere o orçamento disponível, o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Antônio Ricardo Neto, também conhecido como Toninho, expôs um plano operacional que reduz a coleta nos bairros de três para dois dias na semana.

“A diminuição do roteiro na coleta do lixo orgânico, reduz custos como combustível e manutenção e se adequa ao novo valor disponível no contrato de licitação vencido pela Apres”, afirma.

“É importante também lembrar que esse modo operacional de dois dias já é uma realidade nos municípios vizinhos. Nossa análise foi feita com base no levantamento financeiro, que mostrou a redução no roteiro como a melhor forma de garantir a efetividade e periodicidade do serviço”, explicou.

No município, atualmente são realizadas coletas de orgânico e reciclados, além da prefeitura de Wenceslau Braz ser uma das únicas da região a oferecer, de forma gratuita, o recolhimento de RCC (Resíduo de Construção Civil), sendo este, um dos serviços que mais gera despesas e manutenção nos veículos.

O município de W. Braz produz mensalmente 280 toneladas de RCC, além de 220 toneladas de lixo orgânico e 45 toneladas de recicláveis. Números que, segundo Toninho, podem e devem diminuir com o novo roteiro, que será apresentado na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (10).