Norte Pioneiro

Comunidade forense comemora 106 anos de história da comarca de Tomazina

(Foto: Folha Extra)

No último sábado (1), a comunidade forense de Tomazina esteve reunida para comemorar os 106 anos de história da instalação da comarca do município que, além dos tomasinenses, também presta atendimento judiciário aos municípios de Jaboti e Pinhalão. Este ano foi realizada a segunda edição do evento.

Estiveram presentes no evento o juiz de Direito da Comar, doutor Juiz Otto Sponholz Junior, o desembargador Vicente Del Prete Misurelli, o presidente do Tribunal de Justiça Adalberto Jorge Xisto Pereira, José Aparecido Alves como representante do governador Ratinho Jr, os prefeitos Flávio Zanrosso, Vanderley de Siqueira e Silva, o Lei da Lica, e Sérgio Inácio Rodrigues, o representante da OAB Subseção Wenceslau Braz Paulo Madeira, o advogado Dr. Laércio dos Santos, além de outras autoridades, advogados e colaboradores da Justiça do município.

O advogado Laércio A. dos Santos explicou a diferença entre a comemoração do aniversário de 152 anos de emancipação política do município e os 106 anos da comarca. “Quando falamos dos 152 anos, é um aniversário de emancipação política da cidade, ou seja, quando Tomazina passou a ter seu próprio governo. Já os 106 anos da comarca é referente a instalação dos serviços judiciários que aconteceu em 1913, onde a cidade passou a ter um juiz, promotor e demais servidores da Justiça”, explicou.

A instalação da comarca aconteceu no dia 3 de maio de 1913, tendo como primeiro juiz titular o Dr. Tacito Correia. Atualmente, o juiz titular do fórum tomasinense é o Dr. Otto Sponholz Junior, um dos organizadores do evento. Além de Tomazina, a comarca ainda atende as demandas jurídicas dos municípios de Pinhalão e Jaboti.

 

“É uma confraternização entre as pessoas que trabalham com a Justiça para que possamos assim regatar a história jurídica da nossa comarca que atende a mais dois municípios e colabora com a promoção da Justiça que é um direito de todos os cidadãos”, declarou Dr. Laércio.