Cidades

Comunidade se reúne para comemorar Dia Municipal do Tropeiro

Programação incluiu uma exposição sobre tropeirismo na Praça de Alimentação e o lançamento do Livro “Tropeirismo e Geodiversidade no Paraná”
(Foto: Divulgação/PMJ)

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), via Departamento de Cultura, realizou no último dia 10, no Cine Teatro Valéria Luercy, a comemoração do Dia do Tropeiro de Jaguariaíva, data instituída pela lei 2507/2014.

Prestigiaram o evento, o prefeito municipal Juca Sloboda (DEM), a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos (PP); o deputado estadual Péricles de Mello (PT); integrantes do Clube de Tropeiros Alma sem Fronteira, entre eles, o seu presidente, Vinícius Nadal de Masi, entre outros membros da comunidade que cultivam os costumes tropeiros.

A programação incluiu uma exposição sobre tropeirismo na Praça de Alimentação e o lançamento do Livro “Tropeirismo e Geodiversidade no Paraná”, dos pesquisadores Antonio Liccardo, do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e o geólogo Gil Francisco Piekarz, do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG).

No lançamento do livro, de 248 páginas e mais de 300 ilustrações, houve também uma palestra com o professor Antonio Liccardo. Ele falou da influência da Escarpa Devoniana no caminho das tropas pelos Campos Gerais, explicando que os aspectos geológicos e germorfológicos foram fundamentais para o traçado da melhor rota para a passagem dos tropeiros e animais.

Em continuidade da integração houve declamação de poesias sobre o tropeirismo e degustação de quirerada, prato típico de Jaguariaíva. No sábado (12), Dia do Tropeiro, o Clube de Tropeiros Alma sem Fronteira organizou uma cavalgada, entre o Parque Ruy Cunha e a Santa do Paredão.