Norte Pioneiro

Encontro de professores tem como tema a utilização do livro didático

(Foto: Divulgação)

O Núcleo Regional de Educação de Ibaiti realizou na semana passada o II Encontro com professores de Língua Portuguesa, no Colégio Estadual Júlia Wanderley em Jaboti.

O evento foi mediado pelas professoras Rosemeyre Carvalho Duarte e Sandra Mara da Silva. No encontro foram discutidos assuntos relacionados a Diretriz Curricular de Língua Portuguesa, Matriz de Referência, a Prova Paraná, a utilização do livro didático, bem como a utilização dos descritores no cotidiano das práticas de oralidade, leitura, escrita e análise linguística.

Nas discussões junto às professoras foram enfatizados alguns apontamentos fundamentais do trabalho com a aprendizagem das habilidades de leitura, tais como a necessidade da mediação da leitura pelo docente dos gêneros textuais e descritores, a mobilização e contextualização permanente das temáticas abordadas, o levantamento e pesquisa do léxico específico em cada gênero discursivo.

A professora Edna M. Andreoli de Siqueira comentou sobre o encontro. “A oficina foi de grande valia, pois tivemos a oportunidade de associar a Matriz de Referência aos descritores das avaliações externas, assunto de extrema importância neste momento em que as habilidades de leitura precisam ser apreendidas. Foi uma oportunidade de troca de conhecimentos, por isso ficamos totalmente satisfeitas com a temática e metodologia usada, contudo, necessitamos de mais tempo e oportunidades para orientações como essas”, relatou.

Já a professora Wanderleia M. Curan Boeing destacou a importância da ação. “Foi uma satisfação ter participado da oficina apresentada pela equipe do NRE, pois em aproximadamente quatro horas foi capaz de discorrer sobre diversos temas que traziam inquietações ao meu cotidiano profissional, mais especificamente no assunto Por meio de atividades com diferentes tipos de textos, explorando os descritores da Matriz de Referência, em conjunto com os demais colegas, conseguimos compreender as diversas possibilidades para o desenvolvimento de um bom trabalho. Parabenizo, portanto, a professora Rosemeyre pela criatividade nesta tarefa de nos sanar as dúvidas, pela riqueza dos materiais na abordagem com os descritores e igualmente ao Núcleo Regional de Educação pela iniciativa e qualidade humana de sua equipe de profissionais, cuja capacitação e experiência me dão tranquilidade para perguntar e saber que serei sempre bem atendida”, comentou.

Para tanto a equipe do NRE de Ibaiti, a chefe Leila Cândido Bonfim Torres e o assistente, Gilberto Hito, têm se empenhado constantemente no suporte pedagógico, evidenciando e valorizando as necessidades específicas de cada Instituição de Ensino, no apoio à metodologia da Tutoria de Acompanhamento Pedagógico aos municípios jurisdicionados.