Wenceslau Braz

Evento marca posse da nova diretoria da OAB Subseção de Wenceslau Braz

Eleições foram realizadas em novembro do ano passado e novo comando fica à frente da instituição no triênio de 2019 a 2021
(Foto: Folha Extra)

O evento realizado na noite da última quinta-feira (7) na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) oficializou a posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Wenceslau Braz. A chapa vencedora nas eleições realizadas em novembro do ano passado assumiu a mesa diretora da instituição pelo triênio 2019-2021.

Autoridades municipais, juízes, advogados, promotores e convidados se reuniram para prestigiar o evento e acompanhar o juramento dos membros que compõem a nova diretoria, sendo esta constituída com Paulo Madeira como presidente, Marcelo Vanzelli como vice, Nelson Luiz Filho como secretário geral, Célio Aparecido Ribeiro como secretário geral adjunto e Cristiane Ferraz dos Santos Evangelista como tesoureira.

Paulo Madeira cumprimentou os convidados e agradeceu o apoio que recebeu dos companheiros: 

“Quero agradecer a todos aqueles que acreditaram em nosso projeto de promover uma advocacia que chegue a todos os advogados e, em especial, o apoio do meu amigo Marcelo Vanzelli, a doutora Cristiane, o doutor Nelson e meu amigo Célio”, disse.

Sobre as expectativas da nova gestão, Madeira comentou sobre o planejamento da diretoria. “Nosso trabalho será efetivo em levar a OAB para perto dos profissionais e diminuir as distâncias tanto no apoio quanto de deslocamento. Nós temos, por exemplo, um caminho longo entre Sengés e Pinhalão, que integram os extremos da Subseção, sendo cortado por estradas perigosas que colocam em risco a vida e dificulta o trabalho dos profissionais”, disse.

O novo presidente também falou sobre realizar um trabalho mais efetivo em busca do desenvolvimento econômico e social da região. “A OAB não tem medo em colocar em prática as ações que a sociedade necessite, pois isso também é se preocupar com a advocacia. Uma região desenvolvida sob todos os aspectos fará com que a atividade do advogado também tenha uma evolução, atuando não apenas nos processos que tramitam nos tribunais, mas também nas questões que sequer deveriam ser judicializadas. O exercício da advocacia tem que ser mais dinâmico e isto está ligado ao desenvolvimento como um todo”, destacou.

Madeira comentou sobre outros problemas como o acúmulo das demandas. “Nós temos que buscar a possibilidade de se ter mais juízes, pois é difícil desempenhar esse papel em cidades pequenas, na medida em que o juiz tem que tratar de processos de áreas distintas concomitantemente, atuando na área criminal, direito de família, comercial e outras tantas, sempre ao mesmo tempo, tornando extremamente complicada a prestação jurisdicional adequada. Há ainda um grande número de processos em Arapoti, Tomazina, Sengés, Wenceslau Braz e Siqueira Campos, locais que deveriam ter ao menos dois juízes permanentemente”, relatou.

Paulo também destacou a parceria da instituição com a Caixa de Assistência dos Advogados. “A Caixa de Assistência tem benefícios para todos os advogados, e vamos trazer para nossa região todas as condições facilitadoras para a atuação na advocacia. Uma destas medidas será a disponibilização ao advogado iniciante de apoio e orientação para que tenha o suporte necessário no desempenho de sua função. Não podemos permitir que os jovens desistam do sonho da advocacia em dois três anos”, explicou.

O presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, destacou a importância do evento. “Este é um momento importantíssimo para advocacia e para OAB. São nestes eventos que temos a oportunidade de renovar o compromisso com as sociedade e nossos colegas, o que é um motivo para comemorar. Assim, estaremos sempre na luta pela realização do Direito e a promoção da Justiça social”, discursou.

Por fim, Telles parabenizou a diretoria e ao novo presidente. “Gostaria de deixar meus cumprimentos ao amigo Paulo Madeira e toda a diretoria. A figura dele representa aquele advogado que luta incansavelmente pela melhoria da prestação jurisdicional. Uma pessoa com muita seriedade e que foi inúmeras vezes a Curitiba para reivindicar melhorias para as comarcas de Wenceslau Braz, Arapoti e Siqueira Campos. Uma figura exemplar, não apenas como advogado, mas como um dirigente de ordem”, destacou.

As eleições para definição da diretoria da Subseção da OAB acontecem a cada três anos, sendo que os interessados podem se formar e inscrever chapas. A votação é realizada por advogados inscritos na instituição.