Especiais

Gramado, RS: o que comer, o que fazer, o que visitar na cidade gaúcha

Cidade da Serra é o destino favorito dos turistas no Rio Grande do Sul.
["Cidade no Brasil com ares de Europa"] (Foto: Divulgação)

Arquitetura charmosa, boa culinária e belas paisagens - assim é a Serra Gaúcha, um dos destinos mais disputados entre os turistas brasileiros no mês de julho. E quando se pensa naquela região, logo vem à cabeça a cidade de Gramado, que possui boa estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, além de opções de passeio que atendem a casais e famílias.

Gramado parece uma cidade cenográfica. Seja pelo clima frio e ambiente em estilo europeu, ou pela gastronomia farta, famosa pelos cafés coloniais, vinhos e chocolates, a região atrai multidões todos os anos. Também no inverno, Gramado sedia o Festival de Cinema, evento que traz ainda mais "glamour" ao município de 34 mil habitantes.

Gramado fica a cerca de 120 km de Porto Alegre. O município tem 11,4 mil leitos em hotéis e pousadas, de acordo com o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias. Canela, cidade vizinha, que fica a apenas 10 km de distância, possui cerca de 8 mil vagas em estabelecimentos, e é uma alternativa para hospedagem.

Conheça algumas das atrações:

Rua Coberta - uma das principais atrações gastronômicas da cidade

 

Para começar o passeio, a sugestão é apostar no city tour em ônibus panorâmico. Do veículo, o visitante percorre os pontos turísticos tradicionais: a Igreja Matriz São Pedro, a Igreja do Relógio, situada no alto de um morro de onde se observa uma das mais belas vistas de Gramado e a Rua Coberta, famosa pelas cafeterias e bistrôs para brunch, chá da tarde ou happy hour com os amigos, além de restaurantes, lojas de chocolates e souvenires. É parada obrigatória para degustar uma boa refeição.

Foto: G1/RS

 

Logo em frente está o Palácio dos Festivais, que sedia o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais concorridos do país, desde 1973. É lá que as celebridades da hora da indústria da TV e da sétima arte aterrissam em agosto para algumas horas de estadia. Ali estão a sala de cinema e o imenso Kikito dourado, uma réplica do cobiçado prêmio, onde os artistas posam para fotos e dão autógrafos ao lado dos fãs, após passar pelo extenso tapete vermelho.

Lago Negro é um dos cartões-postais de Gramado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Gramado)

 

Não muito longe dali, o turista encontra o Lago Negro, outro cartão-postal de Gramado. Por toda a margem das águas profundas de cor verde escuro existe um passeio florido, tomado de hortênsias, a flor mais popular da cidade. Mas a maior atração fica por conta dos pedalinhos, em formato de cisne ou caravela. Um belo cenário para registrar o passeio em fotos.

Gramado tem outras centenas de atrações. Confira no portal de turismo da prefeitura da cidade e boa viagem! http://www.gramado.rs.gov.br/