Norte Pioneiro

Ibaiti lança Programa Saúde na Escola para rede municipal

Objetivo da ação é proporcionar a crianças, adolescentes, jovens e adultos acesso a informações e cuidados que proporcionem saúde e educação de maneira integral
(Foto: Divulgação)

Uma parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde no município de Ibaiti resultou no lançamento do Programa Saúde na Escola.

O objetivo da ação é proporcionar a crianças, adolescentes, jovens e adultos acesso a informações e cuidados que proporcionem saúde e educação de maneira integral. Com o a adesão ao programa feita em fevereiro, todos os alunos da rede municipal de ensino foram incluídos nas ações que se estendem até o fim do ano.

No total, serão realizadas 12 ações que contemplam o combate ao mosquito da dengue, promoção de práticas corporais, de atividades físicas e de lazer na escola; prevenção ao uso de álcool e outras drogas; promoção da cultura de para, cidadania e direitos humanos; prevenção das violência e dos acidentes; identificação de doenças com sinais de agravos nos alunos; orientações e avaliações dos cuidados com a saúde bucal; controle da situação vacinal; promoção de alimentação saudável e prevenção a obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de alunos com possíveis sinais de problemas; Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

As ações serão desenvolvidas em ciclos sendo aplicadas pelas escolas em parceria com as equipes de Atenção Básica a Saúde.

O prefeito Dr. Antonely Carvalho parabeniza e incentiva a ação das secretarias de Educação e Saúde. “Com o Programa Saúde nas Escolas, como medida de educação sei da importância em levarmos até as escolas mais informação as nossas crianças na área da saúde pois além das crianças o tema também chega às residências dos pais dos alunos”, disse o prefeito.