Cidades

Jaguariaíva encerra PNAIC com sucesso

Ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação
No dia 05 de maio aconteceu o último encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Foto: Divulgação/PMJ)

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. O município de Jaguariaíva, através da Secretaria de Educação assumiu este compromisso desde o início do programa em 2013, garantindo a oferta de formação a professores alfabetizadores, ampliando as discussões sobre a alfabetização, na perspectiva do letramento.

Em cada ano do programa foi definido um tema para a formação onde houve o aprofundamento das questões pedagógicas em diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, contemplando-se a organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização, a avaliação e os princípios de gestão.

A partir de 2017, o PNAIC passou a compor uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, incluindo neste ano a Educação Infantil.

As formações continuadas aconteceram na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, onde as formadoras locais, após terem passado por formação com profissionais na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desenvolveram o trabalho visando a articulação entre diferentes componentes curriculares, através de atividades de estudo, planejamento e socialização da prática. Foram 6 encontros, realizados aos sábados, divididos em 3 encontros no ano de 2017 e 3 em 2018; participaram 47 Professores, Coordenadoras Pedagógicas e Diretores dos CEMEIS escolas municipais, profissionais estes altamente comprometidos com os processos formativos, avaliativos e de intervenção pedagógica de seus alunos.

Novamente Jaguariaíva se destaca na área da educação, pois a educação do futuro é pensada no presente.