campos gerais

Jovens Aprendizes apresentam projetos no evento “Mundo Senai"

(Foto: Reprodução/Assessoria PMJ)

Nos dias 7 e 8 de novembro, jovens aprendizes que participam dos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Linha de Produção no Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante, em Jaguariaíva, estiveram no evento “Mundo Senai”.

No evento, que demonstra um pouco do universo do ensino profissional, os jovens apresentaram dois trabalhos práticos. Foram eles o projeto “Óleo que Transforma” e “Persiana Solar”.

A ideia “Óleo que Transforma” está em andamento e promove o descarte ambientalmente adequado do óleo de cozinha. O objetivo é fazer com que este resíduo, que costuma ser despejado na pia, na terra e outros locais inadequados, tenha um destino ambientalmente correto.

Por meio de parcerias com empresas e comunidade local, o óleo de cozinha em Jaguariaíva está sendo entregue em garrafas pet no Departamento de Ensino Profissionalizante, armazenado e recolhido por uma empresa especializada na reutilização. Os aprendizes também demonstraram que do óleo é possível fazer sabão caseiro e biocombustível.

Outro projeto de destaque apresentado ao público foi o da “Persiana Solar”, que se baseia no processo de transformação da energia do Sol em força suficiente para carregamento de uma bateria. A invenção já despertou o interesse de uma empresa apoiadora, que vai testar a persiana em suas instalações.