Colunas

Lote de restituição do IR contempla 182 mil paranaenses

(Foto: Reprodução/Internet)

O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda, anunciado nesta quarta-feira (8), será pago a 182.441 contribuintes paranaenses. O crédito de mais de R$ 189 milhões, será efetuado no dia 15 de agosto.

Entre o primeiro e o terceiro lote, 500.553 contribuintes do Paraná tiveram a restituição. O valor soma R$ 633 milhões, de acordo com a Receita Federal.

O lote ainda inclui residuais desde 2008. A consulta está disponível no site da Receita Federal, ou pelo telefone, no Receitafone, número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

 

 

Após alta por conta de paralisação, inflação desacelera para 0,33% em julho

 

Depois de alta, devido aos efeitos da paralisação dos caminhoneiros, a inflação desacelerou em julho e chegou a 0,33%, informou o IBGE, neste quarta-feira (8). No acumulado de 12 meses, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 4,48%, acima dos 4,39% dos 12 meses anteriores.

Já em relação ao período de 2018, o acumulado teve alta de 2,94%, acima do 1,43% registrado no mesmo período no ano passado.

Embora a paralisação dos caminhoneiros, ocorrida em maio, tenha pressionado a inflação de junho, os efeitos perdem força. Economistas e analistas de mercado revisaram para cima as projeções para a inflação oficial, medida pela IPCA, mas parecem ter parado neste primeiro movimento.