Cidades

Mais de 300 pessoas se reúnem em W. Braz para III Conferência Nacional de Educação

Objetivo principal do CONAE é discutir o Plano Nacional de Educação e fazer alterações nos parágrafos do documento
Conferência aconteceu durante a terça-feira (Foto: Assessoria)

Para promover mudanças na Educação é importante participar do desenvolvimento do plano nacional podendo opinar e partilhar ideias que visam a melhoria do setor.

Pensando nisso, o Núcleo Regional de Educação de W. Braz, composto pelos municípios de Arapoti, Jaguariaíva, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista e Sengés, desenvolveu nesta terça-feira (12) a III Conferência Nacional de Educação (CONAE).

Na oportunidade, cerca de 300 professores e representantes municipais puderam participar do encontro que abrange debates sobre o Plano Nacional de Educação, temas estes, desenvolvidos em oito eixos temáticos.

Os assuntos escolhidos para formular os eixos foram o PNE (Plano Nacional de Educação) na articulação do SNE (Sistema Nacional de Educação); Planos decenais e SNE; Planos decenais, SNE e gestão democrática; Planos decenais, SNE e democratização da Educação; Planos decenais, SNE, Educação e diversidade; Planos decenais, SNE e políticas inter setoriais de desenvolvimento e Educação e Planos decenais; SNE e financiamento de educação.

Após a exposição dos oito temas, os participantes iniciaram os trabalhos de apresentação e, mediante a um amplo debate, chegaram ao Plenário Final que elegeu delegados que participarão da Etapa Estadual da conferência. Na segunda fase haverá novos debates e alterações, a partir dos quais se formulará uma delegação que representará o Paraná em Brasília, no mês de novembro.

A professora de Educação Especial de Sengés, Sônia Mara de Melo Campos, participou do CONAE pelo segundo ano e conta que percebeu que os debates da última conferência foram atendidos.

“O CONAE é muito interessante, nesse segundo ano em que participo pude perceber que já houve mudanças. Ou seja, a conferência é muito importante, porque através dela acontecem as mudanças que a educação carece", finaliza Sônia.

O evento também contou com a participação do prefeito de W. Braz, Paulo Leonar (PDT), o presidente da Câmara Luiz Alberto Antônio, o Beto do Esporte (PSDB) e a vice-prefeita e secretária da Educação de Jaguariaíva Alcione Lemos (PP), além de outras autoridades.

 

Objetivo

O objetivo principal do CONAE é discutir o Plano Nacional de Educação e fazer alterações nos parágrafos do documento. “O documento é passível de mudança, então o CONAE é de suma importância, pois a partir dele, a sociedade pode ter envolvimento na construção de uma educação melhor. O rumo da educação brasileira e tudo que irá acontecer com ela está nesse documento”, frisa Agnes Silvia Zeckel Faria, técnica pedagógica do NRE e uma das organizadoras da conferência.