Cidades

Moradores de Jaguariaíva se assustam com tremor de terra no município

(Foto: Divulgação)

Moradores de Jaguariaiva relataram ter sentido um expressivo tremor de terra na noite de quarta-feira (19).

Populares afirmaram que a sensação era de algo pesado caindo no chão. Há ainda relatos de pessoas que perceberam os móveis tremendo.

A reportagem entrou em contato com o Observatório Sismológico de Brasília SIS/UnB (Universidade de Brasília) para saber se houve registro desta atividade em Jaguariaíva. O professor George Sand confirmou um tremor de pequena magnitude, mas afirmou que é algo natural e não há razão para pânico, visto que outras atividades são registradas corriqueiramente nesta região.

A primeira possibilidade cogitada foi de que um terremoto leve no Peru, com intensidade 4,3 graus na escala Richter, pudesse ter sido sentido em Jaguariaíva, contudo, tal explicação foi descartada pelo professor George, pois com esta escala, considerada baixa, os efeitos não alcançariam tamanha distância, como ocorreu em abril deste ano, quando um terremoto de magnitude 6,8 na Bolívia foi sentido em quatro estados brasileiros.

 

Confirmação

Na tarde desta quinta-feira (20), o fenômeno natural também foi confirmado pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo).

“Recebemos diversos telefonemas e mensagens de pessoas que sentiram um tremor na região dos Campos Gerais, no Paraná. Uma análise mais detalhada dos registros das estações da RSBR confirma um pequeno sismo na cidade de Piraí do Sul (PR), ocorrido às 22:49:20 (Brasília), da noite de ontem, dia 19/12. O tremor teve uma magnitude mR de 2.8 (Escala Richter)” afirma o relato divulgado pelo centro de sismologia.

Ocorrido em Piraí do Sul, o tremor foi sentido também em Jaguariaíva à 45km de distância, como confirmaram diversos relatos publicados nas redes sociais. Apesar do susto, nenhum dano foi registrado.