Norte Pioneiro

Morro do Gavião, beleza natural que encanta os olhos dos visitantes

Prepare o físico e a câmera para algumas de suas melhores fotos
["Uma vista panor\u00e2mica de 30km \u00e9 a recompensa do alto do morro"] (Foto: Alceu Junior)

O Norte Pioneiro tem muitas paisagens naturais, cachoeiras, morros, ilhas encantadoras, além de grutas. E no centro de todas essas opções, está o Morro do Gavião, que vem ganhando notoriedade e tornou-se um dos principais pontos turísticos da região.

Antes escondido em uma antiga fazenda de café, o morro era fechado à visitação. Hoje em dia, o local é aberto a turistas e está dentro da Fazenda São João, que dispõe de várias outras atividades de lazer e aventura, além da visita ao morro, que requer uma caminhada de pelo menos quatro quilômetros.

A subida começa logo após o estacionamento ao lado do restaurante, por uma estradinha de terra, ladeada por pastos e alguma quantidade de gado e cavalos. Chegada a portaria, um funcionário da fazenda recolhe a taxa que varia de R$ 3 a 6 reais, por pessoa.

 

A trilha começa por um extenso pasto que após alguns minutos vai ganhando ares de aventura, através das pedras e dos abismos, pontos obrigatórios para fotos e as famosas selfies. Superado o primeiro momento, chega a hora da subida, com cerca de 30 minutos de caminhada íngreme e muitos cliques.

Pedras, mirantes naturais, suor e fadiga, agora dão lugar à contemplação, é chegada a hora de conhecer o ponto mais alto da atração. Após o ganho de 384 metros de altura, o morro oferece um campo de visão superior a 30 quilômetros, ganhando uma paisagem impressionante, que reserva aos turistas a vista da Represa de Chavantes cercada por montanhas, vales, áreas de mata preservada e pequenas propriedades rurais. Uma riqueza natural sem precedentes.

 

A visitação ao morro acaba quando no retorno, um aconchegante restaurante com ares do passado, por sua arquitetura voltada para os antigos casarões de fazendas coloniais, exala cheiros e aromas que atiçam sua fome. Tilápia a Milanesa é pedida para não se arrepender.

 

Essa riqueza natural está bem aqui no Norte Pioneiro do Paraná, em Ribeirão Claro, município que vem se destacando cada vez mais no turismo estadual. Nada mal para uma cidadezinha com cerca de 10 mil habitantes, mas com milhões de motivos para receber sua visita.