Norte Pioneiro

Paca invade casa em Wenceslau Braz e é resgatada pela Polícia Ambiental

Segundo os agentes da Força Verde este foi o primeiro resgate de uma paca em residência urbana
Espécie silvestre é raro nas cidades (Foto: Divulgação)

Uma paca foi resgatada pela Polícia Ambiental de Jacarezinho, em Wenceslau Braz, na última sexta-feira (05). O animal estava dentro de uma residência no centro da cidade, próximo ao Banco Bradesco.

Segundo o dono da casa, o animal teria entrado na noite de quinta-feira enquanto ele guardava o carro na garagem. “Só fui ver na manhã seguinte quando um dos nossos cachorros começou a latir e avançou no bicho”, disse.

O proprietário da residência, no entanto, entrou em contato com o Cabo da Polícia Ambiental, RR Almeida, que solicitou o apoio da patrulha de Jacarezinho.

De acordo com os Soldados Malosti e Galerani, que fizeram o resgate, a paca passou por uma avaliação e nada de anormal foi constatado, apenas alguns ferimentos leves. “Nunca fizemos o resgate de um animal silvestre desses em áreas urbanas, este foi o primeiro chamado”, contou um dos soldados da Força Verde.

Por já ter recebido atendimento veterinário e liberado, o bichinho já foi solto na mata.

A Polícia Ambiental orienta a população a acionar a Força Verde ao flagrar animais silvestres em área urbanas ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. Os agentes podem ser acionados por meio do telefone (43) 3525-4460.