Colunas

Paraná Cidadão atende mais 11,2 mil crianças e adolescentes

O Paraná Cidadão, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, emitiu no ano passado 11.288 carteiras de identidade para crianças e adolescentes com idades de 2 a 17 anos. Eles fazem parte do programa Criança e Adolescentes Protegidos, uma parceria da Secretaria da Justiça com o Tribunal de Justiça do Paraná e que tem como objetivo garantir identidade de forma biométrica e digital para esse público, incluindo alunos de escolas estaduais e municipais. O programa recebe recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e apoio da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

 

Capacita Paraná EaD está com inscrições abertas até 16 de fevereiro

 

O Capacita Paraná EaD, programa do Governo do Estado de capacitação de servidores municipais, promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Paranacidade, está com inscrições abertas para a primeira fase de 2018. O prazo segue até o dia 16 de fevereiro. Até a quinta fase, já foram capacitados quase quatro mil servidores de todo o estado.

Nesta sexta fase, 15 cursos totalmente online, com temas voltados à gestão pública, estão disponíveis para as prefeituras paranaenses. Os cursos têm carga horária de 20 horas/aula e 40 dias para sua realização.

As inscrições podem ser feitas no site prefeituras.tecpareducacao.com.br, na aba “Cursos”, ou por meio dos telefones (41) 3316-3142 e (41) 2104-3356. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

 

Cartórios podem emitir passaporte e carteira de identidade

 

Os cartórios em todo o país ganharam autorização para emitir a carteira de identidade e o passaporte para a população. A prestação desse serviço requer, no caso da emissão de registro de identidade (RG), que a associação local dos cartórios formalize convênio com a Secretaria de Segurança Pública dos Estados.

Já o convênio para a emissão de passaportes terá de ser firmado entre a Polícia Federal e a associação nacional dos cartórios de registro natural.

 

Correios reajustam preço do serviço de despacho postal

 

A partir desta segunda-feira (5), o despacho postal será reajustado de R$ 12 para R$ 15. De acordo com os Correios, o valor do serviço não sofreu nenhuma alteração desde a sua implantação, em outubro de 2014. 
O valor tem o objetivo de cobrir os custos com o processo de recebimento dos objetos, a inspeção de raio X, armazenagem, o recolhimento dos impostos, a comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não faz o pagamento dos tributos.

 

Na contramão do País, Paraná tem alta no número de telefones fixos

 

O serviço de telefonia fixa terminou o ano de 2017 com queda de 2,96% no número de assinantes. No total, nos últimos 12 meses, houve redução de 1,2 milhão de linhas no País, fazendo com que o número de contratos do serviço terminasse o ano com 40,8 milhões de linhas em operação. Diferente do cenário nacional, o Paraná teve alta no número de assinantes de telefonia fixa entre 2016 e 2017.