Colunas

Petrobras anuncia queda de 2,10% no preço da gasolina e alta de 0,10% no diesel

Petrobras anuncia queda de 2,10% no preço da gasolina e alta de 0,10% no diesel

 

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com queda de 2,10% no preço da gasolina nas refinarias e aumento de 0,10% no do diesel. Os novos valores valem a partir da quinta (7).

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.

Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

 

 

Estácio de Sá demite 1,2 mil professores após reforma trabalhista

 

Quase um mês após a entrada em vigor das novas regras trabalhistas, o grupo de ensino superior Estácio comunicou nesta terça-feira a demissão de 1,2 mil professores. A instituição possui hoje cerca de 10 mil docentes. Novos profissionais serão recontratados para substitui-los sob o modelo trabalhista renovado. A empresa diz que lançou "um cadastro reserva de docentes para atender possíveis demandas nos próximos semestres, de acordo com as evoluções curriculares".

 

 

Cartórios do Paraná registram aumento de 43% na emissão de CPFs

 

Os Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná aumentaram em 43,2% o número de CPFs emitidos diretamente nas certidões de nascimento, atingindo em dois anos a marca de 243,2 mil certidões emitidas gratuitamente à população já com o número de CPF. O levantamento foi realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais com base nas estatísticas fornecidas pela Receita Federal do Brasil.
A iniciativa conta com a participação dos 537 Cartórios de Registro Civil do Estado, presentes em todos os municípios e distritos do Paraná e surgiu por meio de convênio firmado entre as associações de cartórios e a Receita Federal, possibilitando a emissão gratuita ao cidadão, além de maior comodidade aos pais que não precisam se deslocar a postos da Receita Federal e nem pagar custos da emissão nos Correios (R$ 5).
Com o novo modelo de certidões de nascimentos, casamentos e óbitos estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) este ano, o número de CPF consta com destaque no documento e já há a previsão de que os números dos demais documentos de identificação constem da certidão de nascimento.

 

 

Educação desenvolve manual para uso consciente de papel

 

A equipe do Grupo Administrativo Setorial da Secretaria de Estado da Educação elaborou um manual para reduzir os custos e o desperdício de papel nos setores administrativos. A cartilha “Sustentabilidade no uso de papel em atividades laborais na área administrativa” tem como objetivo principal substituir o uso do papel por arquivos digitais.

A iniciativa tem como benefício a redução de gastos públicos com a compra de papel e despesas decorrentes do uso do recurso, como eletricidade, manutenção de equipamentos e tinta de impressora, além de redefinir o espaço físicos nas repartições da pasta.