Cidades

Prefeitura de Quatiguá planeja adequação de estradas rurais

Parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Território de Divisa do Norte do Paraná possibilitou o início de projetos no município

Na tarde de segunda-feira (12), foi realizada uma reunião no gabinete da prefeita de Quatiguá Adelita Parmezan (PTB), que contou com a presença do Secretário Executivo do CODREN (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Território de Divisa do Norte do Paraná) e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Carlos Tramontin.
A reunião serviu para finalizar os últimos detalhes para início dos projetos da parceria entre o CODREN e o município, que iniciará dentro de 20 dias, ainda na 1ª quinzena de abril. Já as obras de adequação das estradas rurais tem previsão para serem iniciadas daqui 120 dias.
A Patrulha Rural é composta por dez máquinas, sendo um caminhão comboio, quatro caminhões caçamba, escavadeira hidráulica, motoniveladora, rolo compactador, retroescavadeira e um trator de esteira.
“Esta parceria beneficiará diretamente ao escoamento da produção agrícola, estradas rurais em boas condições elevam a qualidade de vida dos moradores da nossa zona rural. Tudo isso contribui em muito para o desenvolvimento do nosso município”, comenta a chefe do Executivo.

“A previsão é que sejam recuperados muitos quilômetros de estradas”, afirma.

O Secretário Executivo do CODREN, Fernando Maluf explica como funciona o consórcio. “As obras nas estradas rurais são feitas em conformidade com as técnicas de conservação de solo e água das propriedades. Cada município fica com os maquinários em média por dois meses”, frisa.

 

CODREN


Atualmente, o Consórcio é formado pelos municípios de Santana do Itararé, Siqueira Campos, Wenceslau Braz e Quatiguá e tem a finalidade de propiciar o desenvolvimento político, econômico e social, sustentável e integrado nos municípios participantes, através de um trabalho conjunto que promova o desenvolvimento local e regional.